MotoGP: Pilotos questionam área de escape da Curva 7 em Jerez
Acidentes de Marc Márquez e Pol Espargaró acenderam alerta sobre segurança da pista, que não se adaptou à evolução da categoria
A rápida virada da Curva 7 foi um ponto particular de preocupação após uma queda de Marc Márquez no TL3 da etapa de Portugal da MotoGP, disputado neste sábado (01) antes da classificação, onde o piloto da Honda foi direto para a barreira de ar e posteriormente levado ao hospital para exames.
O companheiro de equipe do espanhol, Pol Espargaró, teve um acidente semelhante na mesma curva no TL4 e disse que o maior problema é o piloto cair da moto e ser atingido por ela em alta velocidade.
“Existem dois tipos de acidentes lá ... ou três tipos de acidentes”, disse Espargaró à Autosport quando questionado sobre a segurança da Curva 7. "O primeiro é o lado alto, há espaço suficiente no canto do meio, mas se você bater como o Marc e eu antes de diminuir a velocidade, com certeza a parede estará muito perto."
“Ok, nós temos essa tecnologia da barreira de ar, mas precisamos pensar se por exemplo a moto está vindo atrás na mesma direção. A vantagem de ter área de escape é que estou indo na mesma velocidade da moto [se eu cair], então estou sempre um pouco separado dela.
"No entanto, quando você bate em algo e é parado como Marc, isso significa que a moto pode chegar na mesma velocidade que você. Este é o ponto perigoso."
Pol Espargaro, Repsol Honda Team crash
Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images
A maioria dos pilotos concorda que o problema não é o circuito de Jerez, mas o fato de todos os anos as motos da categoria se tornarem mais rápidas.
“A pista tem alguns locais onde a área de escape não é suficiente para a velocidade da MotoGP agora,” disse Valentino Rossi quando questionado sobre a segurança do circuito pela Autosport. "Acho que muitas pistas diferentes durante a temporada estão mais ou menos neste nível. É sempre ruim quando você vê o piloto chegar no final da área de escape porque é muito perigoso."
“Isso é muito importante, precisamos melhorar porque o desempenho dos pneus, das motos, dos freios é maior, então você precisa adaptar.”
As áreas de escape de Jerez foram discutidas na sexta-feira à noite na comissão de segurança do piloto, com Franco Morbidelli confirmando que algumas mudanças serão feitas para 2022 - embora a “Curva 7 não esteja incluída”.
Mesmo que a criação de mais espaço entre o limite de pista e as barreiras seja uma mudança bem recebida, Aleix Espargaró diz que a segurança do circuito ser discutida apenas depois de grandes quedas o "deixa com muita raiva", já que os problemas de Jerez foram destacados várias vezes antes.
Aleix Espargaro, Aprilia Racing Team Gresini crash
Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images
Assim como as mudanças nas áreas de escape, Jack Miller pensa que uma das maiores alterações para a segurança precisa ser feita fora da pista.
“Para mim, a maior coisa que precisa acontecer aqui é o tamanho da brita”, disse ele. "Como um amontoado de cascalho, pedaços grandes. Não é realmente macio onde você pode afofar e desacelerar mais rápido, mas para lugares como a Curva 7, é a única solução.”
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