A década da MotoGP: Fim da era Rossi e ascensão de Márquez
Começando nossa série especial sobre a última década do esporte a motor, trazemos a você os últimos dez campeões mundiais da MotoGP

Valentino Rossi terminou a temporada 2009 da MotoGP com seu sétimo título mundial e pela boa forma da Yamaha no início de 2010, era de se esperar que o 'doutor' seguisse dominando o esporte. No entanto, seu companheiro de equipe na época, Jorge Lorenzo, estava sedento para mostrar ao mundo que o tempo de Rossi havia acabado.
Após uma década*, Rossi jamais voltou a ser campeão, tendo três vice-campeonatos como melhores resultados, e, quando acreditava-se que Lorenzo pudesse iniciar um novo reinado no esporte, outro espanhol chegou à competição e deixou o mundo da motovelocidade de joelhos, começava o domínio de Marc Márquez.
Enquanto a era Márquez parece longe de acabar, com o espanhol aspirando quebrar vários recordes na categoria, Lorenzo encerrou sua carreira, aposentando-se ao fim de 2019, mesmo caminho que Rossi deve tomar em 2020 ou nos próximos anos.
De forma análoga aos pilotos, nesses dez anos a Honda de Márquez e Casey Stoner superou a Yamaha de Rossi e Lorenzo em números, mantendo assim, ao lado também da Suzuki, a hegemonia das fabricantes japonesas, que venceram 44 dos últimos 45 mundiais.
Relembre quem foram os campeões das últimas dez temporadas da MotoGP:
Ouça nossa retrospectiva 2019
O ano chega ao fim e com ele uma temporada agitada no esporte a motor, sendo em duas ou quatro rodas. Os jornalistas do Motorsport.com Felipe Motta, Erick Gabriel e Carlos Costa passam o ano a limpo, destacando o que tivemos de bom e ruim ao longo do período. Confira:
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
*Vale destacar que embora a década tenha começado em 2011, consideramos a Fórmula 1 como padrão de referência para as demais competições, ou seja, com a década começando em 2010 e terminando em 2019, já que a primeira temporada da categoria foi disputada em 1950 e, desta forma, as décadas são completadas nos anos terminados em nove (1959, 1969 e etc). Essa padronização foi feita para facilitar a análise, uma vez que cada categoria começou em um ano diferente e, por isso, têm suas décadas completadas em anos diferentes.
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.