MotoGP precisa "subir de patamar" para atrair grandes patrocinadores, diz CEO da Aprilia
Massimo Rivola acredita que a compra da Dorna pela Liberty Media pode impulsionar esse processo
Com uma extensa experiência trabalhando na Fórmula 1, que vive hoje um dos maiores booms de popularidade de sua história, o CEO da Aprilia, Massimo Rivola, defende que a MotoGP precisa "subir de patamar", visando atrair patrocinadores de mais peso para o esporte.
Rivola entrou para a estrutura de gestão da Aprilia em 2019 após um longo período na Ferrari na F1, onde ocupou o cargo de diretor esportivo de 2009 a 2016 antes de assumir o comando do programa de desenvolvimento de pilotos.
A mudança do italiano da Toro Rosso para a Ferrari em 2009 foi impulsionada pelo então diretor da equipe, Stefano Domenicali, que atualmente é o CEO da F1 e executivo sênior da Liberty Media. A Liberty está em processo de aquisição de uma participação de 86% no controle da Dorna, detentora dos direitos da MotoGP, em um negócio que avaliará a empresa espanhola em cerca de 4,3 bilhões de euros.
Atualmente, a compra está sujeita a "uma investigação aprofundada" por parte da União Europeia, que quer garantir que a Liberty não viola nenhuma lei antitruste por ser proprietária da F1 e da MotoGP. Rivola, que continua a ter um forte relacionamento com Domenicali, acredita que a Liberty poderia fortalecer o braço comercial da MotoGP, o que ajudaria a trazer novos patrocinadores para a categoria.
Esses comentários foram feitos depois que a petrolífera espanhola Repsol deixou o campeonato após três décadas, tendo sido uma forte parceira da Honda desde 1995.
Massimo Rivola, Aprilia Racing
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
"Se olharmos para o que a Liberty fez com a F1, a MotoGP precisa de alguém que esteja focado em marketing", disse Rivola ao Motorsport.com. "Nessa área, temos que subir de patamar. Temos que alcançar mais pessoas e atrair mais e maiores patrocinadores. Tenho certeza de que a Liberty terá o canal certo para dar esse passo".
Rivola acredita que a Dorna fez um trabalho fenomenal na promoção da MotoGP, mas acha que a Liberty é a empresa certa para levá-la a outro nível. Ele também enfatizou que a categoria rainha deve se destacar das divisões inferiores - Moto2 e Moto3 - para se tornar mais atraente para os patrocinadores.
"O futuro da MotoGP é brilhante", disse ele. "Acho que ainda temos um pouco de dificuldade para chegar aos níveis da F1, mas não precisamos copiar e colar. A MotoGP tem de ser mais ambiciosa do que a Moto2 e a Moto3. Talvez não da mesma forma que a F1, mas a promoção desse elemento aspiracional atrairá patrocinadores maiores".
"Alguns desses patrocinadores querem se diferenciar, já que trazem muito dinheiro e gostam do fato de estarem operando em um determinado nível".
ALEX BARROS: Márquez x Bagnaia é VALENTINO x MÁRQUEZ 2.0? Rossi 'na' DUCATI, SENNA e Diogo Moreira
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
ALEX BARROS: Márquez x Bagnaia é VALENTINO x MÁRQUEZ 2.0? Rossi 'na' Ducati, SENNA e Diogo Moreira
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.