Dillon vence Daytona 500 após última volta caótica
Austin Dillon abriu a última volta em segundo, mas herdou a vitória de Aric Almirola, que rodou na saída da curva 3 do circuito de Daytona
Austin Dillon entrou na última volta da Daytona 500 na segunda posição, mas acabou conquistando a vitória da prova disputada noite deste domingo depois que Aric Almirola, líder até então, rodou na saída da curva 3.
Bubba Wallace terminou em segundo, seguido por Denny Hamlin, Joey Logano, Chris Buescher, Paul Menard, Ryan Blaney, Ryan Newman, Michael McDowell e AJ Allmendinger, que completaram o top-10.
Um acidente envolvendo 13 carros e o vencedor da Daytona 500 de 2017, Kurt Busch, a duas voltas do final, incendiou a corrida, que teve Hamlin na liderança na relargada.
A corrida
Segmento 1
Kurt Busch venceu o primeiro segmento da Daytona 500, que abriu a temporada 2018 da Monster Energy Nascar Cup, em sua primeira vitória na carreira. Para alcançar a vitória, Busch liderou 14 das 60 voltas do segmento.
Alex Bowman terminou em segundo, seguido por Ricky Stenhouse Jr., Ryan Blaney, Martin Truex Jr., Michael McDowell, Kevin Harvick, Chase Elliott, Kyle Larson e Paul Menard.
Depois de cinco voltas, os três fabricantes (Chevrolet, Toyota e Ford) eram representados na frente por Hamlin na liderança seguido por Wallace e Stenhouse Jr. Kurt Busch e Blaney completavam o top-5.
A primeiro bandeira amarela foi causada por Corey LaJoie, que teve o motor estourado na nona volta. Hamlin manteve a liderança e aproveitou para entrar nos pits para reabastecer, mas acabou recebendo uma penalidade por parar fora da área de pit e caiu para 39º, uma volta atrás dos demais.
A corrida reiniciou na 12ª volta com Kurt Busch na ponta seguido por Stenhouse, Wallace, Newman, Bowman, Elliott, Jones, Logano, Truex, Kyle Busch, Ragan, Kahne, Keselowski, Suarez e Blaney.
Bowman recuperou a liderança uma volta depois, seguido por Busch, Jones, Wallace, Stenhouse, Kyle Busch, Logano, Kahne, Newman e Truex.
Kahne foi forçado a sair do pelotão por Suarez na saída da curva 4 e acabou caindo para 37º.
Pouco depois, na 23ª volta, Jones tomou a liderança de Bowman na entrada da curva 3. Stenhouse subiu para segundo seguido por Logano, Bowman, Harvick, Kyle Busch, Kurt Busch, Harvick, Suarez, Truex e Blaney. Na 29ª volta, Kyle Busch tee seu pneu traseiro esquerdo furado, precisou trocá-lo e perdeu muitas posições.
A segunda bandeira amarela foi acionada na 50ª volta, depois que Kyle Busch escapou da pista na saída da curva 3 e acabou batendo em Jamie McMurray e DJ Kennington.
A relargada foi autorizada na volta 56 com 33 carros na mesma volta. Kurt Busch segurou a ponta, mesmo pressionado por Jones e Elliott e recebeu a bandeirada do primeiro seguimento na primeira posição, seguido por Stenhouse e Blaney.
Segmento 2
O segundo segmento foi vencido por Ryan Blaney, seguido por Paul Menard, 0s065 atrás. Joey Logano terminou em terceiro, seguido por Almirola, Michael McDowell, Martin Truex Jr., Bubba Wallace, Trevor Bayne, Austin Dillon e Denny Hamlin.
Na 68ª volta, Blaney assumiu a liderança, seguido por Menard, Keselowski, Bowman, Stenhouse, Harvick, Kahne, Almirola, Bayne e Gaughan.
Kurt Busch voltou ao top-15 na volta 70, com Blaney mantendo a liderança na Volta 75, seguida por Menard com Bowman tentando fazer a linha interna funcionar.
Na volta 91, Byron bateu no muro na saída da curva 4 e causou a quarta bandeira amarela.
A relargada foi autorizada na volta 97 com Truex na ponta seguido por Blaney, Keselowski, Harvick, Elliott, Ragan, Bayne, Kahne, Menard, Stenhouse, Kurt Busch Almirola, Bowyer, Hamlin e Austin Dillon. Blaney tentou passar o Truex na relargada, mas acabou bloqueado.
Na volta 102, Keselowski tocou na parte traseira de Elliott para provocar a quinta bandeira amarela. O Chevy No. 9 girou na pista e atingiu Harvick, Danica Patrick, McDowell, Ragan, Bowyer e Kahn, que acabaram abandonando a prova.
Blaney liderou as 10 últimas voltas, com Menard o pressionando. Bayne, Stenhouse e Kurt Busch completavam os cinco primeiros. Pouco antes do final do segmento, o caro de Stenhouse começou aquecer e foi forçado a diminuir o ritmo e caiu para 25º.
Segmento 3
Blaney recebeu a bandeira verde para o terceiro segmento na volta 126. Joey Logano figurou em segundo seguido por Menard, Hamlin, Bayne, Gaughan, Almirola, Newman, Austin Dillon, Bowman, Wallace, DiBenedetto, Kurt Busch, Gaulding e AJ Allmendinger. William Byron foi o Lucky dog e relargou em 22º. Ainda havia 29 carros na pista.
Com 65 voltas para o final, Menard, que estava em nono, tentou fazer algo acontecer na pista interna e atacou Stenhouse e Kurt Busch. Cinco voltas mais tarde, Kurt Busch arriscou uma jogada na parte de dentro da pista e ficou em 13º, atrás de Almirola.
Blaney continuou a liderar com 40 voltas restantes. Logano, Hamlin, Bowman, DiBenedetto, Wallace, Newman, Allmendinger, Kurt Busch, Buescher, Almirola, Truex e Menard completavam a fila.
Hamlin assumiu a liderança passando Blaney na volta 174. Truex subiu para segundo seguido por Kurt Busch, Bowman, Newman, Wallace, Allmendinger, Hamlin, DiBenedetto, Almirola, Menard, Buescher, Austin Dillon, Gaughan e Logano.
Na volta 193, o Ford #12 disparou para a frente com um empurrão de Kurt Busch, que entrou na curva 3 para a liderança. Hamlin ficou em cima e assumiu a ponta. Três voltas depois, Busch voltou para a liderança com um empurrão de Almirola.
Faltando quatro voltas para o final, Blaney passou a Busch seguido por Hamlin. Blaney manteve a ponta novamente com três voltas para a bandeirada quadriculada. Hamlin assumiu a liderança na penúltima volta, mas quando o pelotão passou pelas curvas 1 e 2, Blaney tirou o ar da parte de trás do Ford #41 e Busch rodou e causou um grande acidente que envolveu Stenhouse, Gaughan, DiBenedetto, Truex, Bowman e Allmendinger.
Hamlin manteve-se à frente seguido de Almirola, Buescher, Austin Dillon, Paul Menard, Wallace, Logano, Allmendinger, Blaney, Newman e McDowell - os únicos carros restantes na volta principal - quando a corrida foi para horas extras na volta 205.
Na última volta, Almirola assumiu a ponta e parecia ter a vitória nas mãos, mas rodou na saída da curva 3 e deu de presente a primeira posição para Austin Dillon, seguido por Darrell Wallace Jr. Em segundo, Denny Hamlin em terceiro. Joey Logano e Chris Buescher completaram o top-5. A vitória garantiu vaga a Dillon no playoff da categoria.
