MotoGP: Álex Márquez 'voa' e crava pole do GP da Catalunha; Marc larga em 3º
Fabio Quartararo e Marc Márquez completam a primeira fila em Montmeló

Foto de: MotoGP
Álex Márquez, da Gresini, voou e garantiu a pole position para o GP da Catalunha de MotoGP, depois de garantir volta rápida de 1min37s536. Fabio Quartararo (1min37s803), da Yamaha, e Marc Márquez (1min37s945), da Ducati, completam a primeira fila das corridas em Montmeló.
Um destaque é a eliminação precoce de Pecco Bagnaia, que ficou pelo Q1 e irá largar apenas na 21ª colocação. É a pior posição de largada do italiano desde GP de Portugal de 2022.
Q1
Com a presença fora do usual de motos Ducati, incluindo Bagnaia, o Q1 começou com Fabio di Giannantonio tomando a ponta, om 1min38s231, seguido por Jack Miller.
Faltando oito minutos pro fim, Joan Mir tomou a vaga para o Q2, mas sem conseguir melhorar o tempo além do piloto da VR46.
Com menos de seis minutos para o fim, a maioria dos pilotos saíram dos boxes para as últimas tentativas de passar para a segunda parte do treino classificatório.
Quartararo fez uma volta recorde na pista da Catalunha (1min37s906) e garantiu a ponta, com 'Diggia' também melhorando o tempo e ficando em segundo, garantindo a segunda vaga para o Q2.
1
-
2
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Cla | Piloto | # | Moto | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Velocidade Máxima | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | |
20 | Yamaha | 7 |
1'37.906 |
173.811 | 345 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | |
49 | Ducati | 8 |
+0.139 1'38.045 |
0.139 | 173.565 | 356 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | |
54 | Ducati | 9 |
+0.143 1'38.049 |
0.004 | 173.558 | 347 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | |
43 | Yamaha | 8 |
+0.199 1'38.105 |
0.056 | 173.459 | 354 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 | |
25 | Aprilia | 8 |
+0.300 1'38.206 |
0.101 | 173.280 | 348 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 | |
88 | Yamaha | 8 |
+0.304 1'38.210 |
0.004 | 173.273 | 347 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 | |
36 | Honda | 8 |
+0.308 1'38.214 |
0.004 | 173.266 | 351 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 | |
1 | Aprilia | 8 |
+0.499 1'38.405 |
0.191 | 172.930 | 351 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 | |
41 | Honda | 8 |
+0.540 1'38.446 |
0.041 | 172.858 | 350 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 | |
42 | Yamaha | 8 |
+0.620 1'38.526 |
0.080 | 172.717 | 346 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 | |
63 | Ducati | 8 |
+0.624 1'38.530 |
0.004 | 172.710 | 350 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 | |
12 | KTM | 7 |
+0.625 1'38.531 |
0.001 | 172.709 | 352 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
13 | |
32 | Aprilia | 7 |
+0.752 1'38.658 |
0.127 | 172.486 | 351 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
14 | |
35 | Honda | 8 |
+1.471 1'39.377 |
0.719 | 171.238 | 348 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ver resultados completos |
Q2
Depois das voltas de aquecimento iniciais, Pedro Acosta fez o melhor tempo, mas Álex Márquez garantiu uma boa volta e tomou a ponta da sessão, com 1min37s984.
Na segunda tentativa do jovem da KTM, Acosta quase encostou em Ai Ogura, mas conseguiu ultrapassar o japonês da Trackhouse.
Apesar de Quartararo ter subido para a primeira posição da tabela de tempos (1min37s968), Álex retomou a ponta, com 1min37s914.
Depois da ida aos boxes, os pilotos voltaram para pista para as tentativas finais de voltas rápidas. Acosta foi bem e tomou a ponta, mas a volta foi cancelada por limites de pista. Não tomando conhecimento disso, Álex abriu uma vantagem de mais de 0,4s e tomou a ponta, com 1min37s536.
Mesmo com a última volta de cada um dos piloto depois da bandeira quadriculada, incluindo o irmão Marc, Álex Márquez permaneceu na ponta e irá largar na pole nas duas corridas.
1
-
2
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Cla | Piloto | # | Moto | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Velocidade Máxima | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 | |
73 | Ducati | 8 |
1'37.536 |
174.470 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 | |
20 | Yamaha | 7 |
+0.267 1'37.803 |
0.267 | 173.994 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 | |
93 | Ducati | 8 |
+0.409 1'37.945 |
0.142 | 173.742 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
4 | |
21 | Ducati | 8 |
+0.474 1'38.010 |
0.065 | 173.627 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
5 | |
37 | KTM | 8 |
+0.483 1'38.019 |
0.009 | 173.611 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 | |
49 | Ducati | 7 |
+0.498 1'38.034 |
0.015 | 173.584 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 | |
5 | Honda | 7 |
+0.619 1'38.155 |
0.121 | 173.370 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
8 | |
79 | Aprilia | 8 |
+0.630 1'38.166 |
0.011 | 173.351 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
9 | |
23 | KTM | 8 |
+0.651 1'38.187 |
0.021 | 173.314 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
10 | |
10 | Honda | 8 |
+0.791 1'38.327 |
0.140 | 173.067 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
11 | |
33 | KTM | 8 |
+0.797 1'38.333 |
0.006 | 173.056 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
12 | |
72 | Aprilia | 8 |
+0.825 1'38.361 |
0.028 | 173.007 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Ver resultados completos |
Quem PODERIA 'DAR UM CALOR' em MÁRQUEZ? V4 da YAMAHA VAI À PISTA! O que ESPERAR? Moto1000GP e BRMX
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.