Entrevista

Allgaier rejeita possibilidade de retorno à Cup

Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com Brasil, piloto também explicou a boa fase dentro do campeonato da Xfinity Series, sobre pilotos da Cup em sua categoria e também das futuras mudanças envolvendo ARCA

Justin Allgaier, JR Motorsports, Chevrolet Camaro BRANDT Professional Agriculture

Justin Allgaier vem se tornando figurinha fácil no Brasil, após mais uma visita ao país para competir junto com Miguel Paludo na Porsche Cup no último fim de semana em Goiânia. Mas antes de voltar à terra natal, ele esteve em São Paulo e recebeu a equipe do Motorsport.com Brasil para falar sobre a atual temporada na NASCAR Xfinity Series, em um campeonato em que venceu em cinco oportunidades neste ano.

A temporada tem se mostrado muito boa, sabendo que em toda a carreira do piloto de Riverton, no Illinois, soma 10 triunfos em sete campeonatos completos.

Leia também:

Quando perguntado sobre o que mudou neste ano em relação aos anteriores, Allgaier surpreendeu.

“A resposta é: nada. Esta é a parte louca da história”, disse Allgaier. “Para nós, o que prevalece é a execução. Se certificando de dar atenção aos detalhes que podemos controlar, e aqueles que não podemos, não nos preocupar. Isso é muito interessante porque, no geral, não fizemos nada de diferente. O carro é o mesmo, o motor é o mesmo, o time é basicamente o mesmo. Estou um pouco mais velho, mas nada mudou. É interessante ver que estamos podendo vencer mais vezes do que nos anos anteriores.”

Sendo um dos grandes favoritos ao título da Xfinity neste ano pela equipe de Dale Earnhardt Jr., Allgaier admitiu que seria tentador voltar à Cup Series, mas que não vê motivos práticos para isso.

“Tenho um grande time, é muito difícil deixar aquilo que está sendo perfeito. Para a Brandt, que me apoia há muitos anos, é um grande negócio. A Cup é uma categoria muito mais cara e para eu dar esse salto eu teria que deixar a Brandt para trás e não é a coisa que penso em fazer neste momento, a não ser que uma oportunidade perfeita apareça e isso significa eu ter o carro mais rápido e isso é muito difícil para mim.“

“Você vê Jimmie Johnson, por exemplo. Ele é um piloto fantástico com o melhor time que você pode ter e o sucesso não está acontecendo agora. Do meu ponto de vista, eu vejo aquilo e penso porque eu iria para lá (na Cup) e talvez não correr bem e ficar frustrado o tempo todo, quando neste momento consigo correr bem todas as semanas com meu time.”

Pilotos da Cup na Xfinity

Um dos pontos mais controversos entre as duas principais categorias da NASCAR é a presença de pilotos da Cup em algumas provas da Xfinity Series. Desde o ano passado a categoria limitou o número de provas permitidos, além de não permitir suas presenças durante os playoffs. Com presença nas duas competições, Allgaier ficou em cima do muro.

“Encontrar um equilíbrio é a parte mais difícil para isso. Se você corre contra os melhores e isso te ajuda, você se beneficia. O desafio vem quando eles vencem e é isso que deixa as pessoas frustradas, mas isso atrai mais pessoas para as pistas e ajuda muito como experiência. Eu, pessoalmente, curto vencer pilotos da Cup pelo senso de realização, mas agora (nos playoffs) os pilotos da Xfinity Series tem menos concorrência dos da Cup e eles estão crescendo e isso também é muito bom. Eu estou 50/50.”

A nova ARCA

No início do ano a NASCAR anunciou a aquisição da ARCA, categoria de Stock Car semelhante ao perfil da NASCAR, começando a administrá-la totalmente a partir de 2020. Na semana passada foram anunciadas as primeiras medidas de como seria este novo campeonato, que se fundirá com a K&N Pro Series East e West.

Campeão da ARCA de 2008, Allgaier vê com bons olhos as primeiras mudanças propostas.

“Acho que foi uma decisão certa. Por muito tempo, sendo da ARCA, sempre nos perguntamos porque não havia um maior envolvimento da NASCAR, porque o calendário, as corridas e os carros eram muito similares.”

“A K&N tem um ótimo calendário, mas muito diferente, com pistas bem pequenas e pilotos bastante jovens, que buscam se desenvolver. Acho que agora a NASCAR, sendo a dona de todas elas, pode criar um caminho bastante claro até à Cup.”

“Tem que haver um trabalho melhor quando pilotos chegarem e dissermos: ‘OK, você precisa fazer a K&N, depois ARCA, depois Truck Series, depois Xfinity e depois Cup, algo semelhante às categorias de monopostos na Europa, porque creio que às vezes tendemos a ter decisões rápidas demais.”

“Às vezes, pode funcionar, mas na maioria das vezes, isso cria uma série de problemas. Acho que isso pode ser útil, gosto muito da ARCA mas também gosto muito da NASCAR e creio que as duas juntas podem ser algo bom aos jovens pilotos e àqueles que buscam subir de categoria.”

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Bell segura Custer no fim e vence em Dover
Próximo artigo Nemechek conquista primeira vitória na Xfinity Series

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil