MotoGP: Viñales abandona GP da Indonésia e tomará decisão sobre restante da temporada até domingo
Espanhol da Tech3 KTM segue com dores da lesão no ombro do acidente no GP da Alemanha e considera abandonar temporada para se recuperar plenamente

A equipe Tech3 KTM anunciou neste sábado que Maverick Viñales abandonou sua participação no GP da Indonésia, e que o espanhol deverá decidir ainda neste fim de semana se confirma seu desejo de desistir do restante da temporada 2025 da MotoGP para se recuperar plenamente da lesão no ombro.
A decisão foi tomada após a qualificação de sábado de manhã em Mandalika, onde ele terminou em 20º e último na RC16 com um tempo que foi quase 2s acima da marca da pole.
"Maverick Vinales vai se retirar do GP da Indonésia. Foi decidido com a equipe que Maverick se concentrará em sua lesão no ombro esquerdo", disse a Tech3 em um breve comunicado.
Vinales já havia declarado na sexta-feira que estava pensando em se retirar do restante da temporada para permitir que seu ombro se recuperasse completamente, tendo lutado por performance desde seu retorno à ação em Barcelona no mês passado.
O espanhol disse que qualquer decisão sobre o restante da campanha será tomada no domingo, depois de discutir o assunto com a Tech3 e a KTM. Com isso, ele desfalcou a marca austríaca na sprint do sábado e também no GP da Indonésia do domingo.

Maverick Vinales, Red Bull KTM Tech 3
Foto de: Sonny Tumbelaka / AFP via Getty Images
Viñales sofreu a primeira grande lesão de sua carreira na categoria no GP da Alemanha, em julho, quando quebrou o ombro em um highside em uma pista molhada na qualificação.
Depois de não participar da corrida e da etapa seguinte na República Tcheca, o piloto da Tech3 KTM tentou retornar após as férias de verão na Áustria, mas percebeu que precisava de mais tempo para voltar a pilotar a moto.
Foi somente duas rodadas depois, em Barcelona, que ele retornou por completo, mas os resultados se mostraram difíceis de obter, com o 13º lugar sendo o melhor resultado obtido nos três GPs que se seguiram.
A desistência de Viñales significa que apenas 19 pilotos participarão das duas corridas do fim de semana. A Aprilia já tinha dois desfalques, com Jorge Martín se recuperando da fratura na clavícula da sprint do Japão, enquanto Ai Ogura chegou a ir para Mandalika, mas desistiu de sua participação, com dores no punho da lesão de Misano.
Com Viñales fora, a KTM será representada pelos pilotos da equipe de fábrica Brad Binder e Pedro Acosta, bem como pela única moto Tech3 restante de Enea Bastianini.
POR QUE TÍTULO de MÁRQUEZ é GIGANTE? Como fica Marc x ROSSI? Pecco VENCE... Papo com DIOGO MOREIRA!
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.