Recomendado para você

F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy
Indy
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Final da Special Edition coloca pilotos em duelo direto
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Após 'rebaixamento', Tsunoda é elogiado por chefe da Red Bull
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Alpine confirma data de lançamento do carro para temporada 2026
Últimas notícias

Rossi: Yamaha pode considerar mudança de configuração de motor

Italiano multicampeão diz que Yamaha pode utilizar motor com design V4

Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing, Andrea Dovizioso, Ducati Team

Sem vencer desde a corrida de Assen do ano passado, a Yamaha está agora à beira da sua pior sequência na MotoGP e vai ultrapassar o recorde existente de 22 corridas (entre 1996 e 1998) se não conseguir vencer na próxima prova, em Aragón.

Juntamente com a Suzuki, a Yamaha é um dos dois fabricantes que utiliza o esquema de motores em linha para suas motos na MotoGP, com a Honda e a Ducati - juntamente com a Aprilia e a KTM - utilizando a configuração V4.

A Honda usou um motor assim desde o início da era na MotoGP, embora tenha mudado de V5 para V4 em 2007, enquanto a Ducati sempre usou um design V4 de ângulo aberto desde que entrou na classe em 2003.

Perguntado se a Yamaha poderia considerar a possibilidade de abandonar o layout em linha, utilizados desde 2002 para um semelhante aos seus rivais, Rossi respondeu: “Sim, é possível que também o motor seja um problema. É possível.”

“Temos que dizer que a Ducati e a Honda aprenderam com a Yamaha, porque já a Yamaha três, quatro anos, era muito suave e a Honda e a Ducati eram mais agressivas.”

“Parece que nos últimos anos a Ducati e a Honda se tornaram mais como a Yamaha. Eles têm a formação em V, nós temos a linha de quatro... esse pode ser o motivo.”

Rossi, que caiu para terceiro no campeonato depois do GP de San Marino no último final de semana, também observou que a taxa de desenvolvimento da Yamaha sofreu nas últimas temporadas, não tendo estado no pódio desde a corrida de Sachsenring.

Seu companheiro de equipe, Maverick Vinales, também caiu para quinto na classificação.

“Nas últimas três temporadas, começamos a em um bom nível, mas depois, especialmente na segunda parte, parece que, tecnicamente, sofremos mais”, comentou Rossi.

“Na verdade, se você tirar meus resultados, eu fiz muito mais pódios na primeira parte do que na segunda. E isso aconteceu nos últimos três anos.”

“Parece que a Ducati e a Honda conseguem desenvolver melhor a moto do que nós. Então isso é um problema; eles [Yamaha] precisam entender o motivo.”

Reportagem adicional por Lena Buffa

Artigo anterior Márquez: momento de crescimento da Ducati representa “sorte”
Próximo artigo Rabat espera voltar a correr no GP da Tailândia

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros