Recomendado para você

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Emerson Fittipaldi lembra que aconselhou Gil de Ferran a correr na Indy nos anos 90: "Foi fantástico"

Bicampeão da F1 teve grande sucesso no automobilismo norte-americano e abriu as portas para uma geração que obteve muitas conquistas nos EUA

87th Indianapolis 500, Indianapolis Motor Speedway, Speedway, Indiana, USA 25 May,2003Gil de Ferran wears the Panoz G-Force hat.World Copyright-F
Peirce Williams 2003 LAT Photographicref: Digital Image Only

Considerado por muitos como o cara que abriu as portas para os pilotos brasileiros na Europa, o bicampeão da Fórmula 1 Emerson Fittipaldi fez o mesmo com o automobilismo norte-americano. Após sair da F1, Emerson encontrou sucesso também nos EUA correndo pela Indy, o que incentivou diversos pilotos a tentarem a sorte na categoria, como foi o caso de Gil de Ferran.

Fittipaldi chega na Indy em 1984 e, no ano seguinte, disputa sua primeira temporada completa, já com vitória. Mas foi em 1989 que veio sua primeira grande glória, com a vitória nas 500 Milhas de Indianápolis e o título da CART. Seu sucesso chamou a atenção de outros pilotos que tentavam a vida na Europa, incluindo de Ferran no começo dos anos 1990.

Leia também:

Em depoimento ao Motorsport.com, Emerson lembra da trajetória de Gil de Ferran e como o automobilismo sempre permeou sua vida, devido à influência do pai, Luc, nome importante da Ford no país.

"Gil de Ferran, muitas lembranças, muitas memórias boas dele. Eu lembro do pai dele, o Luc de Ferran, um dos principais diretores da Ford do Brasil, e ele cresceu nesse ambiente de automobilismo. O Luc era uma pessoa apaixonada pelo automobilismo, fazendo a Ford apoiar o automobilismo brasileiro".

"E me lembro quando ele começou a correr de kart lá em Interlagos. O pai todo orgulhoso, a mãe também. É uma trajetória muito longa. Foi para a Europa, ganhou o campeonato inglês de Fórmula 3, começou a andar muito bem já na Europa".

Fittipaldi lembra quando foi procurado por Gil, que se perguntava na época se deveria trocar o automobilismo europeu pela Indy.

"Um dia eu estou em casa, lá em Key Biscayne, recebo uma ligação, é o Gil falando: 'eu queria os seus conselhos, se eu venho para a Indy, aonde eu tenho que morar, o que você acha?'. Eu falei que a melhor coisa que estava acontecendo para nós brasileiros numa época brilhante da Indy, numa época em que a Indy e os direitos de televisão estavam quase iguais à F1. E foi fantástico".

"Eu falei para ele, vem para cá, você vai gostar. Ele veio com todo o talento, com o dom que Deus deu para ele, com toda a vontade, a garra que ele tinha. Ele ganhou duas vezes o campeonato, ganhou as 500 Milhas, andava muito rápido e se aposentou muito rápido também. Porque ele tinha muitos anos ainda para correr, mas ele preferiu parar".

Lembrando da família de Gil, Emerson ressalta o vazio que a perda do ex-piloto deixa para o esporte a motor.

"Ele foi sempre uma pessoa muito querida, no ambiente, com a minha família. Lembro que ele veio com a Angela em casa, perguntar o que eu achava dele ir para a Indy. E sempre foi uma pessoa muito agradável, muito técnico, muito inteligente, e que vai deixar um vazio muito grande no automobilismo mundial, não só no brasileiro".

"Então foi uma perda muito grande. Ele morreu na pista, fazendo o que ele mais gostava, que era pilotar um carro. Então que Deus leve a alma dele para o céu, que ele seja bem recebido no céu. Nós mandamos sinceras condolências para a Angela, para toda a família do Gil, para o Luke, para a Ana, que ficaram. Eu sei que eles estão precisando muito de apoio nosso"

Gil estava como consultor na McLaren, que viveu uma grande evolução em 2023; entenda

Podcast #262 – No que a série sobre a Brawn GP acertou e errou?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Morre Gil de Ferran, lenda do automobilismo norte-americano, aos 56 anos
Próximo artigo Castroneves e de Ferran: a dupla brasileira que encerrou a seca mais longa da Penske na Indy

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros