Recomendado para você

F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026
Anúncios da Red Bull fecham grid da F1 para 2026; confira

Anúncios da Red Bull fecham grid da F1 para 2026; confira

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
Anúncios da Red Bull fecham grid da F1 para 2026; confira
Ogier empata com Loeb em nove títulos: quem é o maior do WRC?

Ogier empata com Loeb em nove títulos: quem é o maior do WRC?

WRC
WRC
Rally da Arábia Saudita
Ogier empata com Loeb em nove títulos: quem é o maior do WRC?
F1: Red Bull oficializa Hadjar ao lado de Verstappen e RB com Lindblad e Lawson

F1: Red Bull oficializa Hadjar ao lado de Verstappen e RB com Lindblad e Lawson

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Red Bull oficializa Hadjar ao lado de Verstappen e RB com Lindblad e Lawson
F1: 'Palavras de Verstappen sobre aposentadoria devem ser levadas a sério', garante Marko

F1: 'Palavras de Verstappen sobre aposentadoria devem ser levadas a sério', garante Marko

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: 'Palavras de Verstappen sobre aposentadoria devem ser levadas a sério', garante Marko
F1: Chefe da Williams celebra "sonho realizado" com quinto lugar em 2025

F1: Chefe da Williams celebra "sonho realizado" com quinto lugar em 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Chefe da Williams celebra "sonho realizado" com quinto lugar em 2025
F1: Carro da Ferrari de 2026 é aprovado em teste de colisão da FIA

F1: Carro da Ferrari de 2026 é aprovado em teste de colisão da FIA

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Carro da Ferrari de 2026 é aprovado em teste de colisão da FIA

MotoGP: Pilotos reclamam de fone em novo sistema de rádio após teste em Misano

Categoria iniciou testes do sistema na terça-feira (15) em Misano e busca aprimorá-lo para implementação no futuro

Andrea Dovizioso, Ducati Team

Os pilotos da MotoGP deram as suas opiniões sobre o sistema de aviso de rádio que testaram na última terça-feira (15), após o GP de San Marino, em Misano. Na sexta-feira passada, o piloto da Honda Stefan Bradl testou o sistema pela primeira vez a pedido dos promotores da MotoGP, a Dorna Sports, como forma de comunicar mensagens de aviso aos pilotos, juntando-se às habituais bandeiras.

A visibilidade das bandeiras e atrasos no recebimento de mensagens sobre paralisações foram questões de preocupação levantadas durante a rodada dupla na Áustria no mês passado, com os pilotos concordando na Comissão de Segurança para testar o sistema de rádio. No momento usado exclusivamente para fins de segurança, o grid recebeu mensagens pré-gravadas por meio de um fone de ouvido no início do teste em Misano nesta terça-feira para testar o sistema.

Leia também:

Comentando o teste, o diretor esportivo da Dorna, Carlos Ezpeleta, disse: “Foi realmente apenas um primeiro teste preliminar, digamos, basicamente para testar duas coisas. Um, para saber se os pilotos poderiam ouvir mensagens nos fones de ouvido. E dois, para ver se (eles) se distraíam com uma mensagem que pudesse chegar no meio de uma curva ou em momentos de mais concentração”.

“Em ambos os casos, os resultados foram muito bons para os pilotos com quem falamos. Portanto, estamos consideravelmente felizes neste primeiro dia.”

A maioria dos pilotos que falaram à mídia nesta terça-feira achou que o teste do sistema foi positivo, embora a maioria estivesse preocupada com os fones de ouvido atrapalhando a audição do motor, por causa do vento.

Andrea Dovizioso foi um desses pilotos a notar isto, embora sinta que as mensagens reais foram transmitidas claramente: “Testamos e é bom porque o som era claro e pude ouvir o que disseram. Mas, infelizmente, eles têm que trocar o fone de ouvido porque era como se eu não tivesse tampões, então o som do vento estava tão alto e eu não consegui ouvir muito o motor.”

Joan Mir, da Suzuki, acrescentou: "Tentamos na primeira saída. É algo em que temos que continuar trabalhando um pouco porque o projeto é muito novo, tudo precisa melhorar. Mas vamos ver.”

"Normalmente, os tampões de ouvido que usamos [cancelam o ruído] um pouco mais. Não ouvimos quase nada de fora e, com isso, parece que ouvimos mais. Para alguns pilotos, pode ser um problema”.

Pol Espargaró, da KTM, teve que parar de testar o sistema porque o ruído externo na moto era muito alto. “Infelizmente, não foi ótimo”, disse ele. “Pude ouvir as mensagens que chegam ao meu ouvido e pude entender o que estavam me dizendo, o que é bom. Mas o problema é o cancelamento de ruído. Assim, os protetores de ouvido que usamos [normalmente] tiram o ruído e era muito barulhento.”

“Fui para a pista, mas precisava ir para os boxes porque estava muito barulhento. Portanto, precisa ser melhorado”.

Ezpeleta admite que alguns problemas precisam ser resolvidos antes que o sistema seja introduzido de maneira adequada, mas isso acontecerá assim que todos os comentários dos pilotos forem coletados.

“É claro que há algumas coisas que precisamos melhorar no novo sistema”, disse Ezpeleta. “Agora é só ouvir os pilotos e ver quais são nossos requisitos para o futuro, se haverá um cabo ou nenhum cabo; o tamanho dos receptores nas roupas de couro; os fones de ouvido e quanto ruído eles cancelam da bicicleta”, completou.

Verstappen detona Honda após quebra de motor e “show de m....” no GP da Toscana de F1

PODCAST: Após 'comemorar' GP 1000, qual é o tamanho da crise da Ferrari?

 

Artigo anterior MotoGP: Dovizioso afirma que falta consistência para conquistar título de 2020
Próximo artigo MotoGP: Quartararo está "se acostumando" à problemática Yamaha

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros