Quartararo exalta Márquez como "lenda" da MotoGP; veja elogios do grid após título de Marc
Algumas das maiores estrelas do grid da categoria rainha parabenizaram o eneacampeão após sua incrível conquista em Motegi

Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images
Fabio Quartararo classificou Marc Márquez como uma lenda depois que ele conquistou seu nono campeonato mundial com um lugar no pódio no GP do Japão de MotoGP.
Márquez terminou em segundo lugar, atrás de seu companheiro de equipe na Ducati, Francesco Bagnaia, em Motegi, para conquistar o título da MotoGP de 2025 com cinco rodadas de antecedência.
O triunfo marcou o que muitos estão chamando de um dos maiores retornos da história do esporte, após a grave lesão no braço que ele sofreu em Jerez em 2020, que exigiu quatro cirurgias separadas nos anos seguintes.
Márquez agora tem sete títulos na categoria rainha, incluindo os seis que ganhou com a Honda na década de 2010, o que o coloca no mesmo nível de seu rival de longa data Valentino Rossi e apenas um a menos do que o recorde de Giacomo Agostini.
Quartararo, que compartilhou vários duelos memoráveis com Márquez em 2019 e no início da década de 2020, disse que o último triunfo do espanhol consolida seu lugar nos livros de história. "Mais do que um atleta, ele é uma lenda agora", disse o piloto da Yamaha. "Ele já era [uma lenda]".
"Olhando para o vídeo [exibido pela Dorna após a corrida] quando ele estava comemorando, até eu me emocionei. Olhando para o que ele teve a partir de 2020, com a lesão, as apostas que ele teve ao mudar de equipe, e o que ele conseguiu este ano, especialmente com aquele domínio, foi incrível. Estou muito feliz por ele, porque ele passou por momentos difíceis, e ele realmente merece o que está fazendo agora".

Marc Marquez, Equipe Ducati
Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images
O jovem Pedro Acosta, da KTM, o piloto cotado para seguir os passos de Márquez, também deu crédito ao seu compatriota por ter forjado o caminho que o levou de volta à glória no campeonato mundial.
"Eu realmente quero parabenizá-lo e a todo o seu círculo próximo", comentou. "Como eu disse em Barcelona, foi o maior retorno de um esportista no mundo dos esportes. Até eu fiquei emocionado com o vídeo que eles colocaram para ele. Imagino o quanto ele estava lutando contra a lesão em casa. Também li que ele estava perdendo cerca de 30 corridas durante a lesão, até voltar para a Ducati, por causa disso".
"Foi um ótimo trabalho para ele, um ótimo trabalho para a Ducati. Ele foi muito inteligente, saindo da Honda, indo para a Ducati, jogando o jogo para ir para a Ducati de fábrica para isso. Ele deve estar orgulhoso do que fez, talvez até mais do que nos últimos oito títulos anteriores".
Maverick Viñales, piloto da Tech3 KTM, descreveu Márquez como um modelo a ser seguido: "Acho que é uma conquista tremenda".
"Depois de muitos anos [estando] lesionado, chegar, construir [um retorno], no ano passado na Gresini e neste ano ganhar a moto oficial e lutar frente a frente com [Francesco] Bagnaia e vencê-lo. É incrível, uma referência e um modelo a ser seguido".

Alex Marquez, Gresini Racing, Marc Marquez, Equipe Ducati
Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images
O acidente de Márquez no GP da Espanha há cinco anos, seguido de uma tentativa fracassada de retornar apenas alguns dias após a cirurgia, forçou-o a perder o resto da temporada de 2020.
Ele também ficou de fora de várias corridas em 2021, 2022 e 2023 devido a cirurgias contínuas e problemas com lesões, incluindo complicações com visão dupla.
O piloto mais próximo a ele durante esse período foi seu irmão Álex Márquez, com quem ele passou muito tempo junto dentro e fora da pista.
No entanto, o piloto da Gresini revelou que mesmo o círculo íntimo de Márquez não sabia totalmente o que ele enfrentou no início da década de 2020, pois ele considerou seriamente se aposentar da MotoGP.
"Ele é quem está na motocicleta, ele é quem passou por tudo isso. Aqueles que estão ao seu redor não sabem exatamente o que ele passou", disse ele.
"Todos nós ao redor dele, meus pais, José [Luis Martinez], eu, fomos parceiros em muitas coisas que ele não sabe, porque foram tempos difíceis. Mas foi ele quem mereceu, ele trabalhou duro para isso, ele foi melhor do que qualquer outro neste ano".

Alex Marquez, Gresini Racing, Marc Marquez, Equipe Ducati
Foto de: Gold and Goose Photography / LAT Images / via Getty Images
"Eu sabia disso quando as pessoas duvidavam dele, eu sabia que ele não estava acabado, ele só precisava das armas para lutar novamente. Depois de tudo o que aconteceu, apreciar uma nova equipe, uma pequena como a Gresini, foi importante para ele. Seu plano deu certo e foi executado perfeitamente".
O companheiro de equipe de Márquez, Bagnaia, disse que "não há muitas palavras para descrever a temporada de Marc e seus últimos seis anos", antes de elogiá-lo pela força mental "admirável" que ele demonstrou durante seus anos difíceis.
POR QUE TÍTULO de MÁRQUEZ é GIGANTE? Como fica Marc x ROSSI? Pecco VENCE... Papo com DIOGO MOREIRA!
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.