Webber vence segunda seguida; Senna triunfa na LMP2
Porsche #1, de Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley, volta a vencer no Mundial de Endurance; na LMP2, Bruno Senna vence segunda no ano e Pipo Derani vai ao pódio
Após mais de um mês de pausa, o Mundial de Endurance voltou às atividades neste sábado (3), com as 6 Horas do México. E os vencedores foram os mesmos da 6 Horas de Nürburgring, etapa anterior da temporada 2016: o Porsche #1, de Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley cruzou a linha de chegada à frente de todos, vencendo a segunda prova consecutiva.
Na primeira metade da corrida, o duelo do #1 foi com o Audi #8, de Lucas di Grassi, Oliver Jarvis e Loic Duval - com o carro do brasileiro levando a melhor em boa parte da disputa. No começo da segunda metade da prova, porém, o #8 teve problemas quando a chuva caiu no autódromo Hermanos Rodriguez: um defeito no rolamento da roda dianteira esquerda fez Jarvis rodar e bater.
A Audi trabalhou e fez reparos no protótipo, mas o desempenho nunca mais foi o mesmo e, com uma série de dificuldades - retornando à garagem, inclusive - o #8 só voltou à pista no final para terminar com o sétimo lugar na LMP1.
Com isso, o #1 ficou com caminho livre para, sem enfrentar dificuldades, vencer a prova sem ser incomodado até o final. O Audi #7, no México apenas com Andre Lotterer e Marcel Fässler, recuperou-se de problemas com os pneus ainda no primeiro stint de prova e vinha tirando a diferença do #1 gradativamente, mas um erro de Lotterer, que rodou, custou 30 segundos fatais e as chances de vitória foram para o espaço.
Nos minutos finais ainda houve espaço para um pequeno susto para o #1 que quase bateu de frente no muro da penúltima curva, mas Bernhard conseguiu evitar a batida e seguiu sem novos sustos até o final da prova. O #7 terminou em segundo e o #6 completou o pódio. O #2, de Neel Jani, Marc Lieb e Romain Dumas, não teve condições de brigar pela vitória e terminou em quarto.
O resultado, entretanto, não tirou a liderança do campeonato do #2, que segue à frente: 118 pontos, contra 77 do trio do #6. Quem saiu mais ferido do México foi o #8, que caiu para terceiro, com 74,5 pontos.
LMP2: Senna vence batalha acirrada
Na LMP2, as emoções foram intensas até a bandeirada. O #43 da RGR Sport, de Bruno Senna, Felipe Albuquerque e Ricardo Gonzalez resistiram à pressão do #36, de Nicolas Lapierre, Gustavo Menezes e Stephane Richelmi na reta final da prova para vencer e fazer a alegria do público local - Gonzalez e a equipe são mexicanos.
O #26 da G-Drive, de Rene Rast, Roman Rusinov e Alex Brundle vinha na liderança até que um problema no freio dianteiro esquerdo fez com que Rast rodasse e fosse obrigado a parar na garagem para a equipe fazer os reparos - relegando o time a um amargo oitavo lugar na classe.
O pódio da classe foi completado pelo #31 da ESM Tequila Patrón, de Pipo Derani, Chris Cumming e Ryan Dalziel, que fez boa prova de recuperação.
LMGTE-Pro: Aston Martin domina; LMGTE-Am: Porsche vence
Diferentemente do que vinha acontecendo nas etapas anteriores, dominadas por Ferrari e Ford, a Aston Martin resolveu dar as caras e venceu na classe LMGTE-Pro com o #97, do duo Darren Turner e Richie Stanaway.
O duelo foi, em grande parte do tempo, com o outro carro da equipe - o #95, de Nicki Thiim e Marco Sorensen. Mas uma rodada de Thiim custou muito tempo para o #95, que terminou em terceiro - o segundo lugar ficou com a Ferrari #51, de Gianmaria Bruni e James Calado.
Na LMGTE-Am, quem venceu foi o Porsche #88, de Patrick Long, David Heinemeier Hansson e Khaled Al Qubaisi - a primeira do trio em 2016. O segundo lugar ficou com a Ferrari #83, de Rui Águas, Emmanuel Collard e François Perrodo, com o Porsche #78, de Christian Ried, Wolf Henzler e Joël Camathias completando o pódio.
