NASCAR vai introduzir novo pacote aerodinâmico em Kentucky
Após uma série de testes, a categoria reserva para a etapa do dia 11 de julho um pacote que agrada equipe e pilotos.
A NASCAR confirmou nesta terça-feira que a Sprint Cup terá novo pacote aerodinâmico em Kentucky, em 11 de julho.
O vice-presidente executivo, Steve O'Donnell, disse que as alterações ao atual pacote da Geração 6 vai incluir uma redução de 3,5 polegadas de altura do spoiler, um painel de extensão de 25 polegadas mais largo e uma redução de 1,75 polegada do splitter.
Temos o compromisso de colocar a melhor corrida na pista.
Steve O'Donnell
"Estamos empenhados em colocar o melhor de uma corrida na pista e estou satisfeito que as conversas com nossa indústria tem sido altamente produtivas a esse respeito", disse O'Donnell em teleconferência.
"Então, seguindo o que já foi conversado entre todos os nossos parceiros, vamos colocar esse pacote em prática."
O'Donnell admitiu que não haverá um pneu específico adequado para o novo pacote, devido à falta de tempo para a produção da Goodyear.
No entanto, o vice-presidente afirma que o novo pneu terá mais aderência do que o atual. Será oferecido também às equipes uma sessão extra de treinos em Kentucky, no dia 8, para testes do novo pacote com os atuais pneus.
Um trabalho em andamento
Elementos de redução de downforce foram testados na temporada passada e na época haviam proposto que se utilizasse novamente no All-Star Race deste ano, o que acabou não acontecendo. Assim que se cogitou que a estreia do novo pacote poderia acontecer em Kentucky, equipes agendaram testes no túnel de vento o quanto antes.
Em Darlington, na semana passada, Jimmie Johnson e a equipe do #48 testaram o novo setup com um pneu específico para esse downforce, de acordo com a Goodyear.
Por hora, o pacote estará disponível somente em Kentucky. "As opções estão na mesa após essa corrida", disse O'Donnell.
Steve foi claro em ressaltar que a prova do Kentucky será uma corrida e não um teste: "Vou deixar claro: este não é um teste, é uma corrida. Este é um pacote para Kentucky e estamos testando isso há mais ou menos 18 meses. Há uma série de testes feitos. Há uma série de simulações feitas. Quero deixar muito claro de que este é o pacote para a prova no Kentucky e não mais um teste para nós".
Realizar modificações no meio da temporada poderia ser algo dramático para a NASCAR, mas O'Donnell foi rápido ao apontar que já existem pacotes diferentes usados atualmente numa grande variedade de pistas e, de acordo com relatórios recentes, configurações adicionais para locais específicos poderiam ser utilizados no futuro. As equipes costumam receber boletins técnicos em suas bases e estão acostumadas a fazer mudanças quando elas são necessárias.
Por que agora?
Depois da NASCAR ter engavetado o plano para utilizar esse novo pacote em maio, pode parecer estranho ele ter reaparecido em julho. No entanto, depois de passar por duas pistas de 1,5 milha (Kansas e Charlotte), onde o líder se distanciou consideravelmente do resto do pelotão, os pilotos se mostraram bastante decepcionados com a incapacidade de se ultrapassar e quiseram ter suas vozes ouvidas.
O novo conselho de pilotos da NASCAR teria influenciado essa mudança?
"Certamente. Nós sempre ouvimos o que os pilotos têm a dizer", disse O'Donnell. "Não é segredo para ninguém. O conselho de pilotos, as regras em cada pista é um importante tópico a ser discutido".
"Há pilotos que gostam de falar sobre o assunto. Alguns deles têm preferência por outro tipo de pacote aerodinâmico, então as opiniões variam. Mas eu diria que todos estão alinhados com a ideia desse pacote para Kentucky. Como não só eles discutem essa questão, as conversas vão prosseguir em frente, mesmo depois do dia 11 de julho."
"Todos estando alinhados, vamos fazer isso juntos. Acreditamos que podemos entregar uma corrida em Kentucky que a indústria ficará orgulhosa e uma vez que todos estão alinhados num mesmo propósito, as decisões nos colocarão mais a frente", finalizou.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.