Stock Car Interlagos

Stock Car: Pilotos da Scuderia Bandeiras estreiam com Mitsubishi Motors

Nelsinho Piquet e Vicente Orige serão os pilotos da marca na equipe montada por Átila Abreu e chefiada por Christian Fittipaldi; ex-F1 e estreante na categoria já têm relações com a fabricante japonesa

Nelsinho Piquet

A abertura da temporada 2025 da Stock Car Pro Series, que acontece neste final de semana (2 a 4 de maio) em Interlagos é recheada de expectativas por alguns bons motivos.

Leia também:

O principal é a estreia de um carro completamente novo e moderno, no conceito SUV, adotando motores de quatro cilindros turboalimentados, o que permitiu o retorno da Mitsubishi à Stock Car depois de 16 anos.

Serão cinco as equipes que correrão à bordo do Mitsubishi Eclipse Cross Stock Car, modelo completamente novo desenvolvido especialmente para essa temporada.

Uma delas é a estreante Scuderia Bandeiras. Fundada pelo piloto Átila Abreu e com sede em Votorantim (SP), a equipe nasceu grande: sua estrutura de ponta terá quatro carros: dois deles da marca dos três diamantes – esta terá a nomenclatura Scuderia Bandeiras II.

O time, que tem em Christian Fittipaldi seu chefe de equipe, terá os dois pilotos representando a Mitsubishi em grande estilo. Nelsinho Piquet e o estreante Vicente Orige trazem uma relação com a marca. A começar pelo chefe. Christian, com longo e vencedor histórico nas pistas, foi o autor da primeira pole position da história da Mitsubishi na Stock Car, ainda com o Lancer, na etapa de Buenos Aires, em 29 de outubro de 2005.

“A Mitsubishi dispensa comentários por tudo o que já fez no esporte a motor. É uma montadora impecável e extremamente forte no Brasil. Tenho muito respeito pela marca — inclusive, tive a honra de correr com um Mitsubishi durante minha passagem pela Stock Car. É um produto de altíssimo nível, que segue evoluindo. Todo mundo está ansioso por essa estreia”, afirmou Fittipaldi.

Nelsinho Piquet traz vários anos de vivência na Stock Car. Com 142 corridas disputadas, o brasiliense nascido em Heidelberg (Alemanha) tem três vitórias, uma pole position, 15 pódios e cinco voltas mais rápidas. O piloto de 39 anos traz uma relação anterior com a Mitsubishi Motors: disputou quatro etapas do GRC – Global RallyCross Championship – com um Mitsubishi Lancer Evolution X em 2013.

Agora, o piloto de 39 anos volta a ter o emblema dos três diamantes em seu volante. “Estou muito feliz por representar uma marca tão conhecida como a Mitsubishi, e ainda mais que é uma marca que tem forte ligação com off-road, o que é uma paixão em comum, é uma honra fazer parte do retorno da marca para a categoria”, disse Piquet, que segue com seu tradicional número 33.

Campeão brasileiro de Marcas e de Endurance, Vicente Orige faz sua estreia na Stock Car aos 48 anos e a experiência de ter competido em carros velozes. O catarinense levará o numeral 444 em seu Mitsubishi Eclipse Cross Stock Car na temporada 2025.

“Só de estar na principal categoria do automobilismo brasileiro já é demais. Sei que o nível é altíssimo, mas estou focado e quero extrair o máximo do meu Mitsubishi”, falou o piloto, natural de Crisciúma (SC), e que vê o momento da estreia como positivo, já que o carro será uma novidade para todos os pilotos do grid. “Tenho um histórico de boa adaptação nas categorias por onde passei, e espero repetir isso aqui. Correr com um carro completamente novo para todos é uma chance rara — nivela um pouco mais as condições com os pilotos mais experientes”, analisou.

Vicente disse se orgulhar em ostentar os três diamantes da Mitsubishi em seu macacão e carro – por uma razão muito simples. Orige é um feliz proprietário de dois raros exemplares da marca: um Mitsubishi Eclipse 1994 e um Mitsubishi 3000GT VR-4 ano 1993. “Ter a Mitsubishi por trás tem um gosto especial para mim: meu pai trouxe os primeiros modelos da marca para o Brasil nos anos 1990, quando o país se abriu para a importação de carros. E até hoje eu tenho dois destes exemplares na minha garagem. É algo muito especial”, concluiu.

Com a experiência de quem correu nas principais categorias e provas do automobilismo mundial – Fórmula 1, Indy, Le Mans, Nascar e IMSA -, Christian Fittipaldi também se sente um iniciante, já que vai estrear na função de chefe de equipe. Entretanto, esta experiência no automobilismo lhe dá a autoridade de entender seus pilotos.

“O Vicente é um estreante com bagagem — foi campeão em categorias bem rápidas e vai contar com a experiência do Juliano Moro como engenheiro. O maior desafio será entender a dinâmica intensa dos finais de semana da Stock. Já o Nelsinho tem rodagem de sobra e sabe como lidar com cada situação: quando atacar e quando é melhor somar pontos com inteligência”, encerrou.

A programação do final de semana em Interlagos prevê a realização de cinco sessões de treinos livres. Será o primeiro contato dos pilotos com os novos carros na sexta-feira (2) e sábado (3), quando também será disputada a classificação, às 14h45, para a definição do grid de largada. Excepcionalmente, a primeira etapa será composta apenas da corrida principal no domingo (4) às 12h10 com 50 minutos mais uma volta – e transmissão ao vivo por Band, canais SporTV e outras plataformas, como o canal oficial da Stock Car no YouTube.

RBR SOFRERÁ em Miami? Mercedes X Ferrari e McLAREN FAVORITA? Rico Penteado dá NOVA AULA | TELEMETRIA

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Versão áudio: GUERRA FRIA na McLaren, MAX NO AUGE e Hamilton ABALADO pré-Miami | THIAGO FAGNANI, repórter da BAND

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Stock Car
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior AudaceTech homologa aço especial da ArcelorMittal para ser utilizado em componente do novo Stock Car
Próximo artigo Toyota Gazoo Racing tem dez pilotos no grid para a estreia do Corolla Cross na Stock Car

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros