MotoGP: Miller vence GP do Japão com tranquilidade; Bagnaia cai na última volta e Quartararo aumenta vantagem no mundial
Italiano foi ao chão quando se preparava para atacar francês; diferença subiu de dez para 18 pontos restando quatro etapas para o fim da temporada

O retorno da MotoGP no Japão trouxe uma corrida sem grandes emoções se comparado com os dois últimos GPs, mas acabou se tornando uma etapa importantíssima para o mundial de pilotos. Jack Miller venceu com tranquilidade, após assumir a liderança ainda na parte inicial da prova. O pódio foi composto por Brad Binder e Jorge Martin.
O líder do mundial, Fabio Quartararo, conseguiu largar à frente dos seus adversários na disputa pelo título desta temporada (Francesco Bagnaia e Aleix Espargaró) passou sufoco com Bagnaia, mas viu sua estrela brilhar na última volta com a queda do italiano.
Com esse resultado, e por ter cruzado a linha em oitavo lugar, a diferença do francês para o italiano subiu de dez para 18 pontos restando quatro corridas para o encerramento do calendário. Espargaró com problemas na moto não pontuou.
Completaram o top 10: Marc Márquez, Miguel Oliveira, Luca Marini, Maverick Viñales, Fabio Quartararo, Enea Bastianini e Marco Bezzecchi.
Na largada, Brad Binder conseguiu dar um belo bote e pulou de terceiro para o primeiro lugar de Marc Márquez. Contudo, pouco durou, já que Jorge Martin conseguiu supera-lo posteriormente e assumiu o P1.
O pole position, Márquez, perdeu quatro posições em apenas uma volta. O líder do mundial, Fabio Quartararo, manteve a nova posição, Francesco Bagnaia a 11ª e Aleix Espargaró largou dos boxes por ter preciso trocar de moto antes das luzes verdes se acenderem.
Na quarta volta, Jack Miller e Martin ficaram lado a lado, chegaram a se tocar levemente, mas o australiano acabou se dando melhor e assumiu a liderança. Bagnaia e Enea Bastianini repetiram a disputa dos dois últimos GPs, mas desta vez pela 10ª colocação (apenas duas posições atrás de Quartararo).
Restando 15 voltas para o fim, o primeiro tombo aconteceu: Tetsuta Nagashima foi para o chão no setor 1. Lá na frente, Pol Espargaró servia de escudeiro para Quartaro até Bastianini e Bagnaia finalmente conseguirem superar o piloto da Honda e começarem a pressionar o líder do mundial.
Na volta de número 12, a moto de Takuya Tsuda - que substitui Joan Mir - pegou fogo. O piloto ainda teve a calma de parar em um local seguro, antes de deixar a Suzuki em chamas e abandonar a corrida.
Na reta final da prova, a Suzuki ficou sem representante na pista, após o abandono de Alex Rins restando nove voltas.
Marc Márquez a duas voltas para o fim, conseguiu entrar de vez na luta pelo pódio, na tentativa de pressionar Brad Binder. Um pouco mais atrás, Bagnaia colou em Quartararo, movimentando a briga pelo mundial.
Na última volta, quando preparava para atacar Quartararo, Bagnaia acabou se precipitando e foi ao chão. Ao levantar, o italiano se aplaudiu ironicamente ao perceber o erro importante que tinha cometido.
Cla | # | Piloto | Moto | Voltas | Tempo | Diferença | Intervalo | km/h | Abandono | Pontos | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 43 | Ducati | 24 | 25 | ||||||||
2 | 33 | KTM | 24 | 3.409 | 20 | |||||||
3 | 89 | Ducati | 24 | 4.136 | 16 | |||||||
4 | 93 | Honda | 24 | 7.784 | 13 | |||||||
5 | 88 | KTM | 24 | 8.185 | 11 | |||||||
6 | 10 | Ducati | 24 | 8.348 | 10 | |||||||
7 | 12 | Aprilia | 24 | 9.879 | 9 | |||||||
8 | 20 | Yamaha | 24 | 10.193 | 8 | |||||||
9 | 23 | Ducati | 24 | 10.318 | 7 | |||||||
10 | 72 | Ducati | 24 | 16.419 | 6 | |||||||
11 | 5 | Ducati | 24 | 16.586 | 5 | |||||||
12 | 44 | Honda | 24 | 17.456 | 4 | |||||||
13 | 73 | Honda | 24 | 18.219 | 3 | |||||||
14 | 21 | Yamaha | 24 | 19.012 | 2 | |||||||
15 | 35 | Yamaha | 24 | 19.201 | 1 | |||||||
16 | 41 | Aprilia | 24 | 25.473 | ||||||||
17 | 49 | Ducati | 24 | 27.006 | ||||||||
18 | 25 | KTM | 24 | 29.374 | ||||||||
19 | 87 | KTM | 24 | 29.469 | ||||||||
20 | 30 | Honda | 24 | 43.294 | ||||||||
63 | Ducati | 23 | ||||||||||
dnf | 42 | Suzuki | 14 | Abandono | ||||||||
dnf | 40 | Yamaha | 14 | Abandono | ||||||||
dnf | 85 | Suzuki | 11 | Abandono | ||||||||
dnf | 45 | Honda | 9 | Abandono |
VÍDEO: O rumor sobre da Matta comandar a Audi na F1
Podcast #196 - Após recorde, qual Alonso ficará para a história da F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.