Recomendado para você

F1: Sainz 'roubou' vaga de Bottas na Williams; entenda

F1: Sainz 'roubou' vaga de Bottas na Williams; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Sainz 'roubou' vaga de Bottas na Williams; entenda
Button anuncia que prova no Bahrein será a última da carreira

Button anuncia que prova no Bahrein será a última da carreira

WEC
WEC
Button anuncia que prova no Bahrein será a última da carreira
F1: Lawson é considerado culpado pela federação mexicana por incidente com fiscais

F1: Lawson é considerado culpado pela federação mexicana por incidente com fiscais

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Lawson é considerado culpado pela federação mexicana por incidente com fiscais
F1: Red Bull assume que "matou" alguns pontos de Tsunoda no GP do México

F1: Red Bull assume que "matou" alguns pontos de Tsunoda no GP do México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Red Bull assume que "matou" alguns pontos de Tsunoda no GP do México
F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível

F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível
F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"

F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"
Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda

Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda

Geral
Geral
Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda
Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação

Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação

Fórmula 1
Fórmula 1
Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação

Rossi vê duelo com Lorenzo na Catalunha em 2009 como melhor atuação

Italiano lembra que briga com espanhol ocorreu durante todo o final de semana, tendo seu desfecho famoso na última curva da corrida

Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing, Jorge Lorenzo, Yamaha Factory Racing

Valentino Rossi tem uma longa e bem sucedida carreira com inúmeros duelos dentro e fora da pista. Depois que ele dificilmente pôde lutar pelas vitórias ou pelo título mundial em 2018, o italiano preferiu se lembrar de uma de suas mais brilhantes conquistas. Seu melhor duelo? Barcelona 2009, segundo o próprio "Doutor". Neste mesmo momento, o ponto mais baixo de sua relação com Jorge Lorenzo na garagem da Yamaha foi alcançado.

Cinco pontos separavam os dois pilotos no campeonato antes do GP da Catalunha, a sexta corrida da temporada 2009. Tanto Rossi como Lorenzo queriam atacar o líder do campeonato, Casey Stoner. A Yamaha estava de olho, com o espanhol apenas quatro pontos atrás do australiano e o italiano nove.

Mas o duelo interno dos companheiros de equipe prevaleceu, mais uma vez, sobre os interesses da equipe. O muro dentro do box era um sinal claro. Os dados também não eram trocados. Em sua segunda temporada na MotoGP, Lorenzo já estava em plena forma e desafiava o atual campeão.

Luta desde sexta-feira

Mas Rossi não estava disposto a ceder, e em Barcelona ​​o duelo na pista teve que ser comemorado. Foi muito além dos 25 pontos da vitória: foi sobre orgulho, honra e supremacia na Yamaha. O próprio Rossi viu o duelo nove anos depois como o mais belo de sua carreira.

 

"Desde a manhã de sexta-feira nós já lutávamos um contra o outro. Primeiro pelos melhores lugares nas sessões de treino, depois pela pole position e o primeiro lugar no warm up e depois na corrida toda até à última curva", recorda Italiano

Lorenzo chegou com duas vitórias antes de Barcelona – Japão e França. Rossi, por outro lado, venceu em Jerez. Ele queria colocar seu jovem adversário em seu lugar. Ele garantiu o melhor tempo no primeiro treino livre, mas Lorenzo respondeu no segundo treino com o melhor tempo. Também na classificação, o espanhol cravou a pole em cima do italiano com 0s013 de vantagem sobre seu companheiro de equipe para alcançar a pole position.

A corrida

No domingo, Rossi marcou o melhor tempo no warm up, desta vez 0s048 à frente de Lorenzo. Na corrida, a liderança entre os pilotos da Yamaha mudou inúmeras vezes. No início, Lorenzo garantiu a liderança, mas na quarta volta, o italiano assumiu o primeiro lugar da corrida. Na volta 13, Lorenzo devolveu o golpe. As últimas voltas da corrida foram particularmente emocionantes.

 

Três voltas antes do final da corrida, Rossi voltou para o primeiro lugar. Curva após curva, Lorenzo ousou atacá-lo. O espanhol se tornou líder novamente na última volta da corrida. Ele conseguiu resistir aos ataques de Rossi até a última curva, mas o "Doutor" não desistiu e na última curva fez uma manobra que entrou para a história. Rossi venceu com 0s095 à frente de Lorenzo.

No fim, para coroar a bela prova, Rossi, Lorenzo e Stoner empataram na liderança do mundial.

"Acho que foi a melhor corrida da minha carreira, já que estávamos em pé de igualdade", disse Rossi quase dez anos depois.

O italiano vai encarar sua 18ª temporada de MotoGP em 2019. Durante este longo período, ele conseguiu ver um aumento significativo na intensidade da competição, especialmente nos últimos anos.

"O nível de desempenho é incrível no momento", disse o italiano. "Os primeiros 12 estão perto de sexta-feira de manhã até domingo à tarde."

Rossi atribui esse desenvolvimento aos seguintes fatores: eletrônica padrão (desde 2016), pneus Michelin (desde 2016) e continuidade do regulamento.

"Todos os pilotos podem escolher o pneu perfeito para o seu estilo de condução, e os regulamentos técnicos foram estabelecidos há algum tempo, e pouco mudou desde que todas as motos estão melhorando. Então estamos nos aproximando de um nível muito semelhante."

Artigo anterior Lorenzo: “Possibilidade de me aposentar me deixou deprimido”
Próximo artigo Dovi acha que quedas no início do ano fizeram Ducati ficar mais forte

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros