Recomendado para você

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026
Anúncios da Red Bull fecham grid da F1 para 2026; confira

Anúncios da Red Bull fecham grid da F1 para 2026; confira

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
Anúncios da Red Bull fecham grid da F1 para 2026; confira
Ogier empata com Loeb em nove títulos: quem é o maior do WRC?

Ogier empata com Loeb em nove títulos: quem é o maior do WRC?

WRC
WRC
Rally da Arábia Saudita
Ogier empata com Loeb em nove títulos: quem é o maior do WRC?
F1: Red Bull oficializa Hadjar ao lado de Verstappen e RB com Lindblad e Lawson

F1: Red Bull oficializa Hadjar ao lado de Verstappen e RB com Lindblad e Lawson

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Red Bull oficializa Hadjar ao lado de Verstappen e RB com Lindblad e Lawson
Últimas notícias

Franchitti diz que concussões mudaram sua personalidade

Tetracampeão da Indy, Dario Franchitti revela que acidentes sofridos em Homestead e Houston o afetaram permanentemente: "meu cérebro não trabalha mais na mesma velocidade"

Dario Franchitti
Dario Franchitti
Dario Franchitti deixa o hospital
Dario Franchitti, Target Chip Ganassi Racing Honda
Tributo a Jim Clark, Dario Franchitti
Dario Franchitti e Scott Dixon
Dario Franchitti
Dario Franchitti
Dario Franchitti

Tetracampeão da Indy, Dario Franchitti admitiu que sua personalidade mudou após os acidentes sofridos tanto em Homestead, em 2000,  como em Houston, em 2013. 

O piloto, cuja carreira foi encerrada abruptamente após o forte acidente em Houston, em 2013, disse em junho ao Motorsport.com que ele só percebeu os sintomas da concussão sofrida em 2000 muito tempo depois. 

Agora, o tricampeão das 500 Milhas de Indianápolis disse em entrevista à BBC que ambos os acidentes de 2000 e de 2003 afetaram a sua personalidade. 

“Com minha primeira grande concussão, senti minha personalidade completamente diferente depois de um tempo. Toquei no assunto com meu irmão (Marino) anos depois e disse que achava que isso tinha acontecido, mas ele falou que não tinha percebido". 

“Mas internamente me sentia diferente. Eu fiquei muito mais sério, não era mais aquela pessoa de boa". 

“Eu tive sorte por ter uma meta e minha meta era voltar o mais rápido possível a pilotar um carro.  Por conta disso eu voltei a pilotar muito, muito, antes do que deveria. Levou dois anos para estar tudo OK novamente. E eu voltei a guiar cinco semanas após a batida..."

Falando sobre a batida de outubro de 2013, que lhe causou uma perda de memória de cinco semanas, Franchitti disse que sua personalidade mudou novamente. 

“Houve aquela perda de memória recente, seguida de cansaço, desidratação, estresse.  Coisas como estresse, eu não lido como eu lidava antes. Eu costumava tomar muitas e muitas decisões com rapidez, mas meu cérebro não trabalha mais naquela velocidade".  

“Então você se adapta e encontra formas de lidar com isso, não se colocando nessas situações".  

Após aconselhar os pais de jovens que tenham alguma suspeita de concussão a checarem a saúde dos filhos, ele observa.

"Uma coisa que achei assustadora, e também fascinante, é que o dano é cumulativo. Você tem uma concussão e ela demanda uma quantidade X para causar o dano. Já na próxima concussão precisa de menos energia. A próxima, menos. E os sintomas podem ser piores".   

“E não é uma ciência exata. Você e eu podemos ter o mesmo acidente, o mesmo dano ao cérebro e ainda assim termos sintomas completamente diferentes".   

Franchitti também admitiu que se preocupa como o dano cerebral pode afetá-lo no futuro. Para isso, ele planeja se submeter a testes periódicos. 

“Vou começar a registrar como está a performance do meu cérebro agora e como estará a evolução daqui para a frente. Assim, se algo começar a sair do rumo, será possível fazer algum ajuste ou intervenção o mais rapidamente possível".  

 

Artigo anterior Zanardi relembra CART: “não precisávamos de KERS e DRS”
Próximo artigo Aleshin obtém 1ª pole; Castroneves larga em 4º e Kanaan é 9º

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros