Fittipaldi escapa do 'bump day' e se confirma na Indy 500; Castroneves larga de P20
Sessão que define top 6 acontece às 16h deste domingo, em que o piloto eliminado da prova é definido a partir de 17h15; às 18h25, definição do pole position
Neste sábado, foi realizada a primeira parte da classificação para as 500 Milhas de Indianápolis, com a definição dos lugares entre a 12ª e a 30ª posição do grid para a prova que integra a 'Tríplice Coroa do Automobilismo' ao lado do GP de Mônaco de Fórmula 1 e as 24 Horas de Le Mans.
Para o Brasil, a maior emoção do dia ficou por conta da situação de Pietro Fittipaldi: o brasileiro da RLL ficou em 30º e se livrou do temido 'Bump Day' neste domingo, quando os últimos quatro colocados disputam as últimas três vagas disponíveis na Indy 500.
Os pilotos que brigarão 'contra' o bump são o vencedor das 500 Milhas de 2022, o sueco Marcus Ericsson, da Andretti; Nolan Siegel, novato norte-americano da Dale Coyne; Katherine Legge, britânica também da Dale Coyne; e o experiente norte-americano Graham Rahal, da RLL.
A confirmação de Fittipaldi no grid teve drama, com Rinus VeeKay, da Carpenter, fazendo o restante do pelotão assistir à sua última tentativa nos minutos finais da sessão, com o holandês conseguindo o 11º lugar. Assim, o europeu, que havia batido mais cedo, disputa a pole no domingo junto ao resto do top 12.
Tetracampeão da prova e tentando o quinto triunfo para se tornar isoladamente o maior vencedor do evento em Indiana, o brasileiro Helio Castroneves, da Meyer Shank Racing, sai do 20º lugar do grid de largada.
Helio Castroneves, Meyer Shank Racing w/ Curb-Agajanian Honda
Foto de: Josh Tons / Motorsport Images
Na parte da frente do pelotão, o mais rápido na média de quatro voltas -- que é o que vale -- foi o australiano Will Power, da Penske. Ele ficou à frente do companheiro neozelandês Scott McLaughlin. Da mesma equipe, completou o top 3 o atual campeão da Indy 500, o norte-americano Josef Newgarden.
1 | Will Power | Penske-Chevrolet | 2:34.005 (4 voltas) |
2 | Scott McLaughlin | Penske-Chevrolet | 2:34.286 |
3 | Josef Newgarden | Penske-Chevrolet | 2:34.312 |
4 | Alexander Rossi | McLaren-Chevrolet | 2:34.460 |
5 | Kyle Kirkwood | Andretti-Honda | 2:34.663 |
6 | Kyle Larson | McLaren-Chevrolet | 2:34.796 |
7 | Felix Rosenqvist | Meyer Shank-Honda | 2:34.807 |
8 | Santino Ferrucci | Foyt-Chevrolet | 2:34.841 |
9 | Takuma Sato | RLL-Honda | 2:34.856 |
10 | Patricio O’Ward | McLaren-Chevrolet | 2:34.882 |
11 | Rinus VeeKay | Carpenter-Chevrolet | 2:34.893 |
12 | Ryan Hunter-Reay | DRR-Chevrolet | 2:34.915 |
13 | Colton Herta | Andretti-Honda | 2:34.961 |
14 | Álex Palou | Ganassi-Honda | 2:34.968 |
15 | Calum Ilott | McLaren-Chevrolet | 2:35.018 |
16 | Marcus Armstrong | Ganassi-Honda | 2:35.050 |
17 | Ed Carpenter | Carpenter-Chevrolet | 2:35.160 |
18 | Kyffin Simpson | Ganassi-Honda | 2:35.206 |
19 | Marco Andretti | Andretti-Honda | 2:35.245 |
20 | Helio Castroneves | Meyer Shank-Honda | 2:35.258 |
21 | Scott Dixon | Ganassi-Honda | 2:35.272 |
22 | Agustín Canapino | Juncos-Chevrolet | 2:35.275 |
23 | Sting Ray Robb | Foyt-Chevrolet | 2:35.288 |
24 | Christian Rasmussen | Carpenter-Chevrolet | 2:35.385 |
25 | Tom Blomqvist | Meyer Shank-Honda | 2:35.455 |
26 | Romain Grosjean | Juncos-Chevrolet | 2:35.498 |
27 | Linus Lundqvist | Ganassi-Honda | 2:35.503 |
28 | Christian Lundgaard | RLL-Honda | 2:35.530 |
29 | Conor Daly | DRR-Chevrolet | 2:35.680 |
30 | Pietro Fittipaldi | RLL-Honda | 2:36.003 |
31 | Nolan Siegel | Dale Coyne-Honda | Sem tempo |
32 | Marcus Ericsson | Andretti-Honda | Sem tempo |
33 | Katherine Legge | Dale Coyne-Honda | Sem tempo |
34 | Graham Rahal | RLL-Honda | Sem tempo |
MAX pega vácuo e IGUAL SENNA. Piastri 2º, MAS É PUNIDO E SAI DE 5º
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Podcast #282 – Histeria contra Hulkenberg na F1 é justificável?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.