Confira o resultado final:
Pos. | Num. | Pilotos | Carro | Classe | Voltas | Tempo | Pits | |||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 1 | Mark Webber Timo Bernhard Brendon Hartley |
Porsche 919 Hybrid | LMP1 | 230 | 7 | ||||||
2 | 7 | Andre Lotterer Marcel Fassler |
Audi R18 | LMP1 | 230 | 1'01.442 | 7 | |||||
3 | 6 | Stéphane Sarrazin Kamui Kobayashi Mike Conway |
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 230 | 1'09.709 | 7 | |||||
4 | 2 | Romain Dumas Neel Jani Marc Lieb |
Porsche 919 Hybrid | LMP1 | 230 | 1'30.004 | 7 | |||||
5 | 13 | Alexandre Imperatori Dominik Kraihamer Matheo Tuscher |
Rebellion R-One | LMP1 | 218 | 12 voltas | 7 | |||||
6 | 43 | Bruno Senna Ricardo Gonzalez Filipe Albuquerque |
Ligier JS P2 | LMP2 | 210 | 20 voltas | 7 | |||||
7 | 36 | Nicolas Lapierre Gustavo Menezes Stéphane Richelmi |
Alpine A460 | LMP2 | 210 | 1.985 | 7 | |||||
8 | 31 | Pipo Derani Ryan Dalziel Chris Cumming |
Ligier JS P2 | LMP2 | 207 | 23 voltas | 7 | |||||
9 | 42 | Nick Leventis Jonny Kane Lewis Williamson |
Gibson 015S | LMP2 | 207 | 46.025 | 7 | |||||
10 | 41 | Bruno Junqueira Roberto Gonzalez Luis Diaz |
Gibson 015S | LMP2 | 207 | 1'18.552 | 7 | |||||
11 | 35 | Nelson Panciatici Ho-Pin Tung David Cheng |
Alpine A460 | LMP2 | 206 | 24 voltas | 7 | |||||
12 | 27 | Maurizio Mediani Nicolas Minassian |
BR01 | LMP2 | 206 | 2.810 | 9 | |||||
13 | 26 | Roman Rusinov René Rast Alex Brundle |
Oreca 05 | LMP2 | 205 | 25 voltas | 8 | |||||
14 | 30 | Scott Sharp Ed Brown Johannes van Overbeek |
Ligier JS P2 | LMP2 | 204 | 26 voltas | 6 | |||||
15 | 97 | Darren Turner Richie Stanaway |
Aston Martin Vantage V8 | LMGTE PRO | 202 | 28 voltas | 6 | |||||
16 | 51 | Gianmaria Bruni James Calado |
Ferrari 488 GTE | LMGTE PRO | 202 | 9.437 | 5 | |||||
17 | 95 | Marco Sorensen Nicki Thiim |
Aston Martin Vantage V8 | LMGTE PRO | 202 | 18.242 | 5 | |||||
18 | 71 | Sam Bird Davide Rigon |
Ferrari 488 GTE | LMGTE PRO | 201 | 29 voltas | 4 | |||||
19 | 67 | Harry Tincknell Andy Priaulx Marino Franchitti |
Ford GT | LMGTE PRO | 201 | 1'00.782 | 5 | |||||
20 | 77 | Richard Lietz Michael Christensen |
Porsche 911 RSR (2016) | LMGTE PRO | 201 | 1'20.838 | 4 | |||||
21 | 4 | Simon Trummer Oliver Webb Pierre Kaffer |
CLM P1/01 | LMP1 | 199 | 31 voltas | 7 | |||||
22 | 88 | David Heinemeier Hansson Patrick Long Khaled Al Qubaisi |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 197 | 33 voltas | 6 | |||||
23 | 83 | François Perrodo Emmanuel Collard Rui Aguas |
Ferrari F458 Italia | LMGTE AM | 196 | 34 voltas | 5 | |||||
24 | 78 | Christian Ried Wolf Henzler Joel Camathias |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 196 | 17.755 | 8 | |||||
25 | 86 | Michael Wainwright Adam Carroll Ben Barker |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 196 | 51.609 | 6 | |||||
26 | 66 | Stefan Mücke Olivier Pla |
Ford GT | LMGTE PRO | 181 | 49 voltas | 7 | |||||
27 | 8 | Lucas di Grassi Loic Duval Oliver Jarvis |
Audi R18 | LMP1 | 167 | 63 voltas | 8 | |||||
28 | 98 | Pedro Lamy Paul Dalla Lana Mathias Lauda |
Aston Martin Vantage V8 | LMGTE AM | 192 | 38 voltas | 7 | |||||
29 | 50 | Pierre Ragues Ricky Taylor Yutaka Yamagishi |
Chevrolet Corvette C7-Z06 | LMGTE AM | 184 | 46 voltas | 7 | |||||
30 | 44 | Richard Bradley Matthew Rao Alfonso Diaz Guerra |
Oreca 05 | LMP2 | 179 | 51 voltas | 8 | |||||
31 | 5 | Kazuki Nakajima Sébastien Buemi |
Toyota TS050 Hybrid | LMP1 | 62 | 168 voltas | 2 | |||||
32 | 37 | Vitaly Petrov Viktor Shaytar Kirill Ladygin |
BR01 | LMP2 | 29 | 201 voltas |
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.