Relato da corrida
Indy Madison

Indy: Newgarden vence corrida de Gateway marcada por fim com bandeira vermelha; Fittipaldi é P14

Com batalha intensa, circuito oval próximo à Saint Louis teve estratégias diversas, bandeiras amarelas decisivas e colisão tripla faltando apenas dez voltas

Josef Newgarden, Team Penske Chevrolet

Josef Newgarden, Team Penske Chevrolet

Foto de: Phillip Abbott / Motorsport Images

Josef Newgarden, da Penske, venceu a corrida do circuito oval de Gateway da Indy, marcada por disputa entre estratégias, bandeiras amarelas que mudaram a dinâmica das paradas, inclusive no final, e colisão tripla envolvendo um dos candidatos ao título. Scott McLaughlin, também da Penske, chegou em segundo, e Linus Lundqvist, da Meyer, em terceiro.

A colisão entre Will Power, Alexander Rossi e Romain Grosjean, na relargada faltando dez voltas pro fim, causou bandeira vermelha e mais alguns minutos de parada. O campeão de 2023, Álex Palou, terminou em quinto. Pietro Fittipaldi terminou a corrida na 14ª colocação.

Leia também:

Como foi a corrida?

A largada foi intensa, com Colton Herta costurando e ultrapassando muitos carros. Já Laughling e David Malukas surpreenderam em um embate no começo da corrida, com bom início de ambos.

Na volta 9, Katherine Legge colidiu com Ed Carpenter, gerando bandeira amarela, e a retirada da piloto. Na 14ª volta, bandeira verde, com a batalha intensa voltando assim que a pista foi liberada. Malukas e Power conseguiu superar McLaughlin, ficando em primeiro e segundo, respectivamente.

No entanto, na volta 17, uma tragédia para a equipe Juncos, com Grosjean e Connor Daly se chocando após Daly rodar em colisão no acidente com Kyle Kirkwood, que voltou aos boxes com a direção dos pneus torta. Com isso, bandeira amarela até a volta 28. Power superou Malukas na liderança e manteve a posição por voltas.

Na volta 43, o carro de Pato O'Ward teve problemas, aparentemente causados por um vazamento que afetou o motor, e teve que voltar aos boxes, retirando-se da corrida.

Na volta 59, os carros começaram a voltar aos boxes para a primeira parada durante bandeira verde, após a bateria de paradas em sequência terminar. Na volta 76, o grid voltou semelhante ao início da corrida, com Power, Malukas e McLaughlin no top 3, seguido por Newgarden e Marcus Ericsson.

Na volta 86, mais uma bandeira amarela: Kyffin Simpson perdeu o controle do carro e rodou sozinho, batendo no muro e abandonando a corrida. A disputa de táticas foi divida entre os que se arriscaram a fazer uma parada durante o período e quem se manteve na pista. Um dos que pararam foi Fittipaldi.

Na volta 96 para 97, a pista foi liberada para velocidade total, com Malukas perdendo posições para Power e McLaughlin. Nessa volta, quem aproveitou foi Palou, que subiu da nona para a sexta colocação. 

Na volta, 140, a intensidade do hexacampeão Scott Dixon foi recompensada, alcançando a liderança, mas que foi ultrapassado pelo novato Nolan Siegel, na volta 144, até voltas depois, devido a parada dos pilotos da tática alternativa pararam, gerando conflitos até na saída dos boxes.

A Andretti dormiu no ponto com Ericsson, com motor morrendo e pitstop lento, atrapalhando a corrida do #28. O piloto teve que voltar aos boxes algumas voltas depois, por problemas no motor, causando o abandono do piloto sueco. Graham Rahal também teve que abandonar.

Entre os pilotos da Penske, a batalha seguia pegando fogo, com McLaughlin e Newgarden batalhando. Na volta 195 o #2 perdeu o controle e rodou, sem bater e retornando à pista na quarta colocação. Mais uma vez, bandeira amarela.

Na relargada, faltando 55 voltas para o final, mais brigas fortes em todas as posições da fila de pilotos. Os líderes da corrida todos fizeram pitstop próximos um do outro poucas voltas depois, com Malukas e Power indo aos boxes. Já Newgarden e McLaughlin optaram pela estratégia de tentar continuar na pista até o limite do combustível.

Faltando apenas 21 voltas para o fim, na disputa com Power, Malukas tentou a ultrapassagem, ficou preso atrás do retardatário Kirkwood, colidiu rodas com Power e rodou, batendo no muro, encerrando o sonho da primeira vitória. A bandeira amarela ajudou os carros #3 e #2 a conseguirem combustível até o final, mas Newgarden conquistou a liderança nos pits com uma parada excelente.

Faltando 10 voltas para o fim, foi dada a bandeirada verde. Poucos segundos depois, Power foi atingido por Rossi, que acelerou demais e subiu em cima do carro #12, com Grosjean chegando atrás e atingindo os dois, causando bandeira vermelha e encerrando a corrida para o três. Newgarden foi citado por alguns pilotos como acelerando e freando exageradamente logo antes do sinal verde.

