Relato da corrida
MotoGP GP da Malásia

MotoGP: Bagnaia vence GP da Malásia; Martín em 2º; Decisão fica para última etapa

Final da temporada 2024 ainda não tem local confirmado; Espanhol está 24 pontos à frente de italiano da Ducati

Francesco Bagnaia, Ducati Team

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

A disputa fica para a última etapa! Francesco Bagnaia, da Ducati de fábrica, vence a corrida do GP da Malásia da MotoGP, marcada por um grave acidente no início e com disputa intensa entre os candidatos pelo título. Jorge Martín, da Pramac, e Enea Bastianini, também da Ducati, fecham o pódio de Sepang.

Com o resultado, Bagnaia fica 24 pontos atrás de Martín, se mantendo vivo na disputa pelo título, mas com difícil tarefa no fim da temporada 2024 da categoria rainha.

Leia também:

Como foi a corrida da Malásia?

Com 34°C e com previsão de chuva, a corrida de Sepang começou com uma largada tensa, com Bagnaia e Martín se tocando, mas com o italiano se dando melhor e mantendo a liderança na disputa com o rival pelo título.

No meio do grid, um grave acidente triplo entre Fabio Quartararo, Brad Binder e Jack Miller causou bandeira vermelha logo na primeira volta. Miller precisou ser atendido na pista, já que ele caiu e bateu a cabeça na roda da moto da frente, precisando sair de ambulância do circuito, mas com notícias posteriores que o australiano ficou bem, sem lesões sérias. Apenas Quartararo se manteve na corrida.

Depois de alguns minutos de atendimento e limpeza da pista, foi feita a relargada de forma tradicional. No segundo início, Bagnaia manteve a boa largada e ficou com a liderança, defendendo o ataque do rival pelo título, com o Marc Márquez logo atrás, de olho na disputa pela liderança.

Martín tentou várias ultrapassagens e conseguiu a liderança pelo erro do italiano, mas o espanhol também errou e deu espaço para Bagnaia. Mais alguns ataques e 'entregadas de posição' causaram um 'balé' entre as motos #1 e #89!

Faltando 18 voltas para o fim, os candidatos à taça ficaram lado a lado na reta da bandeirada, continuando a sequência de ultrapassagens entre os pilotos da Ducati e Pramac, com o espanhol levando a melhor depois de alguns minutos de roubos de primeira posição.

Faltando 16 voltas para o final da corrida, mais uma tentativa de ultrapassagem de Martín, mas dessa vez o italiano 'fechou a casinha' e conseguiu se manter na liderança. Poucos centésimos separavam os ambiciosos líderes do campeonato, mas Márquez assistia a disputa na sua frente e se aproximava cada vez mais.

Na volta 6, Joan Mir caiu, causando bandeira amarela no setor 3 de Sepang e diminuindo um pouco o ritmo da disputa. Enquanto isso, Bagnaia gerenciava e aumentava sua vantagem contra Martín. Pouco depois, Franco Morbidelli, na temida curva 8, caiu mas voltou para a pista.

Outra queda foi a do então terceiro colocado Marc Márquez, na curva 15 de Sepang, caindo para o 17º lugar, abrindo espaço para Enea Bastianini ir para a disputa do pódio e deixando os rivais pelo título brigarem à frente sem interferências.

Mas isso não era tão necessário para Bagnaia, que aumentava cada vez mais a diferença contra Martín, chegando a dois segundos de vantagem na volta 10. 

Enquanto isso, o estreante Pedro Acosta não cansava de escalar posições, chegando a disputar a quarta colocação com Álex Márquez e de olho no pódio. No entanto, terminou em quinto.

Augusto Fernandez, Marco Bezzecchi e Johann Zarco mantinham uma disputa intensa entre três diferentes fabricantes, KTM, Ducati e Honda, trocando de posições em sequência, mas com o representante da fabricante italiana levando a melhor.

