Coluna

Stats & Facts: GP da Itália

Confira os número e estatísticas da sexta etapa da MotoGP em 2015

Jorge Lorenzo, Yamaha Factory Racing, Andrea Dovizioso, Ducati Team e Marc Marquez, Repsol Honda Tea
Andrea Iannone, Ducati Team, Marc Marquez e Dani Pedrosa, Repsol Honda Team e Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Pódio: segundo lugar Andrea Iannone, Ducati Team e vencedor Jorge Lorenzo e terceiro lugar Valentino Rossi, Yamaha Factory Racing
Largada: Jorge Lorenzo, Yamaha Factory Racing lidera
Jorge Lorenzo, Yamaha Factory Racing

- Pela quarta vez Lorenzo triunfou em Mugello na MotoGP (2011, 2012, 2013 e 2015). Além disso, desde 2009 o espanhol quando não ganha chega em segundo no circuito italiano. Um recorde bastante expressivo. Jorge tem uma vitória na Itália nas 250cc, em 2006.

- Com o pódio, Lorenzo empata com a lenda Giacomo Agostini em 88 na categoria máxima do mundial. O italiano, entretanto, tem 68 vitórias. Jorge venceu sua 36ª na Itália.

- Andrea Iannone colocou a Ducati na pole em Mugello pela primeira vez desde Casey Stoner em 2007. Foi a terceira pole da Desmosedici na pista da Toscana – primeira foi com Sete Gibernau em 2006.

- Foi a primeira pole no “Maniac Joe” na MotoGP. Ele não marcava uma pole, pasme, desde o GP da Aragón de 2010, ainda na Moto2. Foi também a primeira vez de um italiano marcando uma pole por uma montadora italiana na Itália desde Giacomo Agostini em Imola em 1972.

- Márquez está a 49 pontos do líder Valentino Rossi no campeonato. O espanhol nunca esteve tão longe de um líder na MotoGP. É a maior desvantagem do atual bicampeão desde 2011. Na Moto2, o 93 chegou a estar 57 pontos atrás de Bradl após o GP da Catalunha.

- O 13º no grid é a pior posição de largada de Márquez na MotoGP.

- Tito Rabat venceu sua primeira corrida no ano. Foi a primeira vitória de um piloto com o número 1 na categoria intermediária desde Lorenzo na Austrália em 2007.

- A exemplo do primeiro pódio (Catalunha 2012) e da primeira pole (Holanda 2013), Miguel Oliveira conquistou a primeira vitória de um piloto português no mundial.

- Foi a sétima corrida da Moto3 sem vitória espanhola. A última vez que tamanho jejum ocorreu foi entre os GPs do Japão em 2008 e Espanha 2009. Desde 2001 pelo menos um espanhol ia ao pódio na categoria menor em Mugello, sequência que foi finalizada neste fim de semana.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Talking point: GP da Itália
Próximo artigo Com exclusividade, Barros fala sobre sua última vitória na MotoGP

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil