Análise

MotoGP: Entenda por que a saída de Viñales da Yamaha é boa pra ambas as partes

Parceria entre o piloto e a equipe foi encerrada um ano antes fim do contrato

Second place Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing

A tensão entre a Maverick Viñales e a Yamaha tem aumentado tanto em 2021 na MotoGP que ambos os lados concluíram que a melhor forma de resolver o conflito seria encerrar a parceria um ano antes do fim do contrato.

Embora o desfecho tenha sido anunciado neste último final de semana, em Assen, a tensão entre as duas partes vinha se arrastando de longe. No domingo anterior, depois de terminar em último no GP da Alemanha, o ataque de Viñales à Yamaha fez com que os responsáveis pela fabricante japonesa até duvidassem se o seu piloto apareceria para a próxima etapa. 

“Depois de Sachsenring, a verdade é que tinha pouca vontade de vir para cá”, disse o espanhol na Holanda.

Leia também:

Na "Catedral da Velocidade", a dinâmicas a nível estritamente esportivo foram muito diferentes, algo que Viñales já intuía pelo perfil do circuito, um dos seus favoritos e onde já venceu em 2019.

O piloto foi o mais rápido nas três primeiras sessões de treinos livres e o segundo na quarta, antes de reivindicar sua primeira pole. No domingo, ele terminou em segundo lugar, condicionado por uma má largada que o deixou 'preso' atrás de Takaaki Nakagami. Quando conseguiu superar a Honda, Fábio Quartararo já estava longe demais. O rosto de Viñales depois de ter alcançado o seu segundo pódio na temporada (ele venceu no Catar ), e seu desprezo por Massimo Meregalli, chefe da equipe, a quem ele não queria abraçar, era uma boa prévia do que viria a seguir.

Apesar de negar a sua provável incorporação à Aprilia em 2022, o espanhol reconheceu que já há algum tempo considerava não cumprir a duração total do seu contrato com a Yamaha.

“É claro que pensei sobre isso. Tenho pensado nisso desde o início da temporada ” , respondeu o piloto quando questionado diretamente sobre a surpreendente mudança de cenário que se tornou oficial nesta segunda-feira.

É muito difícil compreender o raciocínio que tem motivado Viñales a desistir prematuramente da moto que mais vitórias acumula, com a qual Fabio Quartararo lidera o campeonato de forma bastante confortável. A maioria do paddock considera que se trata de um grande erro estratégico. 

Esperando que a Aprilia confirme a sua participação na temporada de 2022, a guinada inesperada dada pelo #12 servirá para acalmar o ambiente na Yamaha, que "certamente dará um suspiro de alívio", segundo um membro da equipe.

A separação foi resolvida na Holanda, uma vez que as duas partes concluíram que não havia reconciliação possível. O contrato assinado em janeiro de 2020 continha cláusulas que previam grandes indenizações a serem pagas por quem quebrasse o pacto, então buscou-se um acordo mútuo. Desta forma, o piloto renuncia aos cerca de oito milhões de euros (aproximadamente 47 milhões de reais) que teria recebido em 2022, e a empresa japonesa concorda em não lhe pedir dinheiro por isso. 

Na Yamaha, a saída de Viñales é, por um lado, um alívio econômico já que é o segundo valor mais alto do grid. Com aqueles oito milhões (47 milhões de reais), a fabricante pode muito bem encontrar um segundo piloto - Franco Morbidelli é o melhor posicionado para isso.

Além do aspecto puramente econômico, a maioria dos membros da equipe considera que a saída do espanhol permitirá que a harmonia volte a uma oficina que, desde a sua chegada em 2017, tem passado por um processo de mudança permanente, com altos e baixos quase que de forma constante. “O principal problema são seus altos e baixos. Um dia ele está de alto astral, e no outro ele está nas trevas ”, disse voz muito próxima do piloto ao Motorsport.com

“O mesmo que se vê com a moto, também pode ser aplicado no tratamento pessoal”, acrescenta a fonte.

