Webber é pole em Xangai; di Grassi larga em 3°
Apesar de ter uma das voltas anuladas por exceder os limites da pista, Porsche #1 conquista pole para as 6 Horas de Xangai; na LMP2, Bruno Senna larga em quinto e Pipo Derani em oitavo
A primeira metade da temporada pode ter sido ruim, mas a segunda tem sido melhor para o Porsche #1, de Mark Webber, Brendon Hartley e Timo Bernhard. Neste sábado (5), o trio conquistou a pole position para as 6 Horas de Xangai por apenas 0s060 de vantagem sobre o Toyota #5, de Sebastien Buemi, Kazuki Nakajima e Anthony Davidson.
O feito foi alcançado mesmo com uma das voltas de Hartley tendo sido excluídas após o neozelandês ter excedido os limites da pista, obrigando o piloto a realizar mais uma volta para estabelecer a média para o #1 em 1min44s462.
O terceiro posto ficou com o #8, de Lucas di Grassi, Oliver Jarvis e Loic Duval, com a segunda fila completada pelo Toyota #6, de Mike Conway, Stephane Sarrazin e Kamui Kobayashi. A terceira fila é formada pelo Audi #7, de Andre Lotterer, Marcel Fässler e Benoit Treluyér.
O Porsche #2, de Marc Lieb, Neel Jani e Romain Dumas, segue com um ritmo inferior ao dos adversários e larga apenas na sexta posição, com Lieb também tendo que retornar à pista após ter uma volta excluída por exceder os limites da pista, mas sem o mesmo sucesso dos companheiros de equipe.
LMP2: Manor larga na pole; Senna é 5° e Derani 8°
Na LMP2, a primeira posição ficou com o #44 da Manor, de Alex Lynn, Matt Rao e Richard Bradley, seguido pelo #36 da Signatech Alpine, de Nicolas Lapierre, Gustavo Menezes e Stephane Richelmi.
Os brasileiros ficaram no meio do grid. Bruno Senna, que divide o #43 com Filipe Albuquerque e Ricardo Gonzalez, larga em quinto, enquanto o #31, de Pipo Derani, Ryan Dalziel e Chris Cumming larga em oitavo.
LMGTE-Pro: Ford domina; LMGTE-Am: Aston Martin na frente
Pela LMGTE-Pro, a Ford dominou a primeira fila em Xangai, com o #67, de Harry Tincknell e Andy Priaulx à frente do #66, de Oliver Pla e Stefan Mucke.
Na LMGTE-Am, o Aston Martin #98, de Pedro Lamy, Paul Dalla Lana e Mathias Lauda larga na frente, com a Ferrari #83, de Rui Aguas, Emmanuel Collard e Francois Perrodo fechando a primeira fila.
Grid - classes LMP1 e LMP2:
Pos. | Num. | Pilotos | Carro | Classe | Média | Dif. |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | Mark Webber Timo Bernhard Brendon Hartley |
Porsche 919 Hybrid | LMP1 | 1'44.462 | |
2 | 5 | Anthony Davidson Kazuki Nakajima Sébastien Buemi |
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 1'44.522 | 0.060 |
3 | 8 | Lucas di Grassi Loic Duval Oliver Jarvis |
Audi R18 | LMP1 | 1'44.610 | 0.148 |
4 | 6 | Stéphane Sarrazin Kamui Kobayashi Mike Conway |
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 1'44.810 | 0.348 |
5 | 7 | Andre Lotterer Marcel Fassler Benoit Tréluyer |
Audi R18 | LMP1 | 1'44.868 | 0.406 |
6 | 2 | Romain Dumas Neel Jani Marc Lieb |
Porsche 919 Hybrid | LMP1 | 1'45.051 | 0.589 |
7 | 13 | Alexandre Imperatori Dominik Kraihamer Matheo Tuscher |
Rebellion R-One | LMP1 | 1'49.828 | 5.366 |
8 | 44 | Richard Bradley Matthew Rao Alex Lynn |
Oreca 05 | LMP2 | 1'54.225 | 9.763 |
9 | 36 | Nicolas Lapierre Gustavo Menezes Stéphane Richelmi |
Alpine A460 | LMP2 | 1'54.382 | 9.920 |
10 | 30 | Sean Gelael Antonio Giovinazzi Tom Blomqvist |
Ligier JS P2 | LMP2 | 1'54.398 | 9.936 |
11 | 26 | Will Stevens Roman Rusinov Alex Brundle |
Oreca 05 | LMP2 | 1'54.759 | 10.297 |
12 | 43 | Bruno Senna Ricardo Gonzalez Filipe Albuquerque |
Ligier JS P2 | LMP2 | 1'54.845 | 10.383 |
13 | 45 | Mathias Beche Tor Graves Roberto Gonzalez |
Oreca 05 | LMP2 | 1'54.899 | 10.437 |
14 | 27 | Maurizio Mediani Nicolas Minassian Mikhail Aleshin |
BR01 | LMP2 | 1'55.754 | 11.292 |
15 | 31 | Pipo Derani Ryan Dalziel Chris Cumming |
Ligier JS P2 | LMP2 | 1'56.439 | 11.977 |
16 | 35 | Paul-Loup Chatin Ho-Pin Tung David Cheng |
Alpine A460 | LMP2 | 1'57.111 | 12.649 |
Grid - classes LMGTE-Pro e LMGTE-Am:
Pos. | Num. | Pilotos | Carro | Classe | Média | Dif. |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 67 | Harry Tincknell Andy Priaulx |
Ford GT | LMGTE PRO | 2'01.391 | |
2 | 66 | Stefan Mücke Olivier Pla |
Ford GT | LMGTE PRO | 2'01.528 | 0.137 |
3 | 95 | Marco Sorensen Nicki Thiim |
Aston Martin Vantage V8 | LMGTE PRO | 2'02.040 | 0.649 |
4 | 51 | Gianmaria Bruni James Calado |
Ferrari 488 GTE | LMGTE PRO | 2'02.315 | 0.924 |
5 | 97 | Darren Turner Richie Stanaway |
Aston Martin Vantage V8 | LMGTE PRO | 2'02.432 | 1.041 |
6 | 71 | Sam Bird Davide Rigon |
Ferrari 488 GTE | LMGTE PRO | 2'02.866 | 1.475 |
7 | 77 | Richard Lietz Michael Christensen |
Porsche 911 RSR (2016) | LMGTE PRO | 2'03.767 | 2.376 |
8 | 98 | Pedro Lamy Paul Dalla Lana Mathias Lauda |
Aston Martin Vantage V8 | LMGTE AM | 2'04.997 | 3.606 |
9 | 83 | François Perrodo Emmanuel Collard Rui Aguas |
Ferrari F458 Italia | LMGTE AM | 2'05.334 | 3.943 |
10 | 88 | David Heinemeier Hansson Patrick Long Khaled Al Qubaisi |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 2'05.466 | 4.075 |
11 | 78 | Christian Ried Wolf Henzler Joel Camathias |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 2'06.344 | 4.953 |
12 | 86 | Michael Wainwright Adam Carroll Ben Barker |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 2'07.712 | 6.321 |
13 | 50 | Pierre Ragues Ricky Taylor Romain Brandela |
Chevrolet Corvette C7-Z06 | LMGTE AM | 2'07.857 | 6.466 |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.