Dovizioso insiste em limitar TL3 para definir quem vai ao Q2
Andrea Dovizioso diz que há apoio praticamente unânime dos pilotos para limitar ao TL3 a definição de quem vai direto para o Q2
Andrea Dovizioso propôs, em uma reunião da Comissão de Segurança na temporada 2016 da MotoGP, que a categoria limitasse ao TL3 a definição de quais pilotos passam diretamente para o Q2 - no formato atual, a definição se dá pelo combinado dos melhores tempos dos três primeiros treinos livres.
Na época, a proposta não teve grande apoio e não foi adiante. Na última etapa, o GP da França, pilotos como Jorge Lorenzo, Dani Pedrosa e o próprio Dovizioso tiveram que disputar o Q1.
Dos três, apenas o italiano passou para o Q2 em Le Mans. Dovizioso, então, voltou a lamentar o estresse que a atual fórmula que leva para o Q2 gera durante o final de semana.
“O regulamento atual limita todo o final de semana, porque em cada treino livre você precisa reservar uma última saída para dar uma volta rápida. Isso faz com que você vá para a corrida com poucas voltas completadas. Sei que o formato é atraente para o público, mas não se deve levar somente isso em consideração", disse.
“Eu limitaria o TL3 para definir quem vai ao Q2, ainda que isso tornasse as sextas mais monótonas para o torcedor. No fim, nós estamos aqui para disputar uma corrida e há muitos pilotos que passam para o Q2 que depois, no domingo, não andam na frente", afirmou.
Se na primeira ocasião em que apresentou a ideia Dovizioso teve pouco apoio, o piloto diz que agora a situação mudou e a ideia foi bem aceita por grande parte do grid.
“Eu me manifestei em 2016 e coloquei o problema em pauta, mas fiquei só. Neste ano, voltei a apresentar a ideia quando me pareceu oportuno e tive muito apoio, quase todos os pilotos concordaram", completou.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.