Zarco: Minha chegada à KTM “abriu a mente” de Espargaró
Francês diz que por ter saído recentemente da Yamaha pode dar diretrizes boas no desenvolvimento da KTM
Johann Zarco sente que as informações que forneceu durante sua estreia na KTM, no teste de pós-temporada da MotoGP em Valência, ajudaram seu colega de equipe Pol Espargaró a "abrir a sua mente" sobre os problemas da moto.
Zarco terminou os dois dias em 17º e 21º sofrendo também dois acidentes.
Seu principal problema no dia 1 foi nas entradas de curva, questão que persistiu no dia seguinte também, mas Zarco sente que ainda é capaz de dar ao companheiro de equipe Espargaró novas informações que podem ajudar o espanhol.
"Acho que falei com ele apenas de aceleração ou sensação na moto. Eu dizia: 'você acha que esse sentimento é estranho?'", explicou Zarco. "Ele respondeu: 'quase não sinto mais porque estou acostumado'.
"Eu meio que abri a mente dele e ele estava feliz por isso, essa é a nova informação.”
"Eu tenho uma equipe de fábrica, há muitas pessoas ao meu redor, mas meu comentário continua o mesmo. Eu vou na moto, sinto a moto, sinto se tenho problemas ou não, ou se tenho boas sensações, e explico isso."
Espargaró está confiante de que Zarco irá se adaptar à KTM e deu as boas-vindas aos novos comentários do francês sobre o protótipo da RC16.
"Ele foi rápido e vai ser rápido, com certeza", disse o espanhol. "Ele só precisa de tempo para se adaptar a esta moto”.
"Nós confiamos 100% em Johann, porque meu problema agora é que eu sinto alguns problemas, e com certeza não será o mesmo problema que Johann, porque eu estou andando nesta moto há dois anos e nós melhoramos incrivelmente. Você não pode acreditar.”
"Mas ainda há muitas áreas para melhorar e com certeza Johann, que vem da Yamaha, tem outra base. Na Yamaha essa parte (entrada de curvas) é muito boa, e é assim que ele compara a moto.”
"Isso é bom porque ele mostra maneiras de melhorar a moto, e é também por isso que a KTM o trouxe. É porque ele é rápido e ele vai nos mostrar algumas ideias novas e coisas diferentes que talvez eu não consiga sentir e mudar."
Zarco admitiu que está considerando mudar o estilo de pilotagem que tinha na Yamaha, mas ao mesmo tempo enfatizou que quer que a moto permita que ele corra da maneira que prefere.
"Isso é possível, já estou pensando em meu estilo de pilotagem para mudar as coisas, mas o que era forte na Yamaha deve ser forte também em outra moto", disse ele.
"Quando eu sigo Marc Márquez posso ver que ele é forte na entrada das curvas e não apenas por causa de suas habilidades, mesmo que ele tenha algo melhor que os outros pilotos, mas também porque a moto está dando a ele a chance.”
"Melhoramos a sensação, isso é bom. Me sinto melhor com a moto, apenas a velocidade não está lá."
Pol Espargaro, Red Bull KTM Factory Racing
Photo by: Gold and Goose / LAT Images
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.