Rossi se diz preocupado com falta de velocidade final de nova Yamaha
Depois de teste satisfatório na Malásia, piloto admite que está tendo dificuldades no Catar no treino desta semana
Valentino Rossi admite estar "preocupado" com o alto déficit de velocidade que a Yamaha enfrenta em relação a suas rivais após o segundo dia de testes no Catar.
O heptacampeão da categoria principal apontou a falta de velocidade da M1 como uma de suas maiores fraquezas, tendo registrado sua melhor velocidade em 334,3 km/h no domingo. Em comparação, as Hondas de Marc Márquez e Cal Crutchlow alcançaram 346,1 km/h.
"Infelizmente estamos um pouco lentos na reta", disse Rossi. "Por algum motivo em Sepang, não fomos muito lentos, mas aqui no Catar temos uma grande desvantagem, talvez porque temos dificuldades na saída das curvas.”
"Eu disse em novembro passado que tínhamos dois motores diferentes para tentar, eu decidi por um, e este é o motor. Mas a desvantagem aqui em relação à Honda e à Ducati é de mais de 10 km/h na reta, estamos um pouco preocupados. Mas neste momento, é assim."
Explicando por que esteve tão mal na tabela de tempos no domingo, (19º) Rossi acrescentou: "ontem [sábado] tivemos um cenário base, e eu não estava tão mal, hoje tentamos melhorar, tentamos algumas configurações e materiais diferentes”.
"Mas infelizmente não melhoramos. Foi um dia difícil. Sempre fui muito lento. Não estamos felizes."
Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Photo by: Gold and Goose / LAT Images
Viñales: Moto atual é a melhor Yamaha desde que cheguei ao time
Embora mais otimista sobre o seu dia, Viñales apontou a falta de aceleração como uma área onde a marca Iwata ainda está cedendo "alguns décimos" a suas rivais.
"Com certeza a moto está funcionando muito bem, acho que é a melhor moto que temos nos últimos dois anos", disse o espanhol.
"Mas os competidores deram passos realmente grandes, então precisamos continuar trabalhando, especialmente na aceleração. Acho que agora perdemos bastante nessa área.”
"Em Sepang não tanto, mas aqui mais. Amanhã [segunda-feira] eu acho que vamos fazer um acerto diferente, assim talvez possamos ganhar alguma velocidade máxima que será muito importante, especialmente para a corrida.”
"No momento, o caminho certo para o foco é com certeza na aceleração. Estamos muito rápidos nas curvas, mas agora estamos perdendo nas saídas."
Quando os comentários de Viñales sobre o fato de achar que a Yamaha tem a moto mais forte desde que ele se juntou à equipe em 2017 foram ditos a Rossi, o italiano respondeu: "se ele diz isso, eu estou de acordo”.
"Sinceramente, sofri um pouco com a aderência traseira, especialmente hoje. Tentamos algumas coisas diferentes para melhorar, porque ontem a base e não era tão ruim.”
"Para mim, não somos fortes o suficiente para vencer. Ainda temos uma desvantagem em relação à melhor moto. Mas espero com todo o coração que eu esteja errado e que Maverick esteja certo."
Reportagem adicional por Oriol Puigdemont.
Maverick Vinales, Yamaha Factory Racing
Photo by: Gold and Goose / LAT Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.