Primeiro foi Ramón Forcada, tricampeão mundial com Jorge Lorenzo como engenheiro de pista, que foi substituído por Esteban García antes do início de 2019. Depois chegaram outros, como Javier Ullate. A última substituição foi a de Silvano Galbusera, que no último GP de Montmeló assumiu o papel de García, após a Yamaha assumir o controle da situação em uma jogada que não agradou Viñales. O desastroso fim de semana de Sachsenring, onde o espanhol não era rápido em nenhum momento, lhe causou tanta frustração que levou a uma crítica implacável da Yamaha, que, segundo ele, não dava resposta há anos aos problemas de falta de tração que aparecem em alguns circuitos, e que te impedem de mostrar sua melhor versão.

Para Viñales , esse desfecho certamente também significará uma libertação, embora provavelmente seja temporária. Ainda existe a convicção na equipe japonesa de que o elemento que mais o desestabiliza é a pressão de ter que lutar pelos objetivos mais ambiciosos que existem. “Na Suzuki , como ele não era obrigado a vencer, todos os resultados positivos que alcançou foram bem-vindos. Mas aqui isso é diferente e a pressão aumenta”, disse a fonte.

Para tentar resolver, o piloto foi questionado em diversas ocasiões sobre a possibilidade de ir a um psicólogo do esporte, algo que, por exemplo, Quartararo já fez e que admite ter lhe trazido muita paz de espírito. Viñales, pelo menos por enquanto, não aceitou.

A esta altura, a Aprilia é a única opção para o espanhol, se levarmos em consideração que a maioria dos assentos já foram preenchidos e que Aleix Espargaró, seu ex-parceiro na Suzuki e grande amigo, espera por ele. 

Segundo lugar Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Segundo lugar Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Johann Zarco, Pramac Racing, Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Podio: segundo lugar Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing, ganador Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing, tercer lugar Joan Mir, Team Suzuki MotoGP
Podio: segundo lugar Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing, ganador Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing, tercer lugar Joan Mir, Team Suzuki MotoGP
Podio: segundo lugar Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Podio: segundo lugar Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Podio: segundo lugar Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Podio: segundo lugar Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Podio: segundo lugar Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Segundo lugar Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Segundo lugar Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Los primero tres Joan Mir, Team Suzuki MotoGP Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing, Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Podio: segundo lugar Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Podio: ganador de la carrera Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing, segundo lugar Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing, tercer lugar Joan Mir, Team Suzuki MotoGP
Podio: ganador de la carrera Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing, segundo lugar Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing, tercer lugar Joan Mir, Team Suzuki MotoGP
Segundo lugar Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing, tercer lugar Joan Mir, Team Suzuki MotoGP
Joan Mir, Team Suzuki MotoGP Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing, Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing   MotoGP
Podio: ganador de la carrera Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing, segundo lugar Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing, tercer lugar Joan Mir, Team Suzuki MotoGP
Podio: ganador de la carrera Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing, segundo lugar Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing, tercer lugar Joan Mir, Team Suzuki MotoGP
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing
Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing
Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing
Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing
Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing
Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing
Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing
Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing
Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing
Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing
Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing
Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing
Ganador de la pole Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing, Moto2
Ganador de la pole Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing, Moto2
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing, Moto2
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing, Moto2
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing, Moto2
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing, Moto2
Ganador de la pole Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing, segundo Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing, tercero Francesco Bagnaia, Ducati Team
Ganador de la pole Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing, segundo Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing, tercero Francesco Bagnaia, Ducati Team
Ganador de la pole Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing, Johann Zarco, Pramac Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
Maverick Viñales, Yamaha Factory Racing
100

F1 2021: O que as POUCAS mudanças no GP da Áustria podem dar de ESPERANÇA a HAMILTON | TELEMETRIA

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Sequência de corridas até férias da F1 será chave para campeonato?

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Atual campeão, Mir diz que Suzuki "não é o suficiente" para lutar pelo título
Próximo artigo Cancelamento dos GPs da Austrália de F1 e MotoGP é iminente

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil