Relato de classificação

MotoGP: Quartararo é pole em Portugal após Bagnaia ter volta cancelada; Márquez é 6º

Francês da Yamaha conquista pole após Bagnaia da Ducati ter sua volta cancelada pela direção de prova

Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing

Após uma manhã movimentada em Portugal, marcada pelo forte acidente de Jorge Martín, a MotoGP voltou à pista de Portimão para a classificação, que determinou o grid de largada para o GP deste domingo. E em uma grande disputa no Q2, a pole position ficou com Fabio Quartararo, enquanto Marc Márquez garantiu a 6ª posição em seu retorno após nove meses longe.

Márquez é o grande assunto do final de semana e vem mostrando bons resultados mesmo após tanto tempo afastado. O hexacampeão apenas caiu no Q1 porque não conseguiu entregar uma volta rápida nos minutos finais do TL3, devido à paralisação causada pelo acidente do piloto da Pramac Ducati.

Leia também:

Q1

Assim que o cronômetro iniciou a regressiva de 15 minutos, os 11 pilotos foram rapidamente à pista para a primeira saída. Participaram dessa primeira parte do treino: Álex Márquez, Joan Mír, Pol Espargaró, Valentino Rossi, Marc Márquez, Brad Binder, Danilo Petrucci, Enea Bastianini, Takaaki Nakagami, Lorenzo Savadori e Iker Lecuona.

Jorge Martín, que terminou em 20º no combinado dos três treinos livres, não disputou a classificação após seu grave acidente sofrido no TL3. O espanhol sofreu contusões na cabeça, mão direita e tornozelo e foi encaminhado ao hospital para mais exames.

No final da primeira parte do treino, Marc Márquez ficou com a ponta ao marcar 01min39s253, seguido de Joan Mir, com 01min39s710

Veja como ficou o grid de largada entre os pilotos que não passaram para o Q2, de 13º a 21º: Álex Márquez, Pol Espargaró, Brad Binder, Enea Bastianini, Valentino Rossi, Danilo Petrucci, Iker Lecuona, Lorenzo Savadori e Takaaki Nakagami

Q2

Os campeões Marc Márquez e Joan Mir garantiram o direito de disputar disputar a pole position com os dez melhores nos primeiros treinos livres do final de semana: Fabio Quartararo, Franco Morbidelli, Francesco Bagnaia, Johann Zarco, Álex Rins, Jack Miller, Luca Marini, Aleix Espargaró, Miguel Oliveira e Maverick Viñales.

O começo do Q2 foi repleto de incidentes, como Quartararo escapando da pista e a queda do líder do campeonato, Johann Zarco. Na segunda rodada de voltas, ainda tivemos a queda de Miguel Oliveira.

 

 

Enquanto isso, Márquez chegou a sair, mas rapidamente voltou aos boxes. A transmissão inclusive mostrou o hexacampeão mexendo no braço, deixando dúvidas se estaria com dores

No final, a pole position ficou com Fabio Quartararo após a volta de Francesco Baganaia ter sido cancelada devido a uma bandeira amarela. Álex Rins e Johann Zarco completam a primeira fila.

Fecham o top 12: Jack Miller, Franco Morbidelli, Marc Márquez, Aleix Espargaró, Luca Marini, Joan Mir, Miguel Oliveira, Francesco Bagnaia e Maverick Viñales.

A MotoGP volta à pista no domingo para o GP de Portugal, 3ª etapa da temporada 2021. A prova está marcada para as 09h, horário de Brasília. A transmissão será no Fox Sports. E no Motorsport.com você acompanha a cobertura completa do final de semana em Portimão.

SEXTA-LIVRE: Mercedes começa fim de semana em Ímola na frente; veja destaques da sexta

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: TELEMETRIA: A verdade sobre motor Honda e tudo sobre o GP da F1 em Ímola

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Martín sofre forte acidente no TL3 em Portugal, liderado por Quartararo; Márquez disputará Q1
Próximo artigo MotoGP: Mir detona Márquez e Rossi manifesta preocupação em Portugal

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil