MotoGP: Entenda porque chefe da Honda não aparece no paddock desde a pré-temporada
Alberto Puig não estará presente em Austin neste fim de semana também

Desde o mês passado, a Honda não tem contado com um dos principais nomes de sua estrutura no paddock da MotoGP, com o chefe Alberto Puig tendo que comandar a ação à distância enquanto se recupera de uma cirurgia.
Puig precisou passar por uma cirurgia na perna esquerda, que o levou a perder os dois primeiros GPs da temporada, e que o deixará também de fora da etapa deste fim de semana, nos Estados Unidos.
Puig, que é ex-piloto, passou mais de três décadas lidando com a dor na perna esquerda, o que acabou forçando-o a se aposentar do motociclismo de competição em 1997. Os problemas começaram com um acidente durante o GP da França de 1995, em Le Mans.
Desde então, apenas as pessoas mais próximas a ele provavelmente sabem o número total de cirurgias a que ele foi submetido na perna. A operação mais recente foi realizada na semana anterior à abertura da Tailândia, no início de março.
Puig não gosta de ser o centro das atenções. Ele prefere que os holofotes estejam nos pilotos e na Honda, a empresa para a qual ele trabalhou durante quase toda a sua vida. Primeiro, como piloto - vencendo uma corrida de 500cc em Jerez (1995) e garantindo cinco subidas ao pódio -, depois como mentor de jovens talentos e, agora, como gerente da equipe de fábrica da Honda.
Para a empresa de Tóquio, Puig foi a figura central em um episódio de Behind the Dreams, uma série produzida pela Honda há dois anos. Nesse episódio, o espanhol conta tudo o que sofreu nos últimos 30 anos e como teve de conviver com a dor quase permanentemente.

Joan Mir, Honda HRC
Foto de: HRC
"A perna está lá, mas tenho pouca sensação ou movimento", disse Puig. "As lembranças do que aconteceu são terríveis - tanta dor e tantas cirurgias ao longo dos anos. Tem sido difícil desde então".
Ele não se encontra com a equipe de fábrica desde o último teste de pré-temporada em Buriram, 15 dias antes do início da temporada. Apesar disso, o catalão continua em contato constante com os membros da equipe, que o mantêm atualizado sobre o progresso da Honda. Um progresso que é encorajador, já que sua forma de 2025 indica que a recuperação pode finalmente estar no horizonte.
Puig se junta a dois pilotos lesionados - o atual campeão mundial Jorge Martín e seu colega piloto da Aprilia, Miguel Oliveira - como desfalques no Texas. Martín se machucou nos treinos de pré-temporada, enquanto Oliveira se envolveu em um acidente grave na corrida sprint do GP da Argentina.
DIOGO MOREIRA EXCLUSIVO: Vitória sobre VALENTINO, relação com MÁRQUEZ, Yamaha e GP BRASIL! Turquinho
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
DIOGO MOREIRA EXCLUSIVO: Vitória sobre VALENTINO, relação com MÁRQUEZ, Yamaha e GP BRASIL! Turquinho
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.