MotoGP - Márquez: "Quando luto por um título, jogo as cartas de forma diferente"
Marc Márquez admitiu estar um pouco surpreso com a atitude que os três principais candidatos ao título de MotoGP de 2022 mantêm entre si e garantiu que faria diferente
Apenas 17 pontos separam os três primeiros classificados do Campeonato Mundial de MotoGP de 2022 e faltam apenas cinco corridas para terminar a temporada, situação que no passado teria gerado muita tensão e que, pelo contrário, este ano está mais calma, entre Fabio Quartararo, Pecco Bagnaia e Aleix Espargaró, como uma festa de aniversário num parque infantil.
Marc Márquez admitiu, esta sexta-feira em Motegi, que se estivesse nessa luta, como tem estado muitas vezes até à lesão em 2020, "jogaria as cartas de forma diferente".
"Isso me lembra um pouco da minha luta com Andrea Dovizioso, me dei bem, com sorrisos, mas a tensão era perceptível. A 'bondade' que existe agora é porque ainda não experimentamos um corpo a corpo real, na última volta. Sim, Aconteceu aquele na Holanda entre Aleix Espargaró e Fabio Quartararo, mas como (Aleix) voltou, a situação foi camuflada um pouco, mas eles vão saber. Quando estou nessa situação, jogo as cartas de maneira diferente", confessou o piloto da Honda.
Marc se viu em inúmeras batalhas como essa, especialmente com Valentino Rossi e Jorge Lorenzo, e a postura não teve nada a ver com isso.
"A melhor guerra mental, como disse Doohan, está na pista, se você esmagá-los lá eles podem se vestir como quiserem, e no final você os esmaga. Agora estou longe desse nível, mas pelo que vejo é difícil entender que cartas cada um está jogando. Vejo Pecco muito convencido, Fabio sabe que eles vêm de trás e vai ser difícil, mas ele está pegando mais do que tem, e Aleix é quem não tem pressão, o problema é bem-vindo, ele tira toda a pressão porque já está indo bem por estar onde está", encerrou a questão.
Tal como aconteceu em Aragão, o comparecimento de Márquez perante os meios de comunicação sofreu um atraso que desencadeou alguns alarmes devido ao estado físico do corredor, alarmes infundados.
"É normal, já aconteceu em Aragão e peço desculpas, a reunião (técnica) foi um pouco longa porque antes eu tinha que aplicar o gelo, porque se eu esperasse até o final teria feito depois de mais de uma hora, e é mais eficaz fazê-lo apenas quando você termina de treinar, é por isso que estamos atrasados", desculpou-se.
Apesar do fato de que o piloto da Honda tranquilizou as pessoas, ele admitiu que o desconforto, desta vez, tinha sido mais intenso.
"Neste circuito já notei que o desconforto no ombro é maior, e quando você começa a notar é preciso parar antes que piore", acrescentou.
No final do dia, Márquez conseguiu colocar finalizar entre os seis primeiros pilotando com a borracha macia e dando voltas mais rápidas no final da sessão.
"Eu não esperava dessa vez, gostei porque faz muito tempo que não faço sozinho e se tiver que fazer da próxima vez, eu faço. Já saí, senti-me bem, fui sozinho todo o treino e aproveitei. A verdade é que me senti muito melhor do que o esperado, principalmente ao nível da condução. Estou longe de fazer voltas consecutivas lá. Mas o importante agora é que em stints de quatro ou cinco voltas eu possa pilotar bem, como eu quero”.
A previsão do tempo é que chova no sábado e no domingo a corrida será em pista seca, o que reduzirá o tempo de preparação para a prova e oferecerá oportunidades para quem, como Marc, souber aproveitar situações complicadas.
"Não sei o que vai acontecer, porque vimos hoje que todos saíram e desde o início foram rápidos. O que pode me beneficiar é se chover no sábado, como dizem, porque se for no água que você não pressiona tanto fisicamente. Hoje eu fui com tudo desde o início, porque amanhã eles falaram que vai chover cem por cento com certeza e vai ser difícil manter o ritmo", concluiu.
VÍDEO: O rumor sobre da Matta comandar a Audi na F1
Podcast #196 - Após recorde, qual Alonso ficará para a história da F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.