MotoGP: Etapa da Finlândia é adiada pela pandemia do coronavírus
A volta da MotoGP ao país escandinavo foi adiada devido à pandemia da Covid-19, totalizando mais de 50% da temporada impactada
Originalmente colocada como 11ª etapa da temporada 2020 da MotoGP, a etapa da Finlândia é mais nova prova afetada pela pandemia da Covid-19. A corrida, marcada para 12 de julho, seria disputada no novo circuito KymiRing e marcaria a volta do Mundial ao país pela primeira vez em quase 40 anos.
A prova estava marcada para voltar ao calendário da MotoGP em 2018, mas os atrasos na construção do autódromo levaram ao adiamento dos planos para 2020.
Porém, a pandemia colocou o evento sob xeque, com o CEO da Dorna Sports, Carmelo Ezpeleta, confirmando recentemente à mídia espanhola que o evento não seria realizado devido ao fato do circuito não ter sido aprovado pela Federação.
A organização do evento confirmou a informação nesta sexta através de um comunicado.
"A decisão de adiar o GP da Finlândia da MotoGP foi tomada pela Dorna Sports, que detém o direito da competição", afirmou o comunicado. "O governo finlandês recomendou recentemente que eventos com mais de 500 pessoas não sejam realizados antes de agosto devido à pandemia do coronavírus".
"A decisão de adiar a etapa da Finlândia da MotoGP foi tomada pela Dorna Sports e os donos do circuito KymiRing, respeitando as instruções do governo finlandês. A Dorna Sports prometeu anunciar o futuro da MotoGP na Finlândia logo que possível".
Apesar do último GP da Finlândia ter acontecido em 1982, a última visita da categoria rainha ao país - mas no circuito de Imatra - aconteceu no ano anterior.
No ano passado, pilotos de testes de todas as seis montadoras da MotoGP foram ao circuito avaliar o traçado, após um teste oficial ter sido cancelado devido ao fato da construção não ter sido concluída.
O circuito teve uma recepção mista, com a maioria concordando que alguns setores da pista eram muito lentos. Havia a expectativa de alterações dessas partes antes da prova.
A notícia vem poucos dias depois da organização do GP da Holanda confirmar que a prova, marcada para 28 de junho, havia sido adiada. Com isso, a nova primeira etapa da temporada 2020 é o GP da República Tcheca, em Brno, marcado para 09 de agosto.
Recentemente, Ezpeleta afirmou que o melhor cenário possível para o campeonato seria um reinício em Brno, e que ficaria feliz com uma temporada com 10 etapas.
Confira como o coronavírus tem afetado o calendário do esporte a motor pelo mundo
VÍDEO: Os 5 pilotos da F1 que mereciam ter sido campeões e ficaram sem título
PODCAST Motorsport.com: Quais pilotos brasileiros não tiveram sorte na F1?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.