Lorenzo: Uso do freio traseiro é chave de melhora na Ducati
Após boa corrida na Espanha, tricampeão da MotoGP fala sobre mudanças no estilo de pilotagem
Jorge Lorenzo acredita que o uso correto do freio traseiro está sendo de suma importância para sua melhora rápida na Ducati. Depois de passar nove anos andando na Yamaha, o piloto espanhol teve dificuldades para se acostumar com o modo guiar a Ducati nas primeiras provas, mas se adaptou bem à Desmosedici para conquistar um pódio na última prova.
Para Jorge, a chave foi encontrar o equilíbrio da Ducati nas freadas.
"Comecei a usar o freio traseiro no Catar", disse ele. "Eu não estava acostumado a isso, usei-o por não ter tempo suficiente na maioria das frenagens, agora é mais natural para mim e estou usando mais.”
"Isso ajuda um pouco a parar a moto, para entrar na curva deslizando um pouco mais e de maneira fluída. É um pouco menos físico também. Não é completamente natural no momento, mas estou chegando lá.”
"Com a outra moto que eu corri por nove anos, eu não precisava usar o freio traseiro, especialmente nas frenagens, para parar a moto. Com esta, eu preciso usá-lo, porque ajuda muito a parar a moto."
Lorenzo conquistou seu primeiro pódio pela Ducati em Jerez no início deste mês - um terceiro lugar em sua quarta largada. Para ele, isso é como uma vitória.
O fim de semana foi o mais positivo do espanhol na Desmosedici por uma margem considerável, e ele reconhece que o tempo na moto é a sua principal ferramenta para melhorar e "fluir mais".
"Eu continuo fazendo quilômetros e muito focado para aprender a parar a moto, especialmente com o freio traseiro. Estou ficando melhor", disse ele.
"Mais cedo ou mais tarde será natural para mim andar assim, porque eu tive nove anos sem usar o freio traseiro e sem deslizar na entrada das curvas.”
"Nesta moto eu preciso usá-lo até a moto mudar de direção, e talvez até mesmo se a moto estiver mudando, continuo usando.”
"Então você sempre tem que encontrar uma maneira de tirar o máximo da moto, e cada moto te pede algo diferente para ser competitivo."
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.