Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Sertões tem etapa afetada por queimadas na Bahia; saiba mais

Trecho de especial da primeira parte da etapa Maratona precisou ser removida devido a focos de incêndio na região

Sertões 2024

Sertões 2024

Foto de: Duda Bairros

A edição 2024 do Sertões deu início nesta terça-feira à etapa mais importante de todo o traçado, a Maratona. Com duração de dois dias, esta parte da competição possui diversas particularidades. Porém, parte do trecho previsto para os carros precisou ser removido ao longo da manhã desta terça-feira (27), por conta de focos de incêndio.

Na etapa Maratona, os competidores dividem a disputa em dois dias e, no caso deste ano, com as classes percorrendo trajetos diferentes. Os carros iniciaram a Maratona com o trecho mais curto da especial, com 236km de extensão, inteiramente na região de Luis Eduardo Magalhães, no interior da Bahia.

Leia também:

Porém, com a prova já em andamento, foi identificado um incêndio em uma fazenda pela qual os competidores passariam, o que forçou a organização a cortar um trecho de 40km da disputa, reduzindo o total da especial para 196km.

Motorsport.com acompanhou in loco os esforços da organização para avisar os pilotos e navegadores sobre a mudança, utilizando um ponto de reabastecimento como orientação sobre os novos passos.

A CEO do Sertões, Leonora Guedes, falou sobre os desafios em lidar com o imprevisível na organização do evento.

"O Sertões tem muito planejamento envolvido, mas a gente também tem que estar sempre preparado para o imprevisto, para eventualidades de toda ordem. As áreas por onde a gente passa, elas podem ser afetadas por várias questões, como foi o caso da primeira etapa. E eu acho que os nossos pilotos sabem disso, inclusive as questões climáticas".

"Eventualmente se chove nessa época, que não é uma época de chuva, e por isso o Sertões é feito em agosto. Mas acontece, a gente tem que cancelar, não em função dos veículos, mas em função das aeronaves. Que ficam impossibilitadas de voar e garantir a segurança da prova. Então, eu acho que isso é uma das principais premissas de quem está aqui na liderança do Sertões: saber lidar com essas imprevisibilidades que acontecem e de que forma que a gente contorna, arrumando solução, sempre pensando na segurança de todos".

"Obviamente não falo só dos pilotos, dos navegadores, mas das comunidades por onde a gente passa, para garantir que tudo ocorra da forma mais segura. Então, se a gente tiver que cancelar uma etapa, fazer um corte, acho que a gente já tem isso muito previsto também dentro do nosso planejamento, que isso pode acontecer qualquer dia, qualquer hora".

"Ninguém quer, obviamente, modificar como diminuir a prova, eles estão aqui todos com muita vontade de que tudo aconteça, mas faz parte, faz parte do nosso evento".

RAIO-X: Norris / McLaren VS Verstappen / RBR no DETALHE! Ferrari sob 'ATAQUE' e mais | Porsche e TCR

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: Max Wilson DESVENDA CRISE da Red Bull, REBATE DETRATORES de Drugo e cia, CRITICA CONTRATOS da F1 e +

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Com duração de dois dias, entenda como funciona a etapa Maratona do Sertões
Próximo artigo Sertões: Moraes / Bentivoglio vencem primeiro dia da Maratona e reassumem liderança entre os carros

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros