Recomendado para você

F1 - Piastri: "Me preocupar com Verstappen não irá me ajudar a conseguir o título"

F1 - Piastri: "Me preocupar com Verstappen não irá me ajudar a conseguir o título"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Piastri: "Me preocupar com Verstappen não irá me ajudar a conseguir o título"
F1: Piastri revela que 'punição interna' de Norris foi retirada após batida na sprint de Austin

F1: Piastri revela que 'punição interna' de Norris foi retirada após batida na sprint de Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Piastri revela que 'punição interna' de Norris foi retirada após batida na sprint de Austin
F1: "Uma das melhores reviravoltas da história", diz Bortoleto sobre retomada de Verstappen

F1: "Uma das melhores reviravoltas da história", diz Bortoleto sobre retomada de Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: "Uma das melhores reviravoltas da história", diz Bortoleto sobre retomada de Verstappen
F1: Hackers invadem sistema da FIA e acessam dados de Verstappen

F1: Hackers invadem sistema da FIA e acessam dados de Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Hackers invadem sistema da FIA e acessam dados de Verstappen
ANÁLISE F1: Por que altura do carro continuará sendo uma limitação não resolvida para a Ferrari

ANÁLISE F1: Por que altura do carro continuará sendo uma limitação não resolvida para a Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
ANÁLISE F1: Por que altura do carro continuará sendo uma limitação não resolvida para a Ferrari
F-E: Equipe de Drugovich, Andretti revela carro da temporada 2025-26

F-E: Equipe de Drugovich, Andretti revela carro da temporada 2025-26

Fórmula E
Fórmula E
F-E: Equipe de Drugovich, Andretti revela carro da temporada 2025-26
F1 - Bortoleto prevê GP de SP "incrível", mas minimiza expectativas: "Não andei muito"

F1 - Bortoleto prevê GP de SP "incrível", mas minimiza expectativas: "Não andei muito"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Bortoleto prevê GP de SP "incrível", mas minimiza expectativas: "Não andei muito"
F1: Bortoleto explica que 'inexperiência' em Austin foi 'culpada' por corrida difícil

F1: Bortoleto explica que 'inexperiência' em Austin foi 'culpada' por corrida difícil

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Bortoleto explica que 'inexperiência' em Austin foi 'culpada' por corrida difícil

ANÁLISE - Da frustração à vitória: Como Fernández evoluiu na MotoGP

Depois de encarar uma série de dúvidas sobre seu valor, espanhol começa a mostrar do que é capaz após vencer GP da Austrália

Raul Fernandez, Trackhouse Racing

Apesar de várias temporadas desafiadoras na MotoGP, Raul Fernández sempre teve o apoio de seus chefes Massimo Rivola e Davide Brivio. Quando os resultados não estavam indo a seu favor no ano passado, eles mantiveram a confiança nele e lhe ofereceram um novo contrato de dois anos até 2026.

Leia também:

No entanto, quando Fernández conseguiu apenas um sexto lugar na Indonésia no início deste mês, apesar de a Aprilia ter claramente a moto mais rápida da categoria, nem mesmo Rivola conseguiu esconder sua decepção.

"Se ele estava na frente, junto com [o vencedor da corrida] Fermín [Aldeguer], ele tinha o ritmo para ficar com ele", disse Rivola, CEO da Aprilia, após a corrida. "Ele não encontrou o lugar para atacar e ultrapassar. Quando ele tentou, foi um pouco assim, e ele não fez isso de uma forma limpa. P6 é um bom resultado, mas de acordo com o desempenho que ele poderia ter tido, um pódio poderia ser algo a se esperar, considerando que a velocidade no ar livre era muito boa". 

A Indonésia pode ter sido uma oportunidade perdida, mas Fernández não desperdiçou nenhuma chance na segunda vez, quando chegou à vitória no GP da Austrália. Ele lutou bravamente contra Pedro Acosta e o despachou logo no início, evitando o tipo de briga no meio da corrida que lhe custou caro em Mandalika.

É importante observar que, mesmo na Indonésia, Fernández ganhou confiança com seu pódio na sprint - seu primeiro em qualquer formato na MotoGP. Para um piloto com os desafios que enfrentou em 2025, esse foi um ponto de virada crucial.

Depois de quebrar um osso mais uma vez durante os testes da pré-temporada, Fernández começou o ano com o pé atrás. Após as oito rodadas iniciais, ele estava em um distante 19º lugar no campeonato, com apenas 25 pontos. Para piorar a situação, o novato Ai Ogura estava superando-o completamente do outro lado da garagem, marcando quase o dobro de pontos e até mesmo alcançando um lugar entre os cinco primeiros na estreia.

Fernández falou francamente sobre o impacto pessoal que esse período teve sobre ele, quando começaram a surgir dúvidas sobre seu futuro na MotoGP.

"Eu não estava feliz", disse ele. "As coisas não estavam dando certo, eu não conseguia nem levantar de manhã com um sorriso no rosto". 

