'Vítima' do Velopark, Átila critica obras "em cima da hora" no circuito gaúcho
Piloto da Shell V-Power na Stock Car bateu forte na primeira etapa da temporada 2019 e ficou de fora da rodada seguinte
Categoria máxima do automobilismo brasileiro, a Stock Car retoma suas atividades neste fim de semana, em mais uma etapa no Velopark. Sede da abertura da temporada 2019, o circuito gaúcho foi palco do acidente mais grave do campeonato deste ano: após bater com violência durante um treino, Átila Abreu fraturou a vértebra e perdeu a rodada seguinte, no Velo Città.
Cinco meses depois, a Stock volta aos arredores de Porto Alegre, em Nova Santa Rita, mas a pista tem novidades. Justamente onde o piloto da Shell V-Power escapou antes de se chocar contra a barreira de pneus. Foram retiradas algumas das 'salsichas' da zebra da curva. Para 'substituir', houve a colocação de cones. Átila, porém, criticou com veemência as reformas "em cima da hora".
"Me assusta o fato de terem começado as obras apenas na sexta-feira da semana anterior à corrida, ainda mais considerando que a outra etapa foi no começo de abril. E tirar as salsichas para colocar os cones não ajuda. Você não mata a velocidade e os cones não são nada para um carro como o nosso", disse o sorocabano, com exclusividade ao Motorsport.com.
"Você faz aquela curva em quarta marcha, então é preciso aumentar o ângulo e diminuir a velocidade para reduzir os riscos de acidente. As reformas vão no sentido contrário disso, não entendi a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo). E eles [CBA] não me consultaram, não pediram opinião para ninguém. Fazem as coisas de forma unilateral", criticou Átila.
"A obra é feita em cima da hora, a CBA não conversa com os pilotos e fez o trabalho errado. E o argumento financeiro não vale, porque o prejuízo de uma batida fica na casa dos R$ 250 mil, então é muito maior que o custo da reforma. Fora a exposição ao risco, não só da minha parte, mas também dos outros. Me assusta esse tipo de coisa".
Procurada pelo Motorsport.com, a Confederação Brasileira de Automobilismo não se manifestou até o momento da publicação desta reportagem. O espaço segue aberto para os devidos esclarecimentos.
GALERIA: Todos os campeões da história da Stock Car e seus carros
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.