Confira o resultado da corrida:
Cla | # | Piloto | Fabricante | Voltas | Tempo | Voltas lideradas | Abandono | Pontos | bonus |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 3 | Austin Dillon | Chevrolet | 207 | 1 | 42 | |||
2 | 43 | Darrell Wallace Jr. | Chevrolet | 207 | 0.260 | 39 | |||
3 | 11 | Denny Hamlin | Toyota | 207 | 0.262 | 22 | 35 | ||
4 | 22 | Joey Logano | Ford | 207 | 0.411 | 3 | 41 | ||
5 | 37 | Chris Buescher | Chevrolet | 207 | 0.419 | 32 | |||
6 | 21 | Paul Menard | Ford | 207 | 0.524 | 1 | 42 | ||
7 | 12 | Ryan Blaney | Ford | 207 | 0.558 | 118 | 48 | ||
8 | 31 | Ryan Newman | Chevrolet | 207 | 1.243 | 29 | |||
9 | 34 | Michael McDowell | Ford | 207 | 1.247 | 39 | |||
10 | 47 | A.J. Allmendinger | Chevrolet | 207 | 1.476 | 1 | 27 | ||
11 | 10 | Aric Almirola | Ford | 206 | --- | 1 | 33 | ||
12 | 51 | Justin Marks | Chevrolet | 206 | 1 lap | 1 | |||
13 | 6 | Trevor Bayne | Ford | 206 | 1 lap | 28 | |||
14 | 92 | David Gilliland | Ford | 206 | 1 lap | ||||
15 | 14 | Clint Bowyer | Ford | 206 | 1 lap | 22 | |||
16 | 1 | Jamie McMurray | Chevrolet | 205 | 2 laps | 21 | |||
17 | 88 | Alex Bowman | Chevrolet | 205 | 2 laps | 13 | 29 | ||
18 | 78 | Martin Truex Jr. | Toyota | 205 | 2 laps | 4 | 30 | ||
19 | 42 | Kyle Larson | Chevrolet | 204 | 3 laps | 18 | |||
20 | 23 | Gray Gaulding | Toyota | 204 | 3 laps | 17 | |||
21 | 00 | Jeffrey Earnhardt | Chevrolet | 204 | 3 laps | 16 | |||
22 | 66 | Mark Thompson | Ford | 203 | 4 laps | 15 | |||
23 | 24 | William Byron | Chevrolet | 203 | 4 laps | 14 | |||
24 | 96 | D.J. Kennington | Toyota | 201 | 6 laps | 13 | |||
25 | 18 | Kyle Busch | Toyota | 200 | 7 laps | 12 | |||
26 | 41 | Kurt Busch | Ford | 198 | 9 laps | 16 | Accident | 21 | |
27 | 32 | Matt DiBenedetto | Ford | 198 | 9 laps | Accident | 10 | ||
28 | 62 | Brendan Gaughan | Chevrolet | 198 | 9 laps | Accident | 9 | ||
29 | 17 | Ricky Stenhouse Jr. | Ford | 197 | 10 laps | 11 | Accident | 15 | |
30 | 38 | David Ragan | Ford | 107 | 100 laps | Accident | 7 | ||
31 | 4 | Kevin Harvick | Ford | 105 | 102 laps | Accident | 10 | ||
32 | 2 | Brad Keselowski | Ford | 102 | 105 laps | Accident | 5 | ||
33 | 9 | Chase Elliott | Chevrolet | 101 | 106 laps | 4 | Accident | 7 | |
34 | 95 | Kasey Kahne | Chevrolet | 101 | 106 laps | Accident | 3 | ||
35 | 7 | Danica Patrick | Chevrolet | 101 | 106 laps | Accident | 2 | ||
36 | 20 | Erik Jones | Toyota | 59 | 148 laps | 11 | Accident | 1 | |
37 | 19 | Daniel Suarez | Toyota | 59 | 148 laps | Accident | 1 | ||
38 | 48 | Jimmie Johnson | Chevrolet | 59 | 148 laps | Accident | 1 | ||
39 | 13 | Ty Dillon | Chevrolet | 59 | 148 laps | Accident | 1 | ||
40 | 72 | Corey Lajoie | Chevrolet | 8 | 199 laps | Motor | 1 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.