Indy: Newgarden vence corrida de Gateway marcada por fim com bandeira vermelha; Fittipaldi é P14
Com batalha intensa, circuito oval próximo à Saint Louis teve estratégias diversas, bandeiras amarelas decisivas e colisão tripla faltando apenas dez voltas
Josef Newgarden, Team Penske Chevrolet
Foto de: Phillip Abbott / Motorsport Images
Josef Newgarden, da Penske, venceu a corrida do circuito oval de Gateway da Indy, marcada por disputa entre estratégias, bandeiras amarelas que mudaram a dinâmica das paradas, inclusive no final, e colisão tripla envolvendo um dos candidatos ao título. Scott McLaughlin, também da Penske, chegou em segundo, e Linus Lundqvist, da Meyer, em terceiro.
A colisão entre Will Power, Alexander Rossi e Romain Grosjean, na relargada faltando dez voltas pro fim, causou bandeira vermelha e mais alguns minutos de parada. O campeão de 2023, Álex Palou, terminou em quinto. Pietro Fittipaldi terminou a corrida na 14ª colocação.
Como foi a corrida?
A largada foi intensa, com Colton Herta costurando e ultrapassando muitos carros. Já Laughling e David Malukas surpreenderam em um embate no começo da corrida, com bom início de ambos.
Na volta 9, Katherine Legge colidiu com Ed Carpenter, gerando bandeira amarela, e a retirada da piloto. Na 14ª volta, bandeira verde, com a batalha intensa voltando assim que a pista foi liberada. Malukas e Power conseguiu superar McLaughlin, ficando em primeiro e segundo, respectivamente.
No entanto, na volta 17, uma tragédia para a equipe Juncos, com Grosjean e Connor Daly se chocando após Daly rodar em colisão no acidente com Kyle Kirkwood, que voltou aos boxes com a direção dos pneus torta. Com isso, bandeira amarela até a volta 28. Power superou Malukas na liderança e manteve a posição por voltas.
Na volta 43, o carro de Pato O'Ward teve problemas, aparentemente causados por um vazamento que afetou o motor, e teve que voltar aos boxes, retirando-se da corrida.
Na volta 59, os carros começaram a voltar aos boxes para a primeira parada durante bandeira verde, após a bateria de paradas em sequência terminar. Na volta 76, o grid voltou semelhante ao início da corrida, com Power, Malukas e McLaughlin no top 3, seguido por Newgarden e Marcus Ericsson.
Na volta 86, mais uma bandeira amarela: Kyffin Simpson perdeu o controle do carro e rodou sozinho, batendo no muro e abandonando a corrida. A disputa de táticas foi divida entre os que se arriscaram a fazer uma parada durante o período e quem se manteve na pista. Um dos que pararam foi Fittipaldi.
Na volta 96 para 97, a pista foi liberada para velocidade total, com Malukas perdendo posições para Power e McLaughlin. Nessa volta, quem aproveitou foi Palou, que subiu da nona para a sexta colocação.
Na volta, 140, a intensidade do hexacampeão Scott Dixon foi recompensada, alcançando a liderança, mas que foi ultrapassado pelo novato Nolan Siegel, na volta 144, até voltas depois, devido a parada dos pilotos da tática alternativa pararam, gerando conflitos até na saída dos boxes.
A Andretti dormiu no ponto com Ericsson, com motor morrendo e pitstop lento, atrapalhando a corrida do #28. O piloto teve que voltar aos boxes algumas voltas depois, por problemas no motor, causando o abandono do piloto sueco. Graham Rahal também teve que abandonar.
Entre os pilotos da Penske, a batalha seguia pegando fogo, com McLaughlin e Newgarden batalhando. Na volta 195 o #2 perdeu o controle e rodou, sem bater e retornando à pista na quarta colocação. Mais uma vez, bandeira amarela.
Na relargada, faltando 55 voltas para o final, mais brigas fortes em todas as posições da fila de pilotos. Os líderes da corrida todos fizeram pitstop próximos um do outro poucas voltas depois, com Malukas e Power indo aos boxes. Já Newgarden e McLaughlin optaram pela estratégia de tentar continuar na pista até o limite do combustível.
Faltando apenas 21 voltas para o fim, na disputa com Power, Malukas tentou a ultrapassagem, ficou preso atrás do retardatário Kirkwood, colidiu rodas com Power e rodou, batendo no muro, encerrando o sonho da primeira vitória. A bandeira amarela ajudou os carros #3 e #2 a conseguirem combustível até o final, mas Newgarden conquistou a liderança nos pits com uma parada excelente.
Faltando 10 voltas para o fim, foi dada a bandeirada verde. Poucos segundos depois, Power foi atingido por Rossi, que acelerou demais e subiu em cima do carro #12, com Grosjean chegando atrás e atingindo os dois, causando bandeira vermelha e encerrando a corrida para o três. Newgarden foi citado por alguns pilotos como acelerando e freando exageradamente logo antes do sinal verde.
