Coluna do Mamola: Rossi terá uma temporada dolorosa?
Valentino Rossi não teve uma pré-temporada das melhores e foi ofuscado por Maverick Viñales; Randy Mamola, colunista do Motorsport.com, avalia se o italiano terá um ano difícil em 2017
Se a grande conclusão da pré-temporada da MotoGP é sobre a quase certa disputa entre Marc Márquez e Maverick Viñales, há algumas questões sem resposta, como qual será o desempenho de Valentino Rossi após uma pré-temporada distante do topo.
Teremos que esperar até o próximo domingo para descobrir, mas agora vamos analisar alguns fatos que parecem irrefutáveis.
Primeiro, a chegada de Viñales chocou Rossi. Após anos de uma relação conturbada, a tensão se aliviou quando Jorge Lorenzo anunciou a saída para a Ducati. Entretanto, se Viñales seguir mostrando o nível da pré-temporada, as faíscas voltarão a surgir na garagem da Yamaha.
Rossi é experiente dentro e fora das pistas. Como vimos no passado, o italiano já provou que conhece todos os caminhos, o que nos leva a pensar se a fraqueza apresentada é real ou se seremos surpreendidos pelo piloto quando a temporada começar.
Ainda é necessário aguardar a confirmação, mas se há algo claro para mim é que Viñales será protagonista nesta temporada, algo que talvez exerça alguma influência sobre o novo companheiro, o mesmo piloto que supostamente é o maior rival na pista.
O espanhol não sofreu uma queda sequer em 11 dias de testes oficiais, enquanto Rossi e Márquez caíram - o atual campeão caiu sete vezes, com cinco delas acontecendo durante a última bateria de testes, no Catar.
Podemos concluir destes fatos que Viñales forçou Márquez a assumir mais riscos, o que talvez aumente a tensão entre os dois pilotos - algo que pode ser positivo para o campeonato.
Márquez tem 24 anos, 14 a menos do que Rossi. O italiano tem consciência da própria idade e do quanto quedas podem machucar, então isso pode ser uma vantagem para os mais jovens.
Na atual MotoGP, os pilotos não têm tempo para descansar: o calendário é intenso e não há longos períodos entre as batalhas, algo totalmente diferente de minha era no campeonato. As rivalidades são maiores, os pilotos são mais fortes e agressivos, exige-se pilotagem no limite.
Vale a pena olhar para a temporada passada e ver o desempenho de Rossi. Ele venceu em Jerez e Barcelona, duas etapas em que todos sofreram muito com os pneus Michelin.
Em um piso de pouca aderência, Rossi é mestre no controle do acelerador e por isso ele andou tão bem. No entanto, a Michelin melhorou os compostos para 2017, algo que pode jogar contra Rossi durante a temporada.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.