Porsche e Audi lideram testes do WEC em Nürburgring
No primeiro dia, que teve chuva pela manhã, o primeiro lugar ficou com a equipe de Stuttgart; no segundo, o time de Ingolstadt terminou com o melhor tempo
Os dois dias de testes das equipes do Mundial de Endurance no circuito de Nürburgring, realizados ontem (27) e nesta terça-feira (28), foram organizados pela Toyota, mas quem protagonizou as ações foram Porsche e Audi, que brigam de fato pelo título deste ano.
No primeiro dia de testes, atrapalhado pela chuva no período da manhã, o melhor tempo ficou com a Porsche, guiada por Timo Bernhard e Brendon Hartley, seguidos pela Audi, que teve ao volante André Lotterer e Benoit Treluyér.
Já no segundo e último dia de treinos coletivos, a equipe de Ingolstadt deu o troco. Com a presença do brasileiro Lucas Di Grassi e Loic Duval ao lado de Lotterer, o R18 e-tron liderou a tabela de tempos, com o 919 – nas mãos de Bernhard, Marc Lieb e Romain Dumas – terminando em segundo. A Toyota, conduzida por Anthony Davidson e Sebastien Buemi nos dois dias, ocupou o terceiro posto nas duas sessões, enquanto o carro da ByKolles ficou em quarto lugar.
A ausência mais sentida nos dois dias em Nürburgring foi a da Nissan, que optou por andar sozinha no Circuito das Américas nesta semana.
Além dos testes de desempenho, o Motorsport.com apurou que alguns times da LMP1 testaram um novo sistema de fluxo de combustível – homologado pela FIA no mês passado e que também tem sido cogitado pelas equipes de Fórmula 1.
A Strakka andou pela primeira vez com o chassi Gibson 015S, adquirido com a Greaves Motorsports, dominou os dois dias de teste na classe LMP2. Na LMGTE-Pro, o primeiro dia teve a Ferrari de Gianmaria Bruni e Toni Vilander na ponta, enquanto nesta terça-feira o melhor tempo ficou com Porsche de Richard Lietz.
Na LMGTE-Am, a Aston Martin – com Paul Dalla Lana, Mathias Lauda e Jonny Adam – fez o melhor tempo na segunda-feira. Já nesta terça, a liderança ficou nas mãos do 911 da Abu Dhabi-Proton Racing, guiado por Klaus Bachler, Khaled Al Qubaisi e Christian Ried.
Os carros do WEC voltam à pista somente no final de agosto, quando a temporada recomeça com as 6 Horas de Nürburgring.
Confira os tempos dos dois dias de teste na pista alemã:
Nürburgring, segunda-feira:
1. Porsche 919 (Bernhard-Hartley) 1'39"129
2. Audi R18 e-tron Quattro ( Lotterer-Treluyer) 1'40"610
3. Toyota TS040 (Davidson-Buemi) 1'40"919
4. CLM P01 (Tummer-Kaffer) 1'46"108
5. Gibson LMP2 (Leventis-Kane-Watts) 1'46"841
6. Oreca 05 (Howson-Bradley) 1'48"714
7. Morgan Sard (Ragues-Webb) 1'48"786
8. Ligier JS P2 (Sharp-Daziel-Heinemeier Hansson) 1'49"501
9. Ligier JS P2 (Brown-Fogarty-van Overbeek) 1'49"831
10. Ligier Js P2 (Rusinov-Bird) 1'51"112
11. Ferrari 458 GT (Bruni-Vilander) 1'55"755
12. Porsche GT3 RSR ( Christensen) 1'55"843
13. Aston Martin Vintage ( Thiim-Nygaard) 1'56"032
14. Porsche GTE RSR ( Lietz) 1'56"415
15. Ferrari 458 GT (Rigon-Calado) 1'57"069
16. Aston Martin Vintage (Dalla Lana-Lauda-Adam) 1'57"572
17. Ferrari 458 GT (Collard-Perrodo-Aguas) 1'58"481
18. Porsche GT3 RSR (Bachler-Al Qubaisi-Ried) 1'58"495
19. Ferrari 458 GT ( Shaytar-Basov-Bertolini) 1'59"916
20. Porsche GT3 RSR (Dempsey-Long-Seefried) 2'00"659
Nürburgring, terça-feira:
1. Audi R18-e tron Quattro (Dumas-Lotterer-Di Grassi) 1'37"456
2. Porsche 919 (Dumas-Lieb-Bernhard) 1'37"685
3. Toyota 040 H (Davidson-Buemi) 1'39"814
4. CL40M P01 (Trummer-Kaffer-Binder) 1'44"648
5. Gibson Strakka (Leventis-Kane-Watts) 1'45"123
6. Ligier JS P2 (Bird-Leventis) 1'46"244
7. Ligier JS P2 (Sharp-Daziel-Heinemeier Hansson) 1'46"634
8. Oreca 05 (Tandy-Howson-Bradley) 1'46"839
9. Morgan Sard (Ragues-Webb) 1'47"340
10.Ligier JS P2 (Brown-Fogarty-van Overbeek) 1'48"178
11. Porsche GT3 RSR (Lietz) 1'54"518
12. Porsche GT3 RSR (Christensen) 1'54"732
13. Ferrari 458 GT (Rigon-Calado) 1'54"885
14. Ferrari 458 GT (Bruni-Vilander) 1'54"972
15. Aston Martin Vantage (Thiim-Nygaard) 1'55"449
16. Porsche GT3 RSR (Bachler-Al Qubaisi-Ried) 1'55"762
17. Ferrari 458 GT (Bertolini-Basov-Shaytar) 1'56"342
18. Ferrari 458 GT (Perrodo-Aguas-Collard) 1'56"397
19. Porsche GT3 RSR (Dempsey-Long-Seefried) 1'56"607
20. Aston Martin Vantage (Dalla Lana-Lauda-Adam) 1'56"869
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.