Lá na frente, Bagnaia mantinha seus mais de dois segundos de vantagem para Martín com certa tranquilidade, se comparado aos inícios de corrida. Mas o espanhol começou a tirar importantes décimos de diferença, pressionando o italiano faltando quatro voltas para o fim, devido aos pneus médios, menos desgastados que o pneu da frente macio do #1.

Mas, na curva 8 (novamente ela) Martín se desequilibrou um pouco e fez os décimos conquistados para chegar próximo à Bagnaia serem descartados, começando do ponto zero e com o italiano se mantendo confortável na liderança, abrindo mais de três segundos e mantendo a liderança até o final.

   
1
 - 
5
   
   
1
 - 
2
   
Cla Piloto # Moto Voltas Tempo Intervalo km/h Abandono Pontos
1 Italy F. Bagnaia Ducati Team 1 Ducati 19

38'04.563

  165.9   25
2 Spain J. Martin Pramac Racing 89 Ducati 19

+3.141

38'07.704

3.141 165.7   20
3 Italy E. Bastianini Ducati Team 23 Ducati 19

+10.484

38'15.047

7.343 165.1   16
4 Spain A. Marquez Gresini Racing 73 Ducati 19

+12.230

38'16.793

1.746 165.0   13
5 Spain P. Acosta Tech 3 31 KTM 19

+13.699

38'18.262

1.469 164.9   11
6 France F. Quartararo Movistar Yamaha MotoGP 20 Yamaha 19

+16.245

38'20.808

2.546 164.7   10
7 Spain M. Viñales Aprilia Racing Team 12 Aprilia 19

+19.447

38'24.010

3.202 164.5   9
8 Spain A. Rins Movistar Yamaha MotoGP 42 Yamaha 19

+20.611

38'25.174

1.164 164.4   8
9 Italy M. Bezzecchi Team VR46 72 Ducati 19

+21.994

38'26.557

1.383 164.3   7
10 Spain A. Fernandez Tech 3 37 KTM 19

+22.174

38'26.737

0.180 164.3   6
11 France J. Zarco LCR Honda 5 Honda 19

+25.625

38'30.188

3.451 164.1   5
12 Spain M. Marquez Gresini Racing 93 Ducati 19

+27.276

38'31.839

1.651 163.9   4
13 Spain A. Espargaro Aprilia Racing Team 41 Aprilia 19

+27.604

38'32.167

0.328 163.9   3
14 Italy F. Morbidelli Pramac Racing 21 Ducati 19

+27.949

38'32.512

0.345 163.9   2
15 Italy L. Marini Repsol Honda Team 10 Honda 19

+28.838

38'33.401

0.889 163.8   1
16 Spain R. Fernandez Trackhouse Racing Team 25 Aprilia 19

+38.847

38'43.410

10.009 163.1    
17 Italy A. Iannone Team VR46 29 Ducati 19

+47.599

38'52.162

8.752 162.5    
18 Italy L. Savadori Trackhouse Racing Team 32 Aprilia 19

+48.956

38'53.519

1.357 162.4    
dnf Japan T. Nakagami LCR Honda 30 Honda 14

+5 Laps

28'56.516

5 Laps 160.8 Abandono  
dnf Spain J. Mir Repsol Honda Team 36 Honda 5

+14 Laps

10'11.575

9 Laps 163.1 Acidente  
dns Australia J. Miller Red Bull KTM Factory Racing 43 KTM 0

19 laps

    Accident before restart  
dns South Africa B. Binder Red Bull KTM Factory Racing 33 KTM 0

19 laps

    Accident before restart  

Pecco SE IMPÕE contra Martín, e Márquez ERRA em Chang! Iannone volta à MotoGP | Moto2 e Lucas Moraes

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Pódio Cast analisa Martín x Pecco na Tailândia e reta final da temporada 2024 da MotoGP

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Andrei Gobbo
MotoGP
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Como Martín pode conquistar o título de 2024 já no GP da Malásia
Próximo artigo MotoGP: Grave acidente na primeira volta do GP da Malásia causa bandeira vermelha

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros