MotoGP: Álex Márquez bate recorde de Jerez depois de queda no TL2; Marc Márquez é o 4º mais rápido
Espanhol da Gresini é o primeiro piloto a ficar abaixo de 1min36s na pista do GP da Espanha
    Álex Márquez foi a estrela dos treinos livres do GP da Espanha da MotoGP na sexta-feira (25), pois foi o piloto mais rápido no TL2, quebrando o recorde histórico da pista ao fazer uma volta abaixo de 1min36s, algo que nunca havia sido alcançado antes.
O piloto da Gresini, que estabeleceu o tempo de 1m35s991s a menos de dois minutos do final, superou o tempo de Pecco Bagnaia estabelecido no ano passado (1m36s025), com o italiano em segundo lugar na tabela de tempos, a 1,03 décimos de segundo do espanhol.
Franco Morbidelli obteve o terceiro melhor tempo, superando Marc Márquez no último minuto, que estava muito rápido no início, mas em sua última saída não se sentiu confortável com a Ducati, não conseguindo melhorar seus tempos.
Assim que as luzes do pitlane se abriram para o início dos treinos, Marc e Álex foram os primeiros a ir para a pista, com a clara intenção de andar juntos nos estágios iniciais, com o irmão mais velho puxando o mais novo.
No início da quinta volta da sessão, na veloz curva 5, Álex perdeu o controle de sua moto, caindo primeiro no asfalto e, depois se arrastando pelo cascalho da pista, com a máquina danificando o alambrado, o que acionou a bandeira vermelha, interrompendo a sessão quando faltavam 51 minutos e meio para o final.
O piloto ficou sentado por alguns segundos na pista, um pouco tonto, mas conseguiu se recuperar e voltou, em uma scooter, para o caminhão da equipe para trocar o macacão, reclamando um pouco de dor na mão direita. O acidente da tarde foi o segundo do dia para Álex, que já havia batido na curva 1 durante o TL1.
No entanto, depois de passar mais da metade da sessão no caminhão da equipe, faltando 20 minutos para o final, o piloto da Gresini voltou à pista e não apenas parecia recuperado, como também estabeleceu duas voltas mais rápidas, a segunda para quebrar o recorde e liderar a sessão.
Fabio Quartararo, da Yamaha, também caiu na parte final da sessão, quando estava liderando a tabela de tempos a 14 minutos do final.
O francês, não sem brigar com os comissários que queriam retirar a moto da pista, conseguiu levá-la pessoalmente para a garagem da equipe, consertou-a e voltou à pista para ser o primeiro não-Ducati (5º), logo à frente de Fermin Aldeguer, que foi o sexto.
Johann Zarco, Pedro Acosta, Fabio Di Giannantono, Fabio Di Giannantono e Joan Mir terminaram entre os 10 primeiros no Q2 de sábado.
Brad Binder e Marco Bezzecchi terão que passar pelo Q1 neste sábado, com Maverick Viñales, que vinha ocupando as primeiras posições, não conseguindo fechar uma boa volta para passar o corte. Alex Rins e Aleix Espargaró, o piloto de testes wild card da Honda que terminou em 21º, também não conseguiram.
Treino de qualificação da MotoGP para o Grande Prêmio da Espanha 2025:
| 
 1 
 - 
2 
 | 
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Cla | Piloto | # | Moto | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Velocidade Máxima | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 1 |   | 
73 | Ducati | 14 | 
 1'35.991  | 
165.878 | 292 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 2 |   | 
63 | Ducati | 25 | 
 +0.103 1'36.094  | 
0.103 | 165.700 | 292 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 3 |   | 
21 | Ducati | 25 | 
 +0.162 1'36.153  | 
0.059 | 165.598 | 291 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 4 |   | 
93 | Ducati | 26 | 
 +0.267 1'36.258  | 
0.105 | 165.417 | 295 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 5 |   | 
20 | Yamaha | 22 | 
 +0.428 1'36.419  | 
0.161 | 165.141 | 288 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 6 |   | 
54 | Ducati | 26 | 
 +0.517 1'36.508  | 
0.089 | 164.989 | 291 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 7 |   | 
5 | Honda | 22 | 
 +0.544 1'36.535  | 
0.027 | 164.943 | 293 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 8 |   | 
37 | KTM | 26 | 
 +0.639 1'36.630  | 
0.095 | 164.781 | 298 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 9 |   | 
49 | Ducati | 24 | 
 +0.645 1'36.636  | 
0.006 | 164.770 | 294 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 10 |   | 
36 | Honda | 24 | 
 +0.695 1'36.686  | 
0.050 | 164.685 | 290 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 11 |   | 
33 | KTM | 24 | 
 +0.750 1'36.741  | 
0.055 | 164.592 | 292 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 12 |   | 
72 | Aprilia | 28 | 
 +0.807 1'36.798  | 
0.057 | 164.495 | 294 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 13 |   | 
43 | Yamaha | 20 | 
 +0.863 1'36.854  | 
0.056 | 164.400 | 291 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 14 |   | 
12 | KTM | 22 | 
 +0.946 1'36.937  | 
0.083 | 164.259 | 291 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 15 |   | 
42 | Yamaha | 24 | 
 +0.966 1'36.957  | 
0.020 | 164.225 | 292 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 16 |   | 
25 | Aprilia | 23 | 
 +1.049 1'37.040  | 
0.083 | 164.084 | 286 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 17 |   | 
79 | Aprilia | 20 | 
 +1.081 1'37.072  | 
0.032 | 164.030 | 292 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 18 |   | 
10 | Honda | 25 | 
 +1.086 1'37.077  | 
0.005 | 164.022 | 289 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 19 |   | 
23 | KTM | 25 | 
 +1.197 1'37.188  | 
0.111 | 163.835 | 295 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 20 |   | 
7 | Yamaha | 25 | 
 +1.228 1'37.219  | 
0.031 | 163.782 | 288 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 21 |   | 
41 | Honda | 22 | 
 +1.401 1'37.392  | 
0.173 | 163.491 | 288 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 22 |   | 
32 | Aprilia | 26 | 
 +1.874 1'37.865  | 
0.473 | 162.701 | 291 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 23 |   | 
35 | Honda | 20 | 
 +2.013 1'38.004  | 
0.139 | 162.470 | 287 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Ver resultados completos | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
MAIOR ARREPENDIMENTO de Márquez: lição para MARTÍN? Chance de Bagnaia, ACOSTA 'na' Honda e pré-JEREZ
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Márquez DOMINA, Bagnaia MEDIANO, Martín QUEBRA COSTELAS e VIÑALES PUNIDO: o CAOS da MotoGP no Catar
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.