Diretor médico da MotoGP atualiza estado de saúde "grave" de piloto da Moto3 envolvido em acidente na Malásia
Dr. Ángel Charte informou o quadro clínico de Noah Dettwiler e José Antonio Rueda, que bateram na etapa de Sepang
Foto de: Hazrin Yeob Men Shah / Icon Sportswire via Getty Images
Após o gravíssimo acidente que assustou o mundo da motovelocidade nesse final de semana, o diretor médico da MotoGP, Dr. Ángel Charte, fez atualizações sobre o estado de saúde dos pilotos da Moto3 envolvidos na batida na volta de formação da Malásia, Noah Dettwiler e José Antonio Rueda.
A equipe de Dettwiler, CIP Green Power, chegou a divulgar os boletins médicos do piloto no domingo e na manhã de segunda-feira, afirmando que, “de acordo com os médicos do caso, seu estado é estável, mas ainda crítico".
O time agradeceu a compreensão de todos e pediu que "a privacidade de Noah e sua família seja respeitada". O jornal suíço Blick conversou com o pai de Dettwiler, que estava a caminho da Malásia, afirmando que o piloto sofreu múltiplas paradas cardíacas e que perdeu muito sangue, com lesões nos pulmões e no baço.
No entanto, o próprio diretor médico da MotoGP 'quebrou' tal privacidade, revelando a extensão do caso do piloto suíço. Ao jornal espanhol AS, Charte informou o quadro clínico de Dettwiler: “Ontem [domingo], foi necessário realizar uma esplenectomia [cirurgia para retirada total ou parcial do baço]. Não houve outras lesões intra-abdominais, exceto o baço. Lesão esplênica grau 4".
"Atualmente [Noah] está com ventilação mecânica na UTI, com nível baixo [de suporte], e está reduzindo gradualmente sua NORAD [noradrenalina, medicação utilizada para manter a pressão arterial estável], atualmente em 1 mcg/min. Continua com taquicardia de aproximadamente 110-115 bpm. Apresenta poliúria [produção excessiva de urina]. A pressão intracraniana [PIC] está dentro dos limites normais. hemoglobinas: 12 [g/dL]. Gasometria arterial: boa oxigenação. Sem acidose”.
O AS pediu ao doutor que traduzisse essa informação médica para o público geral: “Quadro estável, mas continua grave. O problema é a pressão intracraniana, que vai variando. Eles precisam estabilizá-lo”.
Quanto ao boletim de Rueda, que estava "acordado e alerta" no último informe, Charte revelou que o quadro é de“traumatismo cranioencefálico leve, traumatismo torácico, fratura de uma mão". Além disso o diretor médico disse que o espanhol já coroado campeão da Moto3 "será operado no meu hospital [Quirón Dexeus de Barcelona] e ficará de 24 a 48 horas em observação”.
DIOGO COLA NA LIDERANÇA da Moto2! FERNÁNDEZ VENCE: Aprilia AMEAÇA DUCATI em 2026? THEO MANNA e M1GP
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.