Últimas notícias

Lorenzo: Uso do freio traseiro é chave de melhora na Ducati

Após boa corrida na Espanha, tricampeão da MotoGP fala sobre mudanças no estilo de pilotagem

Jorge Lorenzo, Ducati Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team
Johann Zarco, Monster Yamaha Tech 3, Jorge Lorenzo, Ducati Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team
Jorge Lorenzo, Ducati Team

Jorge Lorenzo acredita que o uso correto do freio traseiro está sendo de suma importância para sua melhora rápida na Ducati. Depois de passar nove anos andando na Yamaha, o piloto espanhol teve dificuldades para se acostumar com o modo guiar a Ducati nas primeiras provas, mas se adaptou bem à Desmosedici para conquistar um pódio na última prova.

Para Jorge, a chave foi encontrar o equilíbrio da Ducati nas freadas.

"Comecei a usar o freio traseiro no Catar", disse ele. "Eu não estava acostumado a isso, usei-o por não ter tempo suficiente na maioria das frenagens, agora é mais natural para mim e estou usando mais.”

"Isso ajuda um pouco a parar a moto, para entrar na curva deslizando um pouco mais e de maneira fluída. É um pouco menos físico também. Não é completamente natural no momento, mas estou chegando lá.”

"Com a outra moto que eu corri por nove anos, eu não precisava usar o freio traseiro, especialmente nas frenagens, para parar a moto. Com esta, eu preciso usá-lo, porque ajuda muito a parar a moto."

Lorenzo conquistou seu primeiro pódio pela Ducati em Jerez no início deste mês - um terceiro lugar em sua quarta largada. Para ele, isso é como uma vitória.

O fim de semana foi o mais positivo do espanhol na Desmosedici por uma margem considerável, e ele reconhece que o tempo na moto é a sua principal ferramenta para melhorar e "fluir mais".

"Eu continuo fazendo quilômetros e muito focado para aprender a parar a moto, especialmente com o freio traseiro. Estou ficando melhor", disse ele.

"Mais cedo ou mais tarde será natural para mim andar assim, porque eu tive nove anos sem usar o freio traseiro e sem deslizar na entrada das curvas.”

"Nesta moto eu preciso usá-lo até a moto mudar de direção, e talvez até mesmo se a moto estiver mudando, continuo usando.”

"Então você sempre tem que encontrar uma maneira de tirar o máximo da moto, e cada moto te pede algo diferente para ser competitivo."

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Márquez: "Zarco me lembra eu quando era novato na MotoGP"
Próximo artigo Apesar de garantias, Rossi diz não querer time na MotoGP

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil