Recomendado para você

F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Mercedes encontra respostas para vitória de Russell em Singapura; entenda
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 rebate reclamações dos pilotos sobre qualidade das transmissões
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Após duras críticas, Verstappen 'obriga' Pirelli a repensar pneu C6 para 2026
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual

Fórmula 1
Fórmula 1
Sainz vê dois pilotos mais rápidos que Verstappen na F1 atual
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Conteúdo especial

Stock Car chega ao Velopark com pacote que busca superar obstáculos e aumentar o equilíbrio

Depois de manifestação de Bruno Baptista em Cascavel e especulações sobre diferenças entre montadoras, categoria desembarca no Rio Grande do Sul com a implementação de novidades

Gabriel Casagrande lidera pelotão

Neste fim de semana, a Stock Car Pro Series chega à região de Porto Alegre para a terceira rodada de 2025, no circuito do Velopark, em Nova Santa Rita, chegando o principal torneio do automobilismo nacional com novidades à etapa em solo gaúcho.

O editor recomenda:

No Velopark, será introduzido o primeiro pacote de atualizações dos novos carros -- Chevrolet Tracker, Toyota Corolla Cross e Mitsubishi Eclipse Cross. O objetivo, além de resolver os contratempos técnicos que têm desafiado as equipes nesta 'nova era', é equilibrar ainda mais o pelotão. Ademais, instaura-se novamente ao top 6 do campeonato de pilotos o "lastro de sucesso", que impõe peso extra ao líder Felipe Fraga (30kg no Eclipse Cross da Eurofarma) e aos seus perseguidores mais próximos na tabela.

Fraga é seguido pelo vice-líder Guilherme Salas (25kg no Tracker da Cavaleiro Sports) e, depois, por Gianluca Petecof (20kg no Eclipse Cross da Car Racing), Felipe Baptista (15kg no Eclipse Cross da Car Racing), Allam Khodair (10kg no Eclipse Cross da Blau) e Daniel Serra (5kg no Eclipse Cross da Blau).

 

Como se percebe, a parte da frente da tabela de pilotos é composta em sua maioria por competidores equipados pela Mitsubishi, o que levantou especulações sobre a fabricação das 'bolhas' de cada marca. Em Cascavel, já se falava numa superioridade da bolha do Eclipse Cross decorrente de uma diferença de fornecimento, o que levou o Motorsport.com a questionar pilotos e chefes que representam as três montadoras da Stock Car -- cuja responsável técnica Audace reitera igualdade de condições para todos.

Reservadamente, um dos pilotos mais competitivos da Mitsubishi e destaque de 2024 disse que a bolha de cada marca tem seus 'prós e contras', para equilibrar quaisquer diferenças de desempenho oriundas do design distinto de cada montadora na parte da frente do novo carro -- a fonte ressaltou, porém, que o fornecedor das bolhas das três marcas é o mesmo. Por sua vez, o dono de uma escuderia equipada pela Chevrolet disse haver, sim, "diferença" nas bolhas, mas não confirmou qualquer distinção de fornecedor.

Já o chefe de um time equipado pela Toyota, Guiga Gonçalves (Ipiranga Racing), destacou que o foco no Velopark será atingir a plenitude do pacote SUV de 2025. "Os carros estão evoluindo muito no aspecto da montagem e funcionamento. Em Interlagos era difícil dar algumas voltas sem problemas, em Cascavel nossa equipe já conseguiu passar ilesa e creio que, no Velopark, já devemos poder nos dedicar 100% à performance do carro, o que é muito bom", declarou ele em comunicado. Veja abaixo a tabela dos times:

POSIÇÃO PONTOS EQUIPE MONTADORA
1 213  Car Racing KTF Mitsubishi
2 192 Cavaleiro Valda Chevrolet
3 191 Eurofarma RC Mitsubishi
4 162 Blau Mitsubishi
5 126 Full Time Cavaleiro Toyota
6 125 Ipiranga Racing Toyota
7 116 AMattheis Vogel Chevrolet
8 92 Bandeiras Sports Mitsubishi
9 77 Car Racing Sterling Chevrolet
10 65 Scuderia Bandeiras Chevrolet
11 58 RCM Motorsport Mitsubishi
12 56 TMG Racing Chevrolet
13 55 Full Time Sports Toyota
14 45 Scuderia Chiarelli Chevrolet
15 32 Crown Racing Toyota
16 1 RTR Sport Team Chevrolet

Tricampeão e vencedor da Stock Car 2024, Gabriel Casagrande, da AMattheis Vogel (Chevrolet), espera “mais equilíbrio com o pacote de atualização previsto por regra, mas só saberemos na pista se resolveu mesmo”. Chevrolets e Toyotas andarão 5mm mais baixos e 10kg mais leves que os Mitsubishi no Velopark.

O campeão adota tom mais ponderado que Bruno Baptista, da RCM (Mitsubishi). Após problemas no domingo de Cascavel, o piloto fez reclamações acerca dos obstáculos enfrentados. “Tivemos problema de turbina, totalmente diferente do que tivemos no quali. Absurdo o que está acontecendo, um monte de carro com problema, carro que não sai do grid...". Porém, a reportagem apurou com fontes próximas ao caso que algumas das questões citadas foram "pontuais" e originadas nas equipes, não no da Audace.

De todo modo, na mesma entrevista à Band na 2ª etapa do ano, Baptista ressaltou os altos custos: “É uma indignação minha com a Stock, pois não era para estar acontecendo com orçamento de R$ 5,5 milhões que o patrocinador traz". Ao Motorsport.com, em Interlagos, o CEO da Stock Car falou dessas questões.

Lincoln Oliveira explicou: "Alguns atrasos [de fornecedores estrangeiros] aconteceram, o que culminou em alguns problemas. Problemas que estamos resolvendo. A gente teve algumas situações de 'parada eletrônica' e até greve na Receita Federal, o que atrasou os componentes, o fornecimento de peças e a entrega de matéria-prima, insumos para criar outras peças. Ficou muito em cima da hora, mas todos os fornecedores também já estão produzindo peças reservas".

Dada a introdução de novos carros, o Motorsport procurou a fonte ideal para contar como foram outras trocas de veículos na Stock: 12 vezes campeão, Ingo Hoffmann correu na categoria desde seu início, em 1979, até 2008. Ele crava: problemas sempre foram enfrentados em mudanças de carro, mas superados.

Na perspectiva de resolução gradual dos obstáculos e pronto aperfeiçoamento de processos em mais uma 'nova era' da Stock, o trabalho de homologação junto à Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) também está em andamento. Cenas dos próximos capítulos neste fim de semana, no Velopark.

Reportagem adicional de Isa Fernandes

MOLINA SINCERÃO sobre PUNIÇÕES a MAX, Leclerc e Russell! 'HAMILTON x Ferrari', DRUGOVICH e BORTOLETO

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com:

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

Artigo anterior Stock Car: Gaetano di Mauro lidera primeiro treino no Velopark
Próximo artigo Stock: Di Mauro domina sexta-feira e lidera segundo treino livre no Velopark

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros