Em corrida tumultuada, di Grassi vence primeira no WEC
Único carro a não apresentar problemas entre os principais da LMP1, Audi #8 deu a Lucas di Grassi primeira vitória no Mundial de Endurance; Pipo Derani vai ao pódio na LMP2 e Fernando Rees é terceiro na LMGTE-Pro
Neste sábado (7), Lucas di Grassi passou ileso por uma prova de sobrevivência e, ao lado de Loïc Duval e Oliver Jarvis, conquistou a primeira vitória dele e do Brasil no Mundial de Endurance ao vencer as 6 Horas de Spa-Francorchamps.
Em uma corrida repleta de problemas mecânicos e incidentes, a vitória esteve, em algum momento da prova, nas mãos das três principais equipes do campeonato, mas Porsche e Toyota sofreram com problemas mecânicos e foram ficando pelo caminho ou perderam rendimento, permitindo ao brasileiro triunfar pela primeira vez em 21 participações no WEC.
Apesar dos problemas no sistema híbrido praticamente desde o início da prova, o Porsche #2, de Neel Jani, Marc Lieb e Romain Dumas – vencedor das 6 Horas de Silverstone – terminou em segundo e vai para Le Mans como líder do campeonato.
A terceira posição ficou com o #13 da Rebellion, pilotado por Dominik Kraihamer, Mathéo Tuscher e Alexandre Imperatori. Em quarto, ficou a Rebellion #12, de Nelsinho Piquet, Nick Heidfeld e Nicolas Prost, seguido pelo Audi #7, de André Lotterer, Marcel Fässler e Benoît Treluyér.
Na LMP2, A vitória ficou com o #36 da Signatech Alpine, de Nicolas Lapierre, Gustavo Menezes e Stéphane Richielmi, seguido pelo #31, de Pipo Derani, Ryan Dalziel e Chris Cumming. O #43, de Bruno Senna, Ricardo González e Filipe Albuquerque, foi o quarto.
Já pela LMGTE-Pro, a vitória ficou com a Ferrari #71, de Sam Bird e Davide Rigon. Fernando Rees, que conduz o Aston Martin #97 ao lado de Richie Stanaway e Jonathan Adam, terminou em terceiro, completando o pódio com o Ford GT #67, de Marino Franchitti, Harry Tincknell e Andy Priaulx em segundo. Na divisão, a última hora da prova foi marcada pelo forte acidente sofrido por Stefan Mücke na Eau Rouge.
O Ford GT #66 do piloto perdeu um componente da parte traseira no meio da temida curva e foi direto para a barreira de pneus. O piloto foi levado consciente para o centro médico e, segundo informações iniciais, sofreu uma contusão em uma das pernas.
A divisão LMGTE-Am foi vencida pelo Aston Martin #98, de Pedro Lamy, Paul Dalla Lana e Mathias Lauda.
A Corrida
Na largada, o #1 manteve a liderança, seguido pelo #2. Atrás, os dois carros da Audi ganharam posições da Toyota, com o #8 subindo para terceiro e o #7 para quarto.
No 15º minuto de prova, entretanto, o #2, com problemas no sistema híbrido, perdeu ritmo e caiu para a sexta posição. Pouco depois, Treluyér perdeu o terceiro lugar para Buemi e o quarto para Conway. A vinte minutos do fim da primeira hora, o suíço repetiu os duelos com di Grassi da Fórmula E mas, diferente do campeonato de carros elétricos, Buemi levou a melhor e subiu para segundo.
Instantes depois, seria a vez de Conway pressionar di Grassi, mas o britânico bateu no #37 da SMP Racing e perdeu uma volta. Após a primeira rodada de pit stops, Buemi, que optou por não trocar os pneus, assumiu a liderança da prova.
A estratégia, entretanto, logo se mostrou infrutífera, pois o ritmo do #1 era muito superior e, em pouco mais de dez minutos, a vantagem de 20 segundos se resumiu a menos de um segundo. Quando Bernhard chegou, porém, a Porsche teve o segundo azar da corrida: um furo no pneu dianteiro esquerdo bem no início da volta, o que fez o #1 perder muito tempo, voltando em quinto.
E quando Webber buscava a recuperação, outro furo no dianteiro esquerdo, praticamente no mesmo ponto da pista, fez o carro do trio campeão perder ainda mais tempo. Simultaneamente, o #7 era recolhido para a garagem, com problemas. Quando chegou aos boxes, o #1 também foi recolhido. Enquanto isso, Buemi liderava com quase 40 segundos de vantagem.
Enquanto os líderes da LMP1 faziam o segundo pit stop padrão, Nicki Thiim sofria um acidente na Stavelot, causando a primeira ‘full course yellow’ da prova. Após mais de dez minutos dentro da garagem, o #1 e o #7 voltavam para a pista, ainda em regime de bandeira amarela.
Após 13 minutos, a disputa foi reiniciada. Dumas, que estava à frente de Kobayashi, logo foi superado pelo japonês, que assumiu a terceira posição. Com pouco menos de quatro horas para o final, o #1 voltou aos pits, novamente com problemas – desta vez, no câmbio, ficando uma hora na garagem.
Na metade da prova, veio a segunda ‘full course yellow’, causada por detritos na pista. Seis minutos depois, a disputa foi reiniciada. Na abertura da terceira hora de prova, o #6 superou o #8 e assumiu a segunda posição, formando então uma impensável dobradinha da Toyota. Com pouco mais de duas horas e meia para o final, o #7 tocou em um dos carros LMP2 e perdeu o farol dianteiro direito, enquanto o #6 era recolhido para a garagem e abandonava com problemas elétricos.
A pouco menos de duas horas para o fim, a Toyota sofreu o mais duro golpe do final de semana. Com Nakajima a bordo, o #5 começou a soltar muita fumaça e recolheu para a garagem, abandonando a prova. Com isso, o #8 assumiu a liderança.
Faltando pouco mais de uma hora para o final, o Ford GT #66, com Stefan Mücke ao volante, perdeu uma peça da parte traseira em plena Eau Rouge e foi direto para a barreira de pneus, em um forte acidente. Com isso, o Safety Car foi acionado. Ainda com o carro de segurança na pista, o #8 chegou a ir para a garagem, mas a vantagem era grande o suficiente para que o carro de di Grassi retornasse ainda na liderança.
A 42 minutos do fim, a relargada foi dada com o #8 na frente, seguido pelo #2 e pelo #13 da Rebellion, com o #12 de Nelsinho em quarto na geral. O Audi #7, tentando buscar a quarta posição, envolveu-se em um toque com o #43 a 12 minutos do fim, danificando o farol dianteiro direito e rodando, perdendo a chance de brigar pelo quarto lugar.
A reta final da prova foi repleta de emoções. Na LMP2, Pipo Derani chegou a assumir a liderança perto do fim da corrida, mas Lapierre se aproveitou do tráfego para executar uma bela manobra e garantir a vitória para a Signatech. Na LMGTE-Pro, drama nos minutos finais: a Ferrari #51, de Gianmaria Bruni e James Calado, teve problemas mecânicos e abandonou, dando o pódio ao Aston Martin #97 de Rees, Stanaway e Adam.
Na frente, Jarvis conduziu o carro com tranquilidade para dar ao #8 a primeira vitória da formação com di Grassi e Duval - a primeira na geral do Brasil no WEC. O #2, de Jani/Lieb/Dumas sobreviveu aos problemas mecânicos e terminou em segundo, mantendo a liderança do campeonato. completando o pódio, veio a Rebellion #13 de Kraihamer/Tuscher/Imperatori, que é vice-líder na classificação geral.
A próxima etapa do Mundial de Endurance não poderia ser mais especial: entre os dias 18 e 19 de junho, os carros do WEC desfilarão por La Sarthe para as 24 Horas de Le Mans.
Confira o resultado final das 6 Horas de Spa-Francorchamps:
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