Depois de alguns minutos parados, a pista foi liberada com bandeira amarela. Faltando sete voltas, bandeira verde, com Lundqvist ultrapassando em sequência Palou e Herta, chegando na terceira colocação. Newgarden seguiu na frente e garantiu a vitória, com McLaughlin em segundo.
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Cla | Piloto | # | Voltas | Tempo | Intervalo | Mph | Pits | Pontos | Abandono | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | J. Newgarden Team Penske | 2 | 260 |
2:22'28.2772 |
175.973 | 6 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | S. McLaughlin Team Penske | 3 | 260 |
+1.7260 2:22'30.0032 |
1.7260 | 174.374 | 6 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | L. Lundqvist Chip Ganassi Racing | 8 | 260 |
+3.7875 2:22'32.0647 |
2.0615 | 171.410 | 7 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | C. Herta Andretti Global with Curb-Agajanian | 26 | 260 |
+5.2646 2:22'33.5418 |
1.4771 | 169.919 | 5 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 | A. Palou Chip Ganassi Racing | 10 | 260 |
+6.0516 2:22'34.3288 |
0.7870 | 170.164 | 6 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 | F. Rosenqvist Michael Shank Racing | 60 | 259 |
+1 Lap 2:22'34.6343 |
1 Lap | 170.506 | 8 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 |
N. Siegel Arrow McLaren
|
6 | 259 |
+1 Lap 2:22'36.4998 |
1.8655 | 170.484 | 9 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 | M. Armstrong Chip Ganassi Racing | 11 | 259 |
+1 Lap 2:22'38.4123 |
1.9125 | 168.560 | 6 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 |
R. Robb A.J. Foyt Enterprises
|
41 | 259 |
+1 Lap 2:22'38.8118 |
0.3995 | 168.766 | 7 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 | R. Kalmthout Ed Carpenter Racing | 21 | 259 |
+1 Lap 2:22'39.8352 |
1.0234 | 166.638 | 6 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 | S. Dixon Chip Ganassi Racing | 9 | 258 |
+2 Laps 2:22'35.1547 |
1 Lap | 170.678 | 8 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 | S. Ferrucci A.J. Foyt Enterprises | 14 | 258 |
+2 Laps 2:22'35.5855 |
0.4308 | 172.152 | 8 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 | C. Daly Juncos Hollinger Racing | 78 | 258 |
+2 Laps 2:22'40.1843 |
4.5988 | 167.200 | 8 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14 | P. Fittipaldi Rahal Letterman Lanigan Racing | 30 | 258 |
+2 Laps 2:22'43.0743 |
2.8900 | 161.597 | 7 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
15 | C. Lundgaard Rahal Letterman Lanigan Racing | 45 | 257 |
+3 Laps 2:22'37.6655 |
1 Lap | 170.143 | 8 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
16 | R. Grosjean Juncos Hollinger Racing | 77 | 256 |
+4 Laps 2:22'41.2126 |
1 Lap | 165.993 | 10 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
17 | E. Carpenter Ed Carpenter Racing | 20 | 252 |
+8 Laps 2:22'44.9806 |
4 Laps | 162.287 | 11 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
18 | W. Power Team Penske | 12 | 250 |
+10 Laps 2:13'35.4985 |
2 Laps | 86.030 | 4 | Acidente | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
19 | A. Rossi Arrow McLaren | 7 | 250 |
+10 Laps 2:13'36.2301 |
0.7316 | 86.066 | 6 | Acidente | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
20 | J. Harvey Dale Coyne Racing | 18 | 249 |
+11 Laps 2:13'44.4603 |
1 Lap | 97.046 | 5 | Acidente | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
21 | D. Malukas Michael Shank Racing | 66 | 238 |
+22 Laps 2:03'57.2412 |
11 Laps | 166.242 | 4 | Acidente | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
22 | K. Kirkwood Andretti Global | 27 | 207 |
+53 Laps 2:06'22.2296 |
31 Laps | 70.413 | 7 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
23 | G. Rahal Rahal Letterman Lanigan Racing | 15 | 161 |
+99 Laps 1:25'07.1785 |
46 Laps | 93.282 | 5 | Mechanical | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
24 | M. Ericsson Andretti Global | 28 | 151 |
+109 Laps 1:25'00.0321 |
10 Laps | 16.360 | 5 | Mechanical | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
25 |
K. Simpson Chip Ganassi Racing
|
4 | 84 |
+176 Laps 44'48.6274 |
67 Laps | 166.474 | 2 | Acidente | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
26 | P. O'Ward Arrow McLaren | 5 | 42 |
+218 Laps 25'20.3456 |
42 Laps | 94.276 | 1 | Mechanical | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
27 | K. Legge Dale Coyne Racing | 51 | 7 |
+253 Laps 3'20.9005 |
35 Laps | 162.602 | Acidente | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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