Rossi descarta uso de nova carenagem na Áustria
Valentino Rossi diz que benefícios de nova carenagem não justificam uso no Red Bull Ring, que recebe a MotoGP no próximo final de semana
Na última segunda-feira (7), a MotoGP realizou um teste coletivo em Brno e Valentino Rossi foi o mais veloz. Mas o que mais chamou a atenção foi a carenagem que a Yamaha testou no circuito tcheco - segundo Maverick Viñales, o objetivo da nova peça é melhorar a aceleração da M1.
Rossi avaliou positivamente a nova carenagem, destacando que ela torna a moto mais fácil de pilotar. Entretanto, o italiano descartou o uso da peça no GP da Áustria, pois a novidade compromete a velocidade de reta - elemento fundamental no circuito austríaco.
"A velocidade de reta é tudo em uma pista como a de Spielberg, então a nova carenagem talvez não seja a melhor para lá. Para mim, a velocidade de reta é muito importante e com esse tipo de carenagem você sempre perde um pouco", disse.
"No fim, a moto pareceu mais fácil de pilotar, com menos wheelie - um pouco como era com as asas. Eles precisam checar os dados, mas parece que perdemos velocidade de reta. Depois, a peça pode ser uma boa opção para outras pistas", afirmou.
Além da nova carenagem, a dupla da Yamaha testou um novo garfo dianteiro e Rossi confirmou que utilizará a novidade no próximo final de semana.
"É uma boa opção", disse. "A Yamaha já havia usado, Márquez testou no sábado em Brno e seguiu utilizando. Faremos o mesmo."
Márquez: foco em preparação para a Áustria
Marc Márquez saiu satisfeito do teste em Brno. Segundo o espanhol, o foco foi a preparação para o GP da Áustria e a busca por melhorias no ritmo de corrida.
"Tentamos evitar o wheelie, pois na Áustria isso será fundamental", disse. "Vimos que outras fabricantes trabalharam em cima disso, com diferentes carenagens."
"Não tivemos uma nova carenagem, mas algumas ideias que tentamos. Vamos ver, no fim você precisa encontrar um compromisso entre freadas estáveis e boa aceleração", afirmou.
"A sensação com a moto foi muito boa, a temperatura e a pista estavam boas. Foi o cenário ideal para tentar entender alguns acertos pensando na Áustria."
"Além disso, testamos alguns tipos de pneu dianteiro e, para a corrida, tentamos acertar a eletrônica. Estou feliz, pois trabalhamos no ritmo de corrida e fui bastante competitivo", completou.
Reportagem adicional por Oriol Puigdemont
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.