Raul Fernandez, Trackhouse Racing

Raul Fernandez, Trackhouse Racing

Foto de: Paul Crock / AFP via Getty Images

Fernández e a Trackhouse continuaram a trabalhar em seus problemas, com os testes da temporada em Jérez e Aragón dando a ele o tempo e o apoio necessários para fazer o progresso necessário para se recuperar na MotoGP.

"Cometi um erro muito grande no início da temporada quando caí em Sepang e me machuquei", explicou. "Meu retorno foi muito rápido e isso não ajudou a criar a configuração da moto. A grande mudança é que fizemos alguns testes no meio da temporada, tivemos tempo para trabalhar em nós mesmos e descobrimos algo que me ajudou a pilotar melhor a moto". 

Se as dificuldades de Fernández no início de 2025 fossem isoladas, não teriam sido um problema tão grande, mas elas faziam parte de um padrão mais amplo de insucesso na MotoGP.

Sua temporada de estreante na Tech3 KTM nunca foi um sucesso mundial, mas sua mudança para o que era então a equipe RNF em 2024 deveria ter impulsionado sua sorte. No entanto, ele acabou terminando em 20º lugar no campeonato, quatro posições atrás do companheiro de equipe Miguel Oliveira, com um surpreendente quinto lugar na final de Valência sendo o único resultado de destaque do ano.

Em 2024, ele mostrou um pouco de ritmo, classificando-se na primeira fila nas etapas da Catalunha e da Alemanha e liderando a sprint de Barcelona até cair. Mas uma mudança no meio da temporada para a última especificação da Aprilia saiu pela culatra, e ele terminou em 16º lugar no campeonato, com apenas 15 pontos a mais do que na temporada anterior.

O chefe da Trackhouse, Brivio, explicou como Fernández se concentrou no condicionamento físico durante o inverno, mas precisava de tempo para recuperar a confiança necessária para lutar na frente em 2025.

"Ele é um grande talento", disse Brivio ao site da MotoGP. "Você só precisa consertar [algumas coisas], acreditar em si mesmo, concentrar-se no trabalho, tentar encontrar o sistema de trabalho, como trabalhar em uma garagem, dando importância às coisas importantes, estar concentrado e focado no que conta".

"O início desta temporada foi bastante difícil. Estávamos lutando para marcar pontos, mas depois continuamos conversando e tentando ver o que podíamos melhorar. Ele também trabalhou muito durante o inverno em sua preparação física, que foi um pouco deficiente no ano passado".

"Então começamos a ficar entre os 10 primeiros em Le Mans. Depois, começamos a dizer: 'vamos tentar ficar entre os sete primeiros', mas, de repente, ele subiu ao pódio nos dois últimos finais de semana. Estou feliz porque ele pode mostrar seu talento. Ele mostrou que também pode ser inteligente e bom no controle das corridas. Ele veio para cá muito animado depois de Mandalika, com o pódio. Então, provavelmente, sua confiança aumentou", continuou. 

Raul Fernandez, Trackhouse Racing

Raul Fernandez, Trackhouse Racing

Foto de: William West - AFP - Getty Images

Rivola concordou com esse sentimento, enfatizando que nunca teve dúvidas sobre o talento ou a velocidade de Fernández. Afinal de contas, o espanhol venceu oito corridas e marcou 12 pódios em sua única temporada na Moto2 antes de subir para a categoria principal.

"Acho que não precisamos discutir sobre o nível de talento de Raul", disse ele. "O que precisamos discutir é a maneira como ele estava trabalhando. Agora, com Davide e também com a ajuda do Fabiano [Sterlacchini, diretor técnico da Aprilia], ele tem pessoas em quem pode confiar. Isso é muito importante, estou realmente ansioso para ver as próximas três corridas". 

A Aprilia tem grandes expectativas para o piloto de 24 anos. Com Jorge Martín ainda afastado devido a uma lesão e Ogura apenas retornando de seu próprio acidente na Austrália no último fim de semana, Rivola está depositando suas esperanças em Bezzecchi e Fernández na reta final do ano.

"Estou muito curioso para ir a Sepang e ver a reação de Raul", disse ele. "Vimos Marco [Bezzecchi] depois da vitória em Silverstone, ele foi o piloto que marcou mais pontos depois de Marc [Márquez]. Ele teve uma espécie de clique.  Agora estou curioso para ver se Raul está satisfeito com esse [resultado] ou se está ficando mais irritado. Espero que seja o segundo, porque quando você começa a sentir o cheiro dos pódios, você descobre algo mais, e essa é a melhor maneira de crescer". 

"Eu adoraria ver tanto Marco quanto Raul lutando por pódios", finalizou. 

DIOGO COLA NA LIDERANÇA da Moto2! FERNÁNDEZ VENCE: Aprilia AMEAÇA DUCATI em 2026? THEO MANNA e M1GP

Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior MotoGP: Ducati prepara teste com possível substituto de Marc Márquez em Portugal e Valência
Próximo artigo MotoGP - Rossi comenta situação de Bagnaia: "Começou a ter dificuldades com um companheiro como Márquez"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros