Pole e recordista, Lorenzo diz: "não foi uma volta perfeita"
Jorge Lorenzo revela que volta com a qual conquistou pole para o GP de Valência poderia ter sido ainda melhor se ele tivesse extraído o máximo dos pneus
Na prova que marca a despedida da Yamaha, Jorge Lorenzo resolveu mostrar porque é piloto da equipe japonsesa desde 2008 e porque conquistou três títulos na MotoGP, derrotando com autoridade os adversários na classificação para o GP de Valência.
Além da pole, Lorenzo bateu em mais de 0s6 o recorde anterior, que pertencia a ele mesmo. Apesar de ter ficado um pouco surpreso com o próprio desempenho, Lorenzo revelou que poderia ter feito uma marca ainda melhor, não fossem erros na primeira curva na segunda e terceira tentativas no Q2.
"Jamais imaginei que pudesse andar tão rápido aqui. Mas ontem já pude ter uma ideia, temos bons pneus aqui. Quando apertei um pouco o ritmo no TL2, marquei 1min30s4. Sabia que poderia ficar na marca de 1min29s9, 1min29s8. Mas não 1min29s4, isso não", disse.
"É inacreditável o quão veloz podemos ser quando chega a hora de fazer a volta de classificação. Todos foram ao limite e fizemos tempos inacreditáveis. Mas não foi, mesmo que pareça difícil de acreditar, uma volta perfeita. Na segunda e terceira tentativas, errei na primeira curva. Poderia ter sido ainda mais veloz", contou.
"De qualquer forma, estou muito orgulhoso e feliz. Vencemos o primeiro desafio, agora é tentar conquistar o mais importante, que é a vitória", afirmou.
Marc Márquez também exaltou a volta e o recorde de Lorenzo. O campeão da temporada ficou em segundo, a 0s340 do compatriota. O piloto da Honda admitiu que a pole era impossível, mas espera ser mais competitivo na corrida, quando o desgaste dos pneus será um ponto fundamental.
"Hoje eu já sabia que a pole seria algo improvável, pois sofremos um pouco nas acelerações quando estamos com pneus novos. Quando a borracha se desgasta, porém, conseguimos gerenciar um pouco melhor a situação", disse.
"Vamos ver o que acontece amanhã. Sabemos que será difícil, especialmente para enfrentar Jorge, mas tentaremos gerenciar da melhor maneira possível a situação", afirmou.
Rossi alerta para ameaça de Viñales em briga por pódio
Após sofrer bastante com a falta de ritmo no TL2 e TL3, Valentino Rossi conseguiu melhorar um pouco o ritmo e já mostrou avanços no TL4, quando terminou em quinto. Na classificação, o italiano melhorou um pouco mais e terminou em terceiro, a ainda distantes 0s727 de Lorenzo.
De qualquer forma, Rossi reconhece que brigar com Márquez e Lorenzo, pelo menos pelo que se viu na sexta e no sábado, é uma possibilidade remota. Além disso, o piloto da Yamaha alerta para o ritmo do futuro companheiro de equipe, Maverick Viñales.
“Tive um dia muito difícil ontem. Nesta manhã, melhoramos um pouco o equilíbrio da moto, mas ainda não era bom o suficiente. À tarde, fizemos mais avanços e me senti bem na classificação. Queria fazer 1min29s, mas a primeira fila é um bom resultado, pois aqui é difícil ultrapassar", disse.
“No momento, Lorenzo e Márquez são mais velozes, mas Viñales também está forte - mais forte do que eu. Se quisermos brigar pelo pódio, precisamos melhorar e ser mais fortes. A primeira fila também é importante por isso, pois nos dá mais chances de fazer um bom começo e lutar", completou.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.