MotoGP: Alex Márquez é penalizado para etapa da Áustria depois de acidente com Mir em Brno
Piloto da Gresini terá de cumprir punição de volta longa em Spielberg, primeira prova após as férias de meio do ano

Alex Márquez terá de cumprir uma penalidade de volta longa na próxima corrida da MotoGP. A punição foi imposta a ele pelo Painel de Comissários liderado por Simon Crafar após incidente com Joan Mir em Brno.
O piloto da Gresini Racing acabou com o domingo do espanhol nos estágios iniciais da décima segunda etapa da temporada, neste domingo na República Tcheca. O jovem Márquez tentou uma manobra excessivamente otimista no início da corrida, na segunda volta, tentando sair do oitavo lugar, e acabou derrubando o piloto da Honda na curva 12.
Um novo infortúnio para Mir, que já abandonou várias vezes nesta temporada (a última vez, há uma semana, em Sachsenring, devido a uma queda de Ai Ogura). Os comissários estipularam que o incidente seria analisado após a corrida. Tanto o #36 quanto o #73 apresentaram suas opiniões aos árbitros do campeonato, que determinaram que Alex Márquez merecia ser penalizado com uma volta longa na Áustria, uma das pistas mais curtas do calendário.
Foi o próprio Márquez quem confirmou sua sanção ao deixar os escritórios da Direção de Prova, quando foi flagrado pela DAZN. Em declarações ao canal de televisão, disse: "Acho que é uma sanção justa. Fui muito honesto. Quando bati, sabia que teria uma penalidade, simplesmente assumi a culpa. Hoje, cometi um erro e, quando você comete um erro, precisa aceitá-lo e olhar para frente. Foi um fim de semana em que eu estava um pouco mais nervoso do que o normal. Eu não estava tentando ultrapassar, mas sim ver onde poderia ultrapassar, e perdi a frente".
Logo após o ocorrido, Márquez e Mir tiveram uma discussão "que não levou a nada", de acordo com o primeiro. O campeão de 2020, por sua vez, preferiu permanecer em silêncio sobre o assunto, embora estivesse visivelmente irritado, e comentou: "Vou fazer o que eles fazem no tribunal, continuar a não dizer nada porque isso pode ser usado contra mim. Não posso dizer nada sobre a ação, não sei por que ele fez isso se estávamos no segundo turno. Na primeira volta, ele me deu um toque e, na volta seguinte, me jogou para fora, é tudo o que sei".
Assim, a equipe Gresini encerrou um dia complicado, no qual Fermín Aldeguer também foi penalizado. Depois de terminar em oitavo, ele teve 3 segundos adicionados ao tempo final de corrida por pilotar de forma irresponsável, o que deveria ter sido uma penalidade de volta longa, mas ele não teve tempo de completá-la. Isso aconteceu devido a um toque com Miguel Oliveira. Aldeguer lamentou o fato de o incidente ter ocorrido na "volta 4" e que os comissários de pista "tiveram tempo suficiente para investigar o caso e me penalizar durante a corrida". Ele também negou que tenha sido um contato, mas uma simples ultrapassagem. A decisão o fez cair para o 11º lugar.
MÁRQUEZ REINA: Comparação com ROSSI e Agostini, VALENTINO fala ao PÓDIO CAST, Diogo Moreira NA FITA!
PÓDIO CAST debate DOMÍNIO de MÁRQUEZ na ALEMANHA e performance de DIOGO MOREIRA
COMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.