Depois de alguns minutos parados, a pista foi liberada com bandeira amarela. Faltando sete voltas, bandeira verde, com Lundqvist ultrapassando em sequência Palou e Herta, chegando na terceira colocação. Newgarden seguiu na frente e garantiu a vitória, com McLaughlin em segundo.

   
1
 - 
4
   
   
1
 - 
2
   
Cla Piloto # Voltas Tempo Intervalo Mph Pits Pontos Abandono
1 United States J. Newgarden Team Penske 2 260

2:22'28.2772

  175.973 6    
2 New Zealand S. McLaughlin Team Penske 3 260

+1.7260

2:22'30.0032

1.7260 174.374 6    
3 Sweden L. Lundqvist Chip Ganassi Racing 8 260

+3.7875

2:22'32.0647

2.0615 171.410 7    
4 United States C. Herta Andretti Global with Curb-Agajanian 26 260

+5.2646

2:22'33.5418

1.4771 169.919 5    
5 Spain A. Palou Chip Ganassi Racing 10 260

+6.0516

2:22'34.3288

0.7870 170.164 6    
6 Sweden F. Rosenqvist Michael Shank Racing 60 259

+1 Lap

2:22'34.6343

1 Lap 170.506 8    
7
N. Siegel Arrow McLaren
6 259

+1 Lap

2:22'36.4998

1.8655 170.484 9    
8 New Zealand M. Armstrong Chip Ganassi Racing 11 259

+1 Lap

2:22'38.4123

1.9125 168.560 6    
9
R. Robb A.J. Foyt Enterprises
41 259

+1 Lap

2:22'38.8118

0.3995 168.766 7    
10 Netherlands R. Kalmthout Ed Carpenter Racing 21 259

+1 Lap

2:22'39.8352

1.0234 166.638 6    
11 New Zealand S. Dixon Chip Ganassi Racing 9 258

+2 Laps

2:22'35.1547

1 Lap 170.678 8    
12 United States S. Ferrucci A.J. Foyt Enterprises 14 258

+2 Laps

2:22'35.5855

0.4308 172.152 8    
13 United States C. Daly Juncos Hollinger Racing 78 258

+2 Laps

2:22'40.1843

4.5988 167.200 8    
14 Brazil P. Fittipaldi Rahal Letterman Lanigan Racing 30 258

+2 Laps

2:22'43.0743

2.8900 161.597 7    
15 Denmark C. Lundgaard Rahal Letterman Lanigan Racing 45 257

+3 Laps

2:22'37.6655

1 Lap 170.143 8    
16 France R. Grosjean Juncos Hollinger Racing 77 256

+4 Laps

2:22'41.2126

1 Lap 165.993 10    
17 United States E. Carpenter Ed Carpenter Racing 20 252

+8 Laps

2:22'44.9806

4 Laps 162.287 11    
18 Australia W. Power Team Penske 12 250

+10 Laps

2:13'35.4985

2 Laps 86.030 4   Acidente
19 United States A. Rossi Arrow McLaren 7 250

+10 Laps

2:13'36.2301

0.7316 86.066 6   Acidente
20 United Kingdom J. Harvey Dale Coyne Racing 18 249

+11 Laps

2:13'44.4603

1 Lap 97.046 5   Acidente
21 United States D. Malukas Michael Shank Racing 66 238

+22 Laps

2:03'57.2412

11 Laps 166.242 4   Acidente
22 United States K. Kirkwood Andretti Global 27 207

+53 Laps

2:06'22.2296

31 Laps 70.413 7    
23 United States G. Rahal Rahal Letterman Lanigan Racing 15 161

+99 Laps

1:25'07.1785

46 Laps 93.282 5   Mechanical
24 Sweden M. Ericsson Andretti Global 28 151

+109 Laps

1:25'00.0321

10 Laps 16.360 5   Mechanical
25
K. Simpson Chip Ganassi Racing
4 84

+176 Laps

44'48.6274

67 Laps 166.474 2   Acidente
26 Mexico P. O'Ward Arrow McLaren 5 42

+218 Laps

25'20.3456

42 Laps 94.276 1   Mechanical
27 United Kingdom K. Legge Dale Coyne Racing 51 7

+253 Laps

3'20.9005

35 Laps 162.602     Acidente

GIAFFONE CONTRA A PAREDE: Felipe vê RBR EM XEQUE e avalia MAX, McLaren, BRASIL na F1 e Lewis/Alonso

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #295 – O que mais surpreende na F1 2024? Debate com Fred Sabino, da Band

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Andrei Gobbo
Indy
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Palou quer continuar na Indy e diz que rumores de ida à F1 "são todos falsos"
Próximo artigo Emerson Fittipaldi relembra “susto” com Silvio Santos na Indy e lamenta morte do ‘irmão de aniversário’

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros