Recomendado para você

F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda

F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Marko admite que Red Bull tinha "contrato pronto" para Norris; entenda
Moreira revela o que foi mais difícil na adaptação para MotoGP

Moreira revela o que foi mais difícil na adaptação para MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Moreira revela o que foi mais difícil na adaptação para MotoGP
F1: Jos Verstappen 'levanta lebre' e aponta "diferença" entre carros da McLaren

F1: Jos Verstappen 'levanta lebre' e aponta "diferença" entre carros da McLaren

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Jos Verstappen 'levanta lebre' e aponta "diferença" entre carros da McLaren
Alonso detona GP de Las Vegas: Pista "não é do padrão da F1"

Alonso detona GP de Las Vegas: Pista "não é do padrão da F1"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
Alonso detona GP de Las Vegas: Pista "não é do padrão da F1"
Verstappen na briga, caos na McLaren: Vencedores e perdedores do GP de Las Vegas de F1

Verstappen na briga, caos na McLaren: Vencedores e perdedores do GP de Las Vegas de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
Verstappen na briga, caos na McLaren: Vencedores e perdedores do GP de Las Vegas de F1
MotoGP "poderia usar" alguns dos circuitos de rua da F1 no futuro, diz CEO

MotoGP "poderia usar" alguns dos circuitos de rua da F1 no futuro, diz CEO

MotoGP
MotoGP
MotoGP "poderia usar" alguns dos circuitos de rua da F1 no futuro, diz CEO
Mick Schumacher correrá pela RLL na temporada 2026 da Indy

Mick Schumacher correrá pela RLL na temporada 2026 da Indy

Indy
Indy
Indy October Testing
Mick Schumacher correrá pela RLL na temporada 2026 da Indy
F1: Ferrari deve "se acalmar" após pessimismo de Hamilton em Las Vegas, diz Vasseur

F1: Ferrari deve "se acalmar" após pessimismo de Hamilton em Las Vegas, diz Vasseur

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Ferrari deve "se acalmar" após pessimismo de Hamilton em Las Vegas, diz Vasseur

MotoGP: Pilotos reclamam de fone em novo sistema de rádio após teste em Misano

Categoria iniciou testes do sistema na terça-feira (15) em Misano e busca aprimorá-lo para implementação no futuro

Andrea Dovizioso, Ducati Team

Os pilotos da MotoGP deram as suas opiniões sobre o sistema de aviso de rádio que testaram na última terça-feira (15), após o GP de San Marino, em Misano. Na sexta-feira passada, o piloto da Honda Stefan Bradl testou o sistema pela primeira vez a pedido dos promotores da MotoGP, a Dorna Sports, como forma de comunicar mensagens de aviso aos pilotos, juntando-se às habituais bandeiras.

A visibilidade das bandeiras e atrasos no recebimento de mensagens sobre paralisações foram questões de preocupação levantadas durante a rodada dupla na Áustria no mês passado, com os pilotos concordando na Comissão de Segurança para testar o sistema de rádio. No momento usado exclusivamente para fins de segurança, o grid recebeu mensagens pré-gravadas por meio de um fone de ouvido no início do teste em Misano nesta terça-feira para testar o sistema.

Leia também:

Comentando o teste, o diretor esportivo da Dorna, Carlos Ezpeleta, disse: “Foi realmente apenas um primeiro teste preliminar, digamos, basicamente para testar duas coisas. Um, para saber se os pilotos poderiam ouvir mensagens nos fones de ouvido. E dois, para ver se (eles) se distraíam com uma mensagem que pudesse chegar no meio de uma curva ou em momentos de mais concentração”.

“Em ambos os casos, os resultados foram muito bons para os pilotos com quem falamos. Portanto, estamos consideravelmente felizes neste primeiro dia.”

A maioria dos pilotos que falaram à mídia nesta terça-feira achou que o teste do sistema foi positivo, embora a maioria estivesse preocupada com os fones de ouvido atrapalhando a audição do motor, por causa do vento.

Andrea Dovizioso foi um desses pilotos a notar isto, embora sinta que as mensagens reais foram transmitidas claramente: “Testamos e é bom porque o som era claro e pude ouvir o que disseram. Mas, infelizmente, eles têm que trocar o fone de ouvido porque era como se eu não tivesse tampões, então o som do vento estava tão alto e eu não consegui ouvir muito o motor.”

Joan Mir, da Suzuki, acrescentou: "Tentamos na primeira saída. É algo em que temos que continuar trabalhando um pouco porque o projeto é muito novo, tudo precisa melhorar. Mas vamos ver.”

"Normalmente, os tampões de ouvido que usamos [cancelam o ruído] um pouco mais. Não ouvimos quase nada de fora e, com isso, parece que ouvimos mais. Para alguns pilotos, pode ser um problema”.

Pol Espargaró, da KTM, teve que parar de testar o sistema porque o ruído externo na moto era muito alto. “Infelizmente, não foi ótimo”, disse ele. “Pude ouvir as mensagens que chegam ao meu ouvido e pude entender o que estavam me dizendo, o que é bom. Mas o problema é o cancelamento de ruído. Assim, os protetores de ouvido que usamos [normalmente] tiram o ruído e era muito barulhento.”

“Fui para a pista, mas precisava ir para os boxes porque estava muito barulhento. Portanto, precisa ser melhorado”.

Ezpeleta admite que alguns problemas precisam ser resolvidos antes que o sistema seja introduzido de maneira adequada, mas isso acontecerá assim que todos os comentários dos pilotos forem coletados.

“É claro que há algumas coisas que precisamos melhorar no novo sistema”, disse Ezpeleta. “Agora é só ouvir os pilotos e ver quais são nossos requisitos para o futuro, se haverá um cabo ou nenhum cabo; o tamanho dos receptores nas roupas de couro; os fones de ouvido e quanto ruído eles cancelam da bicicleta”, completou.

Verstappen detona Honda após quebra de motor e “show de m....” no GP da Toscana de F1

PODCAST: Após 'comemorar' GP 1000, qual é o tamanho da crise da Ferrari?

 

Artigo anterior MotoGP: Dovizioso afirma que falta consistência para conquistar título de 2020
Próximo artigo MotoGP: Quartararo está "se acostumando" à problemática Yamaha

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros