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MotoGP GP da República Tcheca

Aleix Espargaró pede mudanças após acidente "assustador"

Aleix Espargaró quer novas regras para corridas 'flag-to-flag' na MotoGP após acidente com Andrea Iannone no GP da República Tcheca

Aleix Espargaro, Aprilia Racing Team Gresini
Andrea Iannone, Team Suzuki MotoGP
Andrea Iannone, Team Suzuki MotoGP
Aleix Espargaro, Aprilia Racing Team Gresini
Andrea Iannone, Team Suzuki MotoGP
Aleix Espargaro, Aprilia Racing Team Gresini
Andrea Iannone, Team Suzuki MotoGP
Aleix Espargaro, Aprilia Racing Team Gresini
Aleix Espargaro, Aprilia Racing Team Gresini
Aleix Espargaro, Aprilia Racing Team Gresini
Crutchlow overtaking Aleix Espargaro, Aprilia Racing Team Gresini

Uma cena inesperada foi vista durante o GP da República Tcheca, realizado no último domingo (6): Aleix Espargaró e Andrea Iannone se envolveram em um pequeno acidente no pit lane durante a troca de motos, com o italiano tendo de tomar uma ação evasiva e sofrendo uma queda antes de pegar a segunda moto.

Os comissários analisaram o incidente e decidiram punir Espargaró com a perda de três posições durante a prova por considerarem que o piloto da Aprilia foi liberado de forma perigosa. Apesar da punição, o espanhol terminou em oitavo, enquanto Iannone foi o 19º.

Ao falar sobre o incidente, Espargaró disse que o erro foi da equipe e criticou o regulamento atual, destacando que acidentes podem acontecer no pit lane com as regras atuais de troca de moto em corridas 'flag-to-flag'.

“Estou aliviado por Andrea não ter se machucado, foi um acidente assustador, não pude fazer nada", disse. "Não tenho retrovisores, então a culpa foi da equipe."

“Mas quando eu ou a equipe cometemos erros, é um erro do time como um todo, então peço desculpas em meu nome e da Aprilia para Andrea e a Suzuki. O importante é que ele está bem", afirmou.

“No futuro, creio que seria bom revisarmos essa regra, pois é muito fácil cometer um erro. Acho que devemos discutir isso", ponderou.

Espargaró aponta a preferência dele em termos de regra para a troca de moto durante a corrida: uma regra semelhante à do Mundial de Superbike, que estipula um tempo mínimo de parada, que gere uma punição em caso de desobediência.

“Para mim, a melhor regra é a do Mundial de Superbike", explicou. "Você tem tempo e pode fazer a troca tranquilamente, pois todos vão gastar o mesmo tempo no pitlane."

“É algo que devemos realmente analisar e mudar, pois se a moto atinge a perna de um mecânico, pode destruí-la ou pode acontecer algo pior. Para mim, é algo que devemos abordar na próxima reunião da Comissão de Segurança", completou.

Reportagem adicional por Oriol Puigdemont

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