MotoGP: Bagnaia e Bastianini recebem advertência por regra polêmica de pneus, mas mantêm resultados da Malásia

Introduzida neste ano a pedido da Michelin, regra não foi bem aceita pelos pilotos

Enea Bastianini, Ducati Team

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

O líder da MotoGP, Francesco Bagnaia, e o vencedor do GP da Malásia, Enea Bastianini, receberam uma advertência oficial dos comissários por violação das regras de pressão de pneus, mas mantêm seus resultados da prova deste domingo.

Bagnaia aumentou sua vantagem para Jorge Martín para 14 pontos após ir ao pódio na prova de Sepang, com o espanhol da Pramac em quarto. 

Leia também:

Entrando no fim de semana, Bagnaia comentou que tinha um "coringa" para usar na batalha contra Martín, que já tinha uma advertência por guiar com a pressão do pneu abaixo do mínimo na Tailândia.

Bagnaia sugeriu que era algo que exploraria no GP do Catar da próxima semana, mas agora essa opção se foi. Ele e Bastianini violaram a regra da pressão mínima de pneu na corrida. Por ser a primeira ofensa, eles mantiveram os resultados. Porém, caso isso se repita, receberão uma punição de três segundos.

Aleix Espargaró é o único piloto até agora no ano a ser penalizado por isso, sendo uma regra introduzida na Grã-Bretanha. Ele foi punido com 3s na Tailândia por ser a segunda ofensa.

Alvaro Bautista, Aruba.it Racing Ducati

Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images

Alvaro Bautista, Aruba.it Racing Ducati

A partir do próximo ano, qualquer piloto que for descoberto com uma pressão no pneu dianteiro ou traseiro abaixo do permitido, 30% na sprint e 50% na corrida, será desclassificado. A regra foi recebida de forma negativa pelos pilotos.

Eles sentem que a janela de operação é muito estreita, causando problemas de aderência nos pneus dianteiros. Introduzido de forma ostensiva a pedido da Michelin como medida de segurança, muitos pilotos acreditam que, na verdade, ela torna as corridas menos seguras.

Motorsport Business #5 – GERALDO RODRIGUES: relação com pilotos, experiência com RUBINHO e F1 atual

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

 

Podcast #255 – Qual a nota do GP de São Paulo de 2023, em Interlagos?

 


ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Bagnaia abre 14 pontos para Martín a 2 etapas do fim; confira a situação do Mundial após o GP da Malásia
Próximo artigo MotoGP: Irmão de Rossi, Marini surge como favorito à vaga de Márquez na Honda, que perderá apoio da Red Bull em 2024

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil