Após estreia, Alonso diz que só voltaria ao Dakar para ser campeão

Bicampeão da Fórmula 1 e das 24 Horas de Le Mans, espanhol iria ao rali mais difícil do mundo com "altas expectativas"

Após estreia, Alonso diz que só voltaria ao Dakar para ser campeão
Carregar reprodutor de áudio

Após terminar no 13º lugar geral em seu primeiro Rally Dakar da carreira, o piloto espanhol Fernando Alonso, bicampeão da Fórmula 1, disse que só voltaria ao rali mais difícil do mundo para ser campeão.

Alonso, que vem experimentando várias categorias de automobilismo depois de deixar a F1 no fim de 2018, teve como melhor resultado no Dakar 2020 um segundo lugar, guiando uma Hilux da Toyota Gazoo Racing.

Leia também:

Entretanto, um problema no segundo estágio e uma capotagem na 10ª especial tiraram melhores chances no rali. De todo modo, Alonso ficou empolgado com a competitividade que demonstrou e acredita que poderia tentar vencer o Dakar no futuro.

O espanhol, porém, pondera que ainda não tomou uma decisão. "Se eu decidir correr o Dakar novamente, seria com grandes expectativas", disse Alonso. "Mas não quero pensar nisso agora. Estou feliz com o meu resultado”.

“Logicamente, após essa primeira experiência e tendo sido competitivo, se eu correr no futuro, tentarei fazê-lo para vencer, para adicionar uma importante conquista à minha carreira”, seguiu Alonso. Relembre seus carros na F1:

Minardi M01 (1999)
Minardi M01 (1999)
1/24
Teste na Fórmula 1.

Foto de: LAT Images

Benetton B200 (2000)
Benetton B200 (2000)
2/24
Teste na Fórmula 1.

Foto de: LAT Images

Minardi PS01 (2001)
Minardi PS01 (2001)
3/24
Fórmula 1.

Foto de: Minardi Formula 1

Renault B201 (2002)
Renault B201 (2002)
4/24
Teste na Fórmula 1.

Foto de: LAT Images

Renault R22 (2002)
Renault R22 (2002)
5/24
Teste na Fórmula 1.

Foto de: Mark Gledhill

Renault R23 (2003)
Renault R23 (2003)
6/24
Fórmula 1.

Foto de: Renault F1

Jaguar R3 (2002)
Jaguar R3 (2002)
7/24
Teste na Fórmula 1.

Foto de: Mark Gledhill

Renault R24 (2004)
Renault R24 (2004)
8/24
Fórmula 1.

Foto de: LAT Images

Renault R25 (2005)
Renault R25 (2005)
9/24
Fórmula 1.

Foto de: Alessio Morgese

Renault R26 (2006)
Renault R26 (2006)
10/24
Fórmula 1.

Foto de: Alessio Morgese

McLaren MP4-21 (2006)
McLaren MP4-21 (2006)
11/24
Teste na Fórmula 1.

Foto de: Sutton Motorsport Images

McLaren MP4-22 (2007)
McLaren MP4-22 (2007)
12/24
Fórmula 1.

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Renault R28 (2008)
Renault R28 (2008)
13/24
Fórmula 1.

Foto de: Dave Dyer

Renault R29 (2009)
Renault R29 (2009)
14/24
Fórmula 1.

Foto de: Renault F1

Ferrari F10 (2010)
Ferrari F10 (2010)
15/24
Fórmula 1.

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah

Ferrari 150° Italia (2011)
Ferrari 150° Italia (2011)
16/24
Fórmula 1.

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah

Ferrari F2012 (2012)
Ferrari F2012 (2012)
17/24
Fórmula 1.

Foto de: Rainier Ehrhardt

Ferrari F138 (2013)
Ferrari F138 (2013)
18/24
Fórmula 1.

Foto de: Rainier Ehrhardt

Ferrari F14-T (2014)
Ferrari F14-T (2014)
19/24
Fórmula 1.

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

McLaren MP4-30 Honda (2015)
McLaren MP4-30 Honda (2015)
20/24
Fórmula 1.

Foto de: McLaren

McLaren MP4-31 (2016)
McLaren MP4-31 (2016)
21/24
Fórmula 1.

Foto de: McLaren

McLaren MCL32 (2017)
McLaren MCL32 (2017)
22/24
Fórmula 1.

Foto de: Sutton Motorsport Images

McLaren MCL33 (2018)
McLaren MCL33 (2018)
23/24
Fórmula 1

Foto de: Sutton Motorsport Images

McLaren MCL34 (2019)
McLaren MCL34 (2019)
24/24
Teste de F1

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

"Mas há tempo para essa [decisão]. Eu teria que ter uma preparação mais precisa e detalhada e ter o melhor equipamento. Se você gosta de correr, passar as férias em um carro é uma boa opção. Vamos ver”, afirmou, mencionando o fato de que o Dakar ocorre em janeiro.

Embora não tenha conseguido uma vitória nas etapas, Alonso sentiu que chegou perto. "Senti-me competitivo todos os dias. Na última etapa, tivemos um furo de pneu, mas ainda pegamos Yazeed [Al Rajhi] e terminamos em quarto, então tínhamos chance de vencer”.

Companheiro de equipe de Alonso e tricampeão de Dakar, Nasser Al-Attiyah sugeriu que a ex-estrela da F1 provou ser um aprendiz rápido, sendo competitivo o suficiente para retornar com ambições mais elevadas no futuro.

O príncipe do Catar, porém, ponderou que é difícil ser campeão. "Quando cheguei [ao Dakar], tinha muita experiência. Depois de seis, sete anos, ganhei”, afirmou o piloto, que venceu em 2019, último ano do Rally na América do Sul.

“Carlos [Sainz] era um grande piloto no WRC [Mundial de Rali]. Ele veio, ficou sete, oito anos, e aí venceu. Sebastien Loeb veio, é um dos melhores pilotos, e não conseguiu vencer. Leva tempo. Precisamos respeitar esta competição, porque não é fácil".

Relembre como foi o ano de 2019 de Fernando Alonso, o primeiro totalmente fora da F1

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
1/40
O time do Cadillac #10, formado por Renger Van Der Zande, Jordan Taylor, Fernando Alonso e Kamui Kobayashi, se classificou na sexta posição para o grid de largada.

Foto de: Art Fleischmann

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
2/40
Em seu primeiro turno de pilotagem, Alonso assumiu o carro na quinta posição e superou um a um os adversários para assumir a liderança e ainda abrir 21s de vantagem para o Konica Minolta Cadillac #10

Foto de: Richard Dole / Motorsport Images

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
3/40
Sob forte chuva, o espanhol acelerou para retomar a liderança da prova em seu segundo turno ao volante do Cadillac #10. Ele ainda abriu 55s de vantagem para o segundo colocado.

Foto de: Richard Dole / Motorsport Images

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
4/40

Em seu terceiro e último turno, Alonso assumiu o volante na segunda posição e se aproveitou de um erro de Felipe Nasr para retomar a ponta e cruzar a bandeirada em primeiro.

Foto de: Art Fleischmann

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
5/40

Foi a primeira vitória do Príncipe das Astúrias em Daytona. Em 2018 ele havia abandonado a corrida com problemas mecânicos depois de largar na 13ª posição.

Foto de: Richard Dole / Motorsport Images

Testes com McLaren no Bahrein
Testes com McLaren no Bahrein
6/40
Em fevereiro a McLaren anunciou que o espanhol assumiria um cargo de embaixador da marca e que testaria o carro de 2019 em algum momento da temporada

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Testes com McLaren no Bahrein
Testes com McLaren no Bahrein
7/40

Em abril, Alonso assumiu o volante do carro da equipe de Woking e apoiou o time nos testes de pneus da Pirelli

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Testes com McLaren no Bahrein
Testes com McLaren no Bahrein
8/40

O espanhol deu 64 voltas no primeiro dia de treinos e mais 69 no segundo, acumulando quilometragem e ajudando a equipe a compreender melhor a próxima geração de pneus da marca italiana.

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Testes com McLaren no Bahrein
Testes com McLaren no Bahrein
9/40
Como o objetivo da equipe avaliar os novos compostos, os tempos de volta foram considerados pouco relevantes.

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Testes com McLaren no Bahrein
Testes com McLaren no Bahrein
10/40

Depois da experiência, o espanhol afirmou que se considerava o melhor piloto do mundo.

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 1000 milhas de Sebring
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 1000 milhas de Sebring
11/40

Em 2018 os pilotos do carro #8 da Toyota, Fernando Alonso, Kazuki Nakajima e Sebastien Buemi já haviam conquistado vitórias em Spa e Le Mans, além de dois segundos lugares, no Japão e na China. Em Sebring, largaram na pole.

Foto de: Alexander Trienitz

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 1000 milhas de Sebring
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 1000 milhas de Sebring
12/40

E os pilotos do carro #8 não deram margem aos rivais e venceram a corrida em Sebring, em março.

Foto de: Alexander Trienitz

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa
13/40

Na corrida seguinte, o trio de Alonso, Buemi e Nakagima voltou a vencer, desta vez nas 6 Horas de Spa.

Foto de: JEP / Motorsport Images

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa
14/40
Foi a segunda vitória consecutiva de Alonso e seus companheiros no circuito Belga.

Foto de: Paul Foster

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa
15/40

Poucos dias antes da vitória, Alonso e Toyota confirmaram que o piloto deixaria a equipe após o término da temporada.

Foto de: JEP / Motorsport Images

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
16/40
Alonso e seus companheiros chegaram à etapa final do campeonato, em Le Mans, com situação confortável na briga pelo título.

Foto de: JEP / Motorsport Images

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
17/40

Por já ter vencido a prova em 2018, Alonso afirmou que a prioridade seria garantir o título ao invés de brigar pela vitória.

Foto de: Marc Fleury

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
18/40

Depois de partir da segunda posição, o trio formado por Alonso, Buemi e Nakajima conseguiu superar os rivais da Toyota nas últimas horas da prova para garantir a segunda vitória consecutiva na lendária prova.

Foto de: Jose Mario Dias

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
19/40
Com a segunda vitória em La Sarhte, o espanhol se tornou o primeiro piloto na história a vencer duas vezes em Mônaco e em Le mans, superando Tazio Nuvolari, Bruce McLaren e Jochen Rindt e Maurice Trintignant.

Foto de: Jose Mario Dias

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
20/40

Com duas vitórias em cada uma das provas lendárias da Eurpa, Alonso precisa 'apenas' de uma vitória na Indy500 para se tornar o segundo piloto na história a conquistar a tríplice coroa, feito alcançado apenas por Graham Hill entre 1963 e 1972.

Foto de: Jose Mario Dias

Indy500 - Segunda tentativa frustrada
Indy500 - Segunda tentativa frustrada
21/40

Em 2017, Fernando Alonso chegou a liderar as 500 milhas de Indianápolis, mas su motor Honda falhou e ele abandonou a prova. Mesmo assim, ele foi premiado como melhor novato da corrida.

Foto de: Phillip Abbott / Motorsport Images

Indy500 - Segunda tentativa frustrada
Indy500 - Segunda tentativa frustrada
22/40

Em sua segunda tentativa, a McLaren fez uma parceria com a Carlin e construiu um carro exclusivamente para que Alonso competisse na prova.

Foto de: Geoffrey M. Miller / Motorsport Images

Indy500 - Segunda tentativa frustrada
Indy500 - Segunda tentativa frustrada
23/40

No entanto, após um acidente nos treinos livres em Indianápolis, a equipe teve problemas de logística e não conseguiu entregar um novo volante a tempo para o espanhol e acumulou diversos problemas.

Foto de: McLaren

Indy500 - Segunda tentativa frustrada
Indy500 - Segunda tentativa frustrada
24/40

Somando-se às falhas da McLaren, Alonso não foi rápido o suficiente para se classificar entre os 30 melhores que garantiram acesso direto à corrida e precisou disputar uma espécie de repescagem, na qual também saiu derrotado, o que resultou na não participação do espanhol na corrida.

Foto de: Geoffrey M. Miller / Motorsport Images

Indy500 - Segunda tentativa frustrada
Indy500 - Segunda tentativa frustrada
25/40

Após o fracasso de piloto e equipe, Gil de Ferran, diretor esportivo da McLaren, pediu desculpas ao espanhol pelas trapalhadas da equipe em Indianápolis.

Foto de: Michael L. Levitt LAT Photo USA

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
26/40

Mas 2019 não se resumiu à corridas no asfalto. Alonso começou em março uma série de testes com a Toyota, de olho em uma participação no Rally Dakar de 2020.

Foto de: Toyota Racing

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
27/40

A primeira experiência do espanhol foi na África do Sul, onde começou sua preparação.

Foto de: Toyota Racing

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
28/40

Após a primeira experiência, Alonso disse ter gostado de pilotar um carro de rali.

Foto de: Toyota Racing

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
29/40

Apoiado pela fabricante japonesa, Alonso afirmou que todas as experiências fora da F1 eram mais do que apenas diversão.

Foto de: Toyota Racing

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
30/40

Depois das primeiras impressões positivas de Alonso, a Toyota elaborou um plano de testes e competições para o espanhol se preparar para Dakar.

Foto de: Toyota Racing

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
31/40

Um momento de grande 'tensão' para o espanhol foi sua experiência com as dunas do Namíbia, onde disse ter ficado chocado com o tamanho do desafio.

Foto de: Toyota Racing

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
32/40
Depois da experiência no Namíbia, o espanhol participou de sua primeira prova, a Lichtenberg 400, na África do Sul, onde completou a prova, mas não foi classificado por ter perdido muito tempo após capotar e danificar seu para-brisa.

Foto de: Toyota Racing

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
33/40
Em Lichtenberg, Alonso formou dupla com Marc Coma, pentacampeão do Dakar como piloto de motos. Espanhol, Coma será co-piloto do asturiano.

Foto de: Toyota

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
34/40

Em seguida, a dupla Alonso-Coma participou do Rally do Marrocos. No primeiro dia, o Toyota dos espanhóis sofreu com furos nos pneus e ficou para trás. Na sequência, entraram no top-10, mas o terceiro dia foi o pior, com a dupla precisando abandonar.

Foto de: Toyota

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
35/40

No último evento de preparação antes do Dakar, na Arábia Saudita, Alonso e Comas chegaram ao pódio pela primeira vez, comum terceiro lugar no rally Al Ula-Neom. A evolução do espanhol surpreendeu o experiente time da Toyota, que ficou empolgada para a lendária prova.

Foto de: Toyota Racing

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000
Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000
36/40

Dias depois de chegar em terceiro na Arábia Saudita, Alonso participou de evento promocional da Toyota na Argentina, onde a marca japonesa oficializou sua participação na Stock Car 2020.

Foto de: Toyota Racing

Fernando Alonso, Matias Rossi, Toyota Corolla Súper TC2000
Fernando Alonso, Matias Rossi, Toyota Corolla Súper TC2000
37/40

Alonso guiou o carro da Toyota do Super TC 2000, competição argentina similar à Stock Car. Uma das celebridades a dar voltas ao lado do espanhol, foi Matías Rossi, astro da categoria que estará na Stock Car em 2020.

Foto de: Toyota Racing

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000
Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000
38/40
Alonso deu várias voltas com o carro da Toyota no circuito argentino e impressionou por sua velocidade com o carro que havia acabado de conhecer.

Foto de: Toyota Racing

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000
Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000
39/40

Em entrevista ao Motorsport.com, Alonso disse que não descarta participar de corridas da Stock Car no futuro, apontando conhecer a categoria através de Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet.

Foto de: Toyota Racing

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000
Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000
40/40

Na esteira da declaração de Alonso, o chefe da Stock Car, Carlos Col, afirmou que a categoria tem interesse em trazer o espanhol para a corrida de duplas, que voltará a fazer parte do calendário da categoria em 2020.

Foto de: Federico Faturos

compartilhar
comentários
Filho do tricampeão do Dakar, Sainz Jr relata preocupação pelo pai em ralis
Artigo anterior

Filho do tricampeão do Dakar, Sainz Jr relata preocupação pelo pai em ralis

Próximo artigo

Podcast #026 – Campeão do Dakar revela perrengues do maior rali do mundo em 2020

Podcast #026 – Campeão do Dakar revela perrengues do maior rali do mundo em 2020
Carregar comentários