Após críticas, Rossi diz que largar na frente tem sabor especial
Italiano destacou trabalho da Yamaha no desenvolvimento da moto e disse que resultado mostra que ele ainda é competitivo
Após receber críticas em função da má performance do começo da temporada, Valentino Rossi disse que garantir um lugar na primeira fila para a etapa da Grã-Bretanha de MotoGP teve um sabor especial. O heptacampeão acredita que foi uma resposta àqueles que sugeriram que estava na hora dele se aposentar. Foi a primeira vez desde a prova de Austin que o italiano conseguiu ficar entre os ponteiros.
O desempenho de Rossi melhorou desde o retorno das férias da categoria, tendo conquistado bons resultados em Brno e na Áustria, depois de uma sequência de corridas ruins antes da parada - que levaram às especulações de uma possível aposentadoria do piloto de 40 anos.
Rossi disse que a velocidade que mostrou em Silverstone provou que ele ainda é capaz de ser competitivo, ao contrário do que seus críticos afirmam.
“Eu sei que tenho a motivação e que posso ser forte, porque também me sinto bem fisicamente”, disse o italiano. “Depende muito de como está a moto. Na metade da temporada, eu estava otimista porque havia circuitos dos quais eu gosto, mas nós estávamos em uma situação muito ruim, perdemos um pouco porque eu não conseguia guiar a moto”.
“Aqui nós vimos o mesmo com Jorge Lorenzo. Se você não está 100%, você não anda em sétimo, você termina em 18º, porque todos no grid são fortes”.
“É normal na minha idade e no momento da minha carreira, se eu faço três corridas ruins, as pessoas começam a dizer ‘ele é velho, chegou a hora de ficar em casa’, é desse jeito. Por isso estou feliz, porque sei que se puder pilotar bem, posso ser competitivo”.
“Já é um bom resultado, mas amanhã é importante fazer uma boa corrida e lutar pelo pódio”.
O heptacampeão falou ainda sobre a melhora dos tempos em função do novo asfalto de Silverstone, e aproveitou para destacar o trabalho da Yamaha.
“O layout do circuito e os raios das curvas são bons para nossa moto, são contornos de média velocidade”, disse Rossi. “Claro que um novo asfalto com boa aderência ajuda”.
“Mas parece que nos últimos tempos a Yamaha começou a trabalhar na direção certa. Eles fizeram coisas inteligentes, mudou muito a situação se comparado aos últimos dois anos, e parece que foram apenas alguns pequenos ajustes”.
“A moto está acelerando melhor, está mais fácil de guiar em mais ou menos todas as partes das curvas. Se não somos rápidos o suficiente nas retas, no restante eu acho que melhoramos”.
Perguntado pelo Motorsport.com se podia dar mais detalhes, Rossi respondeu: “Nós trabalhamos bem na aceleração, tentamos ser rápidos preservando os pneus, porque tivemos dificuldades nos últimos anos, podíamos fazer cinco voltas, mas depois sofríamos com a degradação”.
“O circuito de Silversone é bom para a Yamaha, mas na Áustria também foi. Fabio Quartararo chegou no pódio. Nós ficamos um pouco atrás de Marc Márquez e Andrea Dovizioso, mas fomos melhores do que nos últimos anos”.
Veja imagens dos pilotos em ação no circuito de Silverstone:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.