MotoGP: Entenda plano para fazer calendário de 2021 com 18 etapas
Algo que vai ajudar a desenvolver campanha normalmente é o fato da maior parte do paddock ter sido vacinada no Catar
O CEO da Dorna Sports, Carmelo Ezpeleta, afirmou que mantém a ideia de realizar pelo menos 18 corridas da MotoGP em 2021, incluindo qualquer corrida fora da Europa o Oriente Médio, e que se um falhar, eles têm alternativas.
Depois de reconstruir na temporada passada um calendário excepcional concentrado em nove circuitos em toda a Europa, a categoria rainha de motovelocidade confirmou um programa com 19 GPs para 2021.
Porém, é difícil dizer como estará a situação mundial no último trimestre do ano e se o campeonato poderá embarcar em uma viagem que o levará ao redor do mundo passando por Japão, Austrália, Malásia e Tailândia.
A Dorna Sports, promotora do campeonato, confia que pelo menos a temporada europeia possa decorrer normalmente, o que atingiria 15 GPs, e dependendo do estado de saúde na Ásia, Austrália e América, será considerada a incorporação dos Estados Unidos e Argentina.
“Não poderemos saber o que acontecerá em outubro até o início do verão europeu, por volta de julho”, explicou Carmelo Ezpeleta em entrevista ao GPOne.com.
“Se em algum momento não pudermos fazer um GP, seremos os primeiros a saber e comunicar. Acho que faremos todas as corridas na Europa, como no ano passado."
“Nossa intenção é fazer pelo menos 18 corridas, com as europeias chegaremos a 14, então restam 4: Japão, Austrália, Malásia e Tailândia. Se não for possível correr em nenhuma delas, Argentina e Texas querem e o GP da Indonésia está reservado. Portanto, estou pensando em um cronograma de 18 corridas."
Algo que vai ajudar a desenvolver a campanha normalmente é o fato da maior parte do paddock ter sido vacinada no Catar. No entanto, o protocolo de segurança será mantido por enquanto.
“Não sei exatamente a quantos almejamos, mas me contaram que quase todos. Com o maior respeito por quem não quis, acho muito importante que haja um grande número de pessoas vacinado, porque estatisticamente isso evita contrair a doença e o que aconteceu com Fausto Gresini."
“Tenho certeza de que é uma coisa positiva e ninguém terá nenhuma contra-indicação, a não ser um pouco de febre por um dia. Eu mesmo fiz e não tive reação."
"Mas não acho que a vacinação vai nos permitir mudar o protocolo até porque são as autoridades que decidem. É uma iniciativa interna que agradeço muito ao Catar, porque o paddock estará protegido durante toda a temporada."
"Espero que nos próximos meses as vacinas nos ajudem, por enquanto continuaremos com o mesmo protocolo do ano passado."
Ezpeleta ainda está cauteloso quanto ao retorno do público e do restante dos membros que trabalham com a categoria.
“O mais importante que falta para mim são os espectadores, mas também os jornalistas. Os jornalistas são um exemplo, gostaria de ter espectador e imprensa circulando de novo no paddock, mas você tem que entender que não é possível", disse.
"No começo, pensava que era uma decisão nossa, mas devemos aceitar as decisões dos países anfitriões. Todos entenderam que eles estão em uma situação especial com condições diferentes", concluiu.
MotoGP 2020
Ex-companheiro de SENNA POLEMIZA sobre o que Ayrton acharia da F1 atual em ÍMOLA e cita RATZENBERGER
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST: Por que temporada de 2021 promete ser a mais equilibrada dos últimos anos?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.