MotoGP GP da Indonésia

MotoGP oficializa permanência de Portugal e saída da Índia para 2025

Índia não será palco de uma corrida de MotoGP em 2025 por problemas financeiros, enquanto Portugal garante o seu lugar no calendário para os próximos anos

Jorge Martin, Pramac Racing

Foto de: Srinivasa Krishnan

A MotoGP confirmou o adiamento do retorno do GP da Índia no calendário até 2026, devido ao que descreveu como "circunstâncias operacionais" e confirmou a permanência de Portugal por mais dois anos.

Conforme revelado pelo Motorsport.com na terça-feira (24), a categoria rainha não visitará o subcontinente indiano no próximo ano, com a corrida no Buddh Internacional Circuit, próximo à Delhi, agora movida para o status de "evento reserva" para 2025.

A apuração reforça que as autoridades locais não conseguiram encontrar o apoio financeiro necessário para organizar a corrida, que deveria ser realizada em março do próximo ano.

Leia também:

Em sua declaração oficial, a Dorna, empresa proprietária da MotoGP, disse que apenas "circunstâncias operacionais obrigaram o evento a ser adiado de seu espaço inicial próximo ao início do calendário de 2025".  Ele acrescentou que "Sem datas disponíveis no final da temporada, o MotoGP retornará à Índia no início de 2026".

Foi apenas no mês passado que a MotoGP assinou um novo contrato de três anos diretamente com o governo do estado de Uttar Pradesh para trazer o campeonato de volta ao país depois que o evento planejado para 2024 foi cancelado.

O novo acordo deixou de lado o promotor anterior, a Fairstreet Sports, com a Invest GP, o braço de investimentos do estado, posteriormente lançando uma licitação para encontrar uma nova organização para ajudar a organizar a corrida.

No entanto, com o MotoGP, com pressa para assinar o cronograma de 2025, parece que não foi possível chegar a um acordo a tempo de realizar a corrida planejada em março.

O GP inaugural da Índia foi realizado em setembro de 2023 como parte da expansão da MotoGP na Ásia, que viu o campeonato também visitar novas corridas na Tailândia e na Indonésia.

A corrida na Índia foi realizada em uma versão ligeiramente modificada do circuito que também sediou três eventos de Fórmula 1 entre 2011 e 2013. Essas três corridas foram organizadas e promovidas diretamente pelo proprietário do circuito, o Jaypee Group, que, desde então, vem enfrentando sérios problemas financeiros, com muitas de suas subsidiárias em meio a processos de insolvência.

Portugal recebe novo contrato até 2026

Já em um anúncio separado, a MotoGP confirmou que Portugal permanecerá no calendário em 2025 como parte de um novo acordo de dois anos com a corrida em Portimão.

Havia dúvidas sobre o futuro do circuito do Algarve no calendário após a adição de uma nova corrida no Balaton Park Circuit, na Hungria, no início deste mês.

Esperava-se que a volta da Hungria ao calendário da categoria rainha, pela primeira vez desde 1992, fosse feito à custa de Portugal, mas o novo contrato garantiu até 2026 a continuidade da corrida em terras lusitanas.

Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports, disse: "Estamos muito felizes em anunciar que estaremos correndo em Portugal por pelo menos mais dois anos. Desde que fomos pela primeira vez ao Autódromo Internacional do Algarve, ele se tornou o favorito de muitos fãs e pilotos, e é fácil perceber por quê". 

"Não só é um lugar lindo para correr, mas o evento em si tem melhorado a cada ano, e estamos muito orgulhosos de poder causar um impacto econômico, esportivo e social tão positivo na região. Estamos ansiosos para ver nossos fãs portugueses novamente em 2025 e 2026". 

BASTIANINI devia ser PUNIDO por lance com MARTÍN? Pecco VACILA e CULPA PNEU em Misano! Pré-Indonésia

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Bastianini devia ser punido por lance com Martín? Pecco vacila e culpa pneus em Misano

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP - Márquez: "Eu sabia que eles iriam dizer que era uma ultrapassagem no estilo Márquez"
Próximo artigo MotoGP confirma calendário de 22 etapas para 2025, com retorno do GP da